Comissão Própria de Avaliação

CPA é a sigla de Comissão Própria de Avaliação, um órgão interno de avaliação das instituições de ensino superior públicas ou privadas exigido por lei. A obrigatoriedade dos CPAs foi instituída em 2004, quando promulgada a Lei nº 10.861 que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Além de avaliar os processos internos da instituição, a CPA deve sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A Comissão Própria de Avaliação da EnsinE é uma das principais interfaces de contato da Faculdade com o Ministério da Educação. Seu bom funcionamento é uma oportunidade de melhoria constante dos serviços prestados e da qualidade do ensino. A CPA tem fim formativo e funciona a partir de processos constantes de autocrítica e avaliação sobre a qualidade do ensino, pesquisa, extensão e gestão da Instituição. É uma forma de acompanhar as eventuais deficiências na implementação do Plano de Desenvolvimento Institucional, bem como identificar potenciais riscos ou oportunidades de melhoria.

A avaliação institucional promovida pelo CPA é composta pelos diferentes atores da comunidade que compõe a Ensine: discentes, docentes, funcionários, diretores, coordenadores e diretores.

Em sua atuação, a CPA tem por referência as 10 dimensões institucionais propostas pelo SINAES e, na formulação de seus instrumentos avaliativos, observa os preceitos estabelecidos pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES, formalizados nas Diretrizes para a Avaliação das IES o nos respectivos Roteiros da Autoavaliação.

A composição da CPA da Faculdade Ensin.E mantém reuniões regulares de planejamento, execução, avaliação e elaboração de relatórios da avaliação promovida no âmbito da instituição. Prioritariamente, esta avaliação é executada por meio de formulários preenchidos semestralmente por discentes, docentes e pessoal técnico-administrativo e acadêmico da Faculdade Ensin.E. As atas e relatórios da CPA, bem como seu regimento interno, se encontram à disposição na sala da CPA e no setor acadêmico da instituição.

As avaliações desenvolvidas pela CPA observam os seguintes aspectos:

  • Os discentes avaliam os docentes
  • Os docentes avaliam os discentes
  • Os discentes avaliam as coordenações de cursos, a direção geral, a direção acadêmica, os setores de gestão, os colaboradores do setor e a infraestrutura disponível
  • Os docentes e o pessoal técnico-administrativo, colaboradores em geral, avaliam a direção geral, a direção acadêmica, os setores de gestão e a infraestrutura.

Avalia-se também o nível de conhecimento de documentos como o PDI e a visão e missão da instituição. Os formulários eletrônicos utilizados pela CPA disponibilizam, para os diversos itens avaliados, espaços em que os que avaliam podem formular livremente suas opiniões, críticas e sugestões.

À CPA compete observar os marcos legais e os princípios constantes no Programa de Avaliação Institucional, bem como zelar para que suas ações transcorram em coerência para com os objetivos da avaliação lá definidos. Cabe-lhe assegurar que:

  1. A cultura avaliativa seja promovida e a autoavaliação institucional seja realizada de forma periódica, mediante uso de ferramentas adequadas e sempre mais aprimoradas;
  2. A avaliação ocorra em todos os níveis institucionais, abrangendo toda a comunidade acadêmica e setores de gestão;
  3. Ocorra plena transparência no processo de avaliação e na divulgação dos seus resultados;
  4. Seja viabilizado o acesso aos relatórios produzidos pela CPA a todos os envolvidos no processo de avaliação;
  5. Se desenvolvam mecanismos de retroalimentação e revisão constantes do processo avaliativo, seja no âmbito acadêmico ou de gestão, zelando para que a autoavaliação não tenha um fim em si mesma, mas venha a servir de instrumento de análise de desempenho e de construção de ações de aprimoramento, correção ou revisão de práticas instituídas;
  6. Os resultados constantes nos relatórios, em especial as fragilidades constatadas, sejam observados na elaboração dos Planejamentos Anuais.

Etapa de preparação

Nessa etapa são definidas as condições materiais para a realização dos trabalhos: espaço físico, equipamento, docentes e outros. A sensibilização interna na instituição. Participação nos seminários internos com a comunidade acadêmica.

Etapa de desenvolvimento

Reuniões e debates de sensibilização das partes envolvidas no processo, sistematização das ideias. Definição de grupo de trabalho. Construção dos instrumentos para coleta de dados, questionários, entrevistas, outros. Definição da metodologia de análise e interpretação dos dados. (formulários da CPA – anexo VIII)

Etapa de Consolidação

Elaboração de relatórios com todos os representantes dos segmentos da comunidade acadêmica, da sociedade civil organizada, comunidade, entorno; Divulgação do relatório final com a apresentação, discussão e publicação dos resultados através de reuniões, palestras, documentos informativos, seminários e outros. Balanço crítico: análise crítica das estratégias utilizadas, reflexão e planejamento de ações futuras.

  1. Promover ações de sensibilização para a efetiva participação de toda comunidade acadêmica no processo de autoavaliação institucional;

  2. Construir um sistema de informações quantitativas e qualitativas para o acompanhamento da trajetória de desenvolvimento da qualidade institucional;

  3. Desenvolver um processo contínuo de autoavaliação na Faculdade E, com periodicidade determinada;

  4. Identificar as fragilidades e as potencialidades da instituição;

  5. Socializar as informações para subsidiar a comunidade acadêmica para o planejamento e a tomada de decisão, tendo em vista a melhoria da qualidade nas diversas dimensões da vida na Faculdade;

  6. Propor ações visando à melhoria da qualidade de ensino, pesquisa, extensão e gestão, possibilitando a concretização de metas e estratégias estabelecidas no PDI;

  7. Promover um processo de autocrítica permanente entre os diferentes atores envolvidos na instituição e seu compromisso social;

  8. Publicizar o desempenho da Faculdade em relação aos processos e serviços acadêmicos e administrativos obtidos na avaliação;

  9. Estabelecer mecanismos para que os resultados dos processos avaliativos se convertam em ações concretas com base em questões e, em especial, fragilidades detectadas na avaliação;

  10. Utilizar a autoavaliação e as avaliações externas como base nos processos de aperfeiçoamento das políticas e diretrizes institucionais, possibilitando a redefinição constante dos objetivos institucionais, a fim de sintonizar a Faculdade E com os desafios, anseios e necessidades do mundo contemporâneo;

  11. Criar mecanismos de retroalimentação e revisão constante do processo de autoavaliação acadêmico e de gestão;

  12. Aprimorar permanentemente os mecanismos de coleta de dados e tratamento das informações institucionais.

O Programa de Avaliação Institucional da Faculdade EnsinE contempla a meta de promover a participação de toda a comunidade acadêmica, bem como a participação do pessoal técnico administrativo e acadêmico na autoavaliação institucional. Esta participação se dá mediante o preenchimento dos formulários semestrais elaborados pela CPA, bem como na participação de reuniões específicas voltadas à avaliação institucional.

Para acompanhar de perto as demandas da comunidade acadêmica na graduação, a Direção Geral realiza Reuniões de Ouvidoria regulares com os representantes do Diretório Central dos Estudantes, representantes de cada turma dos cursos de graduação e coordenação de curso, visando monitorar e promover melhorias institucionais.

Tais reuniões também permitem a coleta de dados e informações que contribuirá com a avaliação e o desempenho da instituição, bem como o saneamento de problemas que aparecerem.

Conforme o Art. 35 da Portaria Normativa nº 840, de 24 de agosto de 2018, deverá ser apensado ao sistema eletrônico e-MEC, no prazo de 1º de janeiro a 31 de março de cada ano, o relatório de auto avaliação da IES validado pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, em versão parcial ou integral, conforme se trate de ano intermediário ou final do ciclo avaliativo. Os resultados de cada avaliação institucional são tabulados eletronicamente, sendo que os diversos indicadores são analisados pela CPA, visando a formulação de um relatório anual da avaliação institucional.

Este relatório, que contém propostas de melhorias nos diversos setores institucionais, é entregue pela CPA à Direção Geral da Faculdade EnsinE, para a devida tomada de providências e, simultaneamente, para análise e encaminhamentos pelos demais órgãos da instituição e suas instâncias. Cada setor avaliado, incluindo também os docentes, recebem de forma eletrônica os resultados da autoavaliação institucional, sendo desafiados a tomarem as providências necessárias para a melhoria do desempenho e para o saneamento das fragilidades que foram constatadas. Os relatórios são, além disso, encaminhados para conhecimento da Mantenedora ENSIN.E EDUCACAO Ltda. da Faculdade EnsinE, que de sua parte também poderá deliberar a tomada de providências visando melhorias na instituição.  (formulários da CPA – Anexo VIII)
Eixos avaliados pela CPA EnsinE em 2024

Com base na comparação dos quatro ciclos de avaliação (2024.1, 2024.2, 2024.3 e 2024.4), apontamos números importantes e que mais chamam a atenção. São aqueles que demonstram excelência consistente ou que representam o ponto de maior satisfação em uma área crucial para o segmento.

Abaixo estão os resultados destacados:

Corpo Docente

Os destaques mais positivos são as múltiplas ocorrências de satisfação unânime (100% MS) em questões que refletem diretamente a qualidade do ensino e a gestão acadêmica, especialmente nos ciclos finais, indicando excelência consolidada:

EixoQuestãoCurso(s) em Destaque% Muito Satisfeito (Ciclo)
Eixo 3: Políticas AcadêmicasQ.12: Avaliação Coerente com Competências e HabilidadesGastronomia (2024.3 e 2024.4)100%
Eixo 3: Políticas AcadêmicasQ.11: Prática da InterdisciplinaridadeEducação Física, Gastronomia e Matemática (2024.4)100%
Eixo 3: Políticas AcadêmicasQ.28: Atendimento da Coordenação do CursoEducação Física, Gastronomia e Matemática (2024.3 e 2024.4)100%
Eixo 4: Políticas de GestãoQ.5: Programa de Subsídios para Participação em Cursos e EventosEducação Física (2024.4)100%

Corpo Discente

Os alunos demonstram alta satisfação, com o curso de Matemática recém-lançado atingindo 100% em diversas áreas. O destaque no curso de Educação Física mostra o sucesso na comunicação e coordenação.
Eixo Questão Curso em Destaque % Muito Satisfeito (Ciclo)
Eixo 2: Desenvolvimento Institucional Q.4: Ações que favorecem a Inclusão e Permanência Matemática (2024.4) 100%
Eixo 3: Políticas Acadêmicas Q.16: Interação com a Coordenação do Curso Educação Física (2024.4) 94,7%
Eixo 3: Políticas Acadêmicas Q.7: Conteúdos Coerentes com Matriz Instrucional Educação Física (2024.4) 89,5%
Eixo 5: Infraestrutura Q.1: Salas de Aula Educação Física (2024.4) 89,5%

Corpo Técnico-Administrativo

Para os colaboradores, os resultados positivos são mais modestos, mas mostram uma tendência de recuperação e estabilidade nos ciclos finais, com destaque para a conservação e os processos de avaliação docente:
Eixo Questão % Muito Satisfeito (Ciclo)
Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional Q.2: A Avaliação Docente por Disciplina contribui para a melhoria… 73,9% (2024.4)
Eixo 5: Infraestrutura Q.6: Conservação dos espaços 73,9% (2024.4)
Eixo 3: Políticas Acadêmicas Q.3: Oportunidades ofertadas pela instituição em relação à pós-graduação 73,9% (2024.4)
Eixo 2: Desenvolvimento Institucional Q.2: Conhecimento da Missão da Faculdade EnsinE 82,6% (2024.3 e 2024.4)

Análise da Comparação

O dado mais significativo na comparação é o nível de excelência alcançado pelo corpo docente em suas práticas centrais (Eixo 3), que consistentemente atingiu 100% de satisfação no final do ano em áreas como avaliação, interdisciplinaridade e interação com a coordenação.

Para os discentes, a tendência mais forte é a satisfação com a qualidade pedagógica (89,5% MS em coerência de conteúdo e infraestrutura das salas de aula).

Para os colaboradores, a missão institucional (82,6% MS) e a avaliação docente (73,9% MS) são as áreas mais bem percebidas, mostrando que os aspectos de gestão do ensino e os valores fundamentais da faculdade estão mais alinhados do que os temas de infraestrutura e gestão de carreira.

Consolidação PIC / PEA: Desenvolvimento e consolidação dos Programas de Iniciação Científica (PIC) e Programa de Estágio Acadêmico (PEA), proporcionando maior integração entre teoria e prática acadêmica.

Realização das Mostras Científica: Sucesso da primeira edição da Mostra Científica, promovendo a disseminação do conhecimento científico e estimulando a participação da comunidade acadêmica

Formação Docente Contínua: Investimento em programas de formação continuada para docentes, visando aprimorar as práticas pedagógicas e o desenvolvimento profissional.

Reconhecimento do Curso de Ed. Física: Conquista do reconhecimento oficial do curso de Educação Física, atestando a qualidade e excelência do programa acadêmico, com nota 04.

Início do Curso de Matemática: Lançamento e início das atividades do curso de Matemática, com ênfase em Inteligência Artificial, ampliando o leque de opções educacionais oferecidas pela instituição.

Reconhecimento do Curso de Gastronomia com a nota máxima (5) atribuída pelo INEP;

Lançamento do Ecossistema de Aprendizagem: Implementação do ecossistema de aprendizagem, proporcionando aos alunos uma experiência educacional mais completa e integrada.

Criação da Página de Apoio Psicopedagógico: Disponibilização da página de apoio psicopedagógico no site institucional, oferecendo suporte e recursos para o bem-estar emocional e acadêmico dos estudantes.

Consolidação do Simpósio de Práticas Inovadoras no Ensino Superior; garantindo trocas periódicas de práticas bem-sucedidas entre os docentes da instituição;

Protocolo de Autorização dos Cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão da Produção Industrial, ampliando as opções de formação em tecnologia.

Autorização do Curso de Odontologia, cuja visita in loco recebeu nota 4, atualmente em fase final aguardando publicação da portaria.

Ampliação dos Cursos Lato-Sensu: Expansão da oferta de cursos de pós-graduação lato sensu, proporcionando oportunidades de especialização e aprimoramento profissional.

Implementação do Banco de Talentos: Como uma forma de validar talentos e destacar quem possui diploma na instituição, a EnsinE criou um banco de talentos pelo qual as pessoas poderão buscar serviços e atendimentos prestados por nossos egressos.

Pesquisa com egressos: Foi realizada uma intensa pesquisa com egressos dos cursos de graduação de Educação Física e Gastronomia para compreender o atual status de mercado e empregabilidade deles. Além dos graduandos, foi aberta uma ampla pesquisa com os milhares de pós-graduandos, em todo Brasil, esta, ainda em andamento.

Portal de vagas: foi aberto dentro da página “Alumni” uma oportunidade tanto para discentes, como para egressos e/ou responsáveis por contratações em empresas, possam se candidatar ou ofertar vagas de emprego à nossa comunidade.

Ações de Sustentabilidade: A EnsinE foca em trazer melhorias sustentáveis para sua comunidade por meio de ações como o programa Bem-Estar EnsinE (saúde e segurança). Há iniciativas de otimização de recursos, como Ecoeficiência (gestão de energia, uso de lâmpadas econômicas e sensores), Conservação Hídrica (monitoramento e uso eficiente da água), e redução do uso de papel e descartáveis (Campanha e Programa de Racionalização). O projeto Resíduo Zero (2º semestre/2025) prevê a Coleta Seletiva Solidária.

Conquistas CPA

Confira as melhorias que a CPA trouxe para a nossa instituição no ano de 2025.

Ações da CPA

Por meio das avaliações da CPA, realizamos melhorias contínuas com base no feedback de nossa comunidade acadêmica. Confira abaixo as principais mudanças implementadas nos últimos anos.

Membros da CPA

Representantes Docentes

Helder Barra de Moura

Representante Docente

Rodrigo Drumond

Representante Docente

Representantes Técnicos Administrativos

Leandro Johnny Sant'Ana

Representante Técnico Administrativo

Luiz Fernando Priamo

Representante Técnico Administrativo

Representantes Discentes

Ramon dos Santos Rosa

Representante Discente

Sandra de Oliveira Ramos

Representante Discente

Representantes da Sociedade Civil

Antônio Genésio Baeta Júnior

Representante da Sociedade Civil

Francisco dos Santos Ribeiro Netto

Representante da Sociedade Civil

Dia do Professor

Estamos em recesso

Neste dia 15 de outubro de 2025, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.

Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!

Bom descanso!