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Comissão Própria de Avaliação

CPA é a sigla de Comissão Própria de Avaliação, um órgão interno de avaliação das instituições de ensino superior públicas ou privadas exigido por lei. A obrigatoriedade dos CPA’s foi instituida em 2004, quando promulgada a Lei nº 10.861 que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Além de avaliar os processos internos da instituição, a CPA deve sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A Comissão Própria de Avaliação da EnsinE é uma das principais interfaces de contato da Faculdade com o Ministério da Educação. Seu bom funcionamento é uma oportunidade de melhoria constante dos serviços prestados e da qualidade do ensino. A CPA tem fim formativo e funciona a partir de processos constantes de autocrítica e avaliação sobre a qualidade do ensino, pesquisa, extensão e gestão da Instituição. É uma forma de acompanhar as eventuais deficiências na implementação do Plano de Desenvolvimento Institucional, bem como identificar potenciais riscos ou oportunidades de melhoria.

A avaliação institucional promovida pelo CPA é composta pelos diferentes atores da comunidade que compõe a Ensine: discentes, docentes, funcionários, diretores, coordenadores e diretores. 

Em sua atuação, a CPA tem por referência as 10 dimensões institucionais propostas pelo SINAES e, na formulação de seus instrumentos avaliativos, observa os preceitos estabelecidos pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES, formalizados nas Diretrizes para a Avaliação das IES o nos respectivos Roteiros da Autoavaliação.

A composição da CPA da Faculdade Ensin.E mantém reuniões regulares de planejamento, execução, avaliação e elaboração de relatórios da avaliação promovida no âmbito da instituição. Prioritariamente, esta avaliação é executada por meio de formulários preenchidos semestralmente por discentes, docentes e pessoal técnico-administrativo e acadêmico da Faculdade Ensin.E. As atas e relatórios da CPA, bem como seu regimento interno, se encontram à disposição na sala da CPA e no setor acadêmico da instituição.

As avaliações desenvolvidas pela CPA observam os seguintes aspectos:

  • Os discentes avaliam os docentes
  • Os docentes avaliam os discentes
  • Os discentes avaliam as coordenações de cursos, a direção geral, a direção acadêmica, os setores de gestão, os colaboradores do setor e a infraestrutura disponível
  • Os docentes e o pessoal técnico-administrativo, colaboradores em geral, avaliam a direção geral, a direção acadêmica, os setores de gestão e a infraestrutura.

Avalia-se também o nível de conhecimento de documentos como o PDI e a visão e missão da instituição. Os formulários eletrônicos utilizados pela CPA disponibilizam, para os diversos itens avaliados, espaços em que os que avaliam podem formular livremente suas opiniões, críticas e sugestões.

À CPA compete observar os marcos legais e os princípios constantes no Programa de Avaliação Institucional, bem como zelar para que suas ações transcorram em coerência para com os objetivos da avaliação lá definidos. Cabe-lhe assegurar que:

  1. A cultura avaliativa seja promovida e a autoavaliação institucional seja realizada de forma periódica, mediante uso de ferramentas adequadas e sempre mais aprimoradas;
  2. A avaliação ocorra em todos os níveis institucionais, abrangendo toda a comunidade acadêmica e setores de gestão;
  3. Ocorra plena transparência no processo de avaliação e na divulgação dos seus resultados;
  4. Seja viabilizado o acesso aos relatórios produzidos pela CPA a todos os envolvidos no processo de avaliação;
  5. Se desenvolvam mecanismos de retroalimentação e revisão constantes do processo avaliativo, seja no âmbito acadêmico ou de gestão, zelando para que a autoavaliação não tenha um fim em si mesma, mas venha a servir de instrumento de análise de desempenho e de construção de ações de aprimoramento, correção ou revisão de práticas instituídas;
  6. Os resultados constantes nos relatórios, em especial as fragilidades constatadas, sejam observados na elaboração dos Planejamentos Anuais.

Etapa de preparação

Nessa etapa são definidas as condições materiais para a realização dos trabalhos: espaço físico, equipamento, docentes e outros. A sensibilização interna na instituição. Participação nos seminários internos com a comunidade acadêmica.

Etapa de desenvolvimento

Reuniões e debates de sensibilização das partes envolvidas no processo, sistematização das ideias. Definição de grupo de trabalho. Construção dos instrumentos para coleta de dados, questionários, entrevistas, outros. Definição da metodologia de análise e interpretação dos dados. (formulários da CPA – anexo VIII)

Etapa de Consolidação

Elaboração de relatórios com todos os representantes dos segmentos da comunidade acadêmica, da sociedade civil organizada, comunidade, entorno; Divulgação do relatório final com a apresentação, discussão e publicação dos resultados através de reuniões, palestras, documentos informativos, seminários e outros. Balanço crítico: análise crítica das estratégias utilizadas, reflexão e planejamento de ações futuras.  

  1. Promover ações de sensibilização para a efetiva participação de toda comunidade acadêmica no processo de autoavaliação institucional;

  2. Construir um sistema de informações quantitativas e qualitativas para o acompanhamento da trajetória de desenvolvimento da qualidade institucional;

  3. Desenvolver um processo contínuo de autoavaliação na Faculdade E, com periodicidade determinada;

  4. Identificar as fragilidades e as potencialidades da instituição;

  5. Socializar as informações para subsidiar a comunidade acadêmica para o planejamento e a tomada de decisão, tendo em vista a melhoria da qualidade nas diversas dimensões da vida na Faculdade;

  6. Propor ações visando à melhoria da qualidade de ensino, pesquisa, extensão e gestão, possibilitando a concretização de metas e estratégias estabelecidas no PDI;

  7. Promover um processo de autocrítica permanente entre os diferentes atores envolvidos na instituição e seu compromisso social;

  8. Publicizar o desempenho da Faculdade em relação aos processos e serviços acadêmicos e administrativos obtidos na avaliação;

  9. Estabelecer mecanismos para que os resultados dos processos avaliativos se convertam em ações concretas com base em questões e, em especial, fragilidades detectadas na avaliação;

  10. Utilizar a autoavaliação e as avaliações externas como base nos processos de aperfeiçoamento das políticas e diretrizes institucionais, possibilitando a redefinição constante dos objetivos institucionais, a fim de sintonizar a Faculdade E com os desafios, anseios e necessidades do mundo contemporâneo;

  11. Criar mecanismos de retroalimentação e revisão constante do processo de autoavaliação acadêmico e de gestão;

  12. Aprimorar permanentemente os mecanismos de coleta de dados e tratamento das informações institucionais.

O Programa de Avaliação Institucional da Faculdade Ensin.E contempla a meta de promover a participação de toda a comunidade acadêmica, bem como a participação do pessoal técnico administrativo e acadêmico na autoavaliação institucional. Esta participação se dá mediante o preenchimento dos formulários semestrais elaborados pela CPA, bem como na participação de reuniões específicas voltadas à avaliação institucional.

Para acompanhar de perto as demandas da comunidade acadêmica na graduação, a Direção Geral realiza Reuniões de Ouvidoria regulares com os representantes do Diretório Central dos Estudantes, representantes de cada turma dos cursos de graduação e coordenação de curso, visando monitorar e promover melhorias institucionais.

Tais reuniões também permitem a coleta de dados e informações que contribuirá com a avaliação e o desempenho da instituição, bem como o saneamento de problemas que aparecerem.  

Conforme o Art. 35 da Portaria Normativa nº 840, de 24 de agosto de 2018, deverá ser apensado ao sistema eletrônico e-MEC, no prazo de 1º de janeiro a 31 de março de cada ano, o relatório de auto avaliação da IES validado pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, em versão parcial ou integral, conforme se trate de ano intermediário ou final do ciclo avaliativo. Os resultados de cada avaliação institucional são tabulados eletronicamente, sendo que os diversos indicadores são analisados pela CPA, visando a formulação de um relatório anual da avaliação institucional.

Este relatório, que contém propostas de melhorias nos diversos setores institucionais, é entregue pela CPA à Direção Geral da Faculdade Ensin.E, para a devida tomada de providências e, simultaneamente, para análise e encaminhamentos pelos demais órgãos da instituição e suas instâncias. Cada setor avaliado, incluindo também os docentes, recebem de forma eletrônica os resultados da autoavaliação institucional, sendo desafiados a tomarem as providências necessárias para a melhoria do desempenho e para o saneamento das fragilidades que foram constatadas.

Os relatórios são, além disso, encaminhados para conhecimento da Mantenedora ENSIN.E EDUCACAO Ltda da Faculdade Ensin.E, que de sua parte também poderá deliberar a tomada de providências visando melhorias na instituição.  (formulários da CPA – Anexo VIII)

Indicadores Internos

Figura 1: Percentual de participação da comunidade acadêmica na Autoavaliação Institucional dos anos de 2020 e 2021.

Relatório anual da CPA 2020 e 2021 – Docentes

Quadro 1. Evolução dos Eixo 1 (Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Institucional) – 2020 e 2021
Ano de AvaliaçãoSuficienteParcialmente suficientePodemos desenvolver mais
2020100%0%0%
202187,5%11,8%0,7%
  Quadro 2. Evolução dos Eixo 2 (Corpo Social) – 2020 e 2021
Ano de AvaliaçãoSuficienteParcialmente suficientePodemos desenvolver mais
2020100%0%0%
2021100%0%0%
  Quadro 3. Evolução dos Eixo 3 (Desenvolvimento Profissional) – 2020 e 2021
Ano de AvaliaçãoSuficienteParcialmente suficientePodemos desenvolver mais
202080%0%20%
202177,8%22,2%0%
  Quadro 4. Evolução dos Eixo 4 (Infraestrutura) – 2020 e 2021
Ano de AvaliaçãoSuficienteParcialmente suficientePodemos desenvolver mais
202077%22,9%0,1%
202186,9%10,1%3%

Relatório anual da CPA 2020 e 2021 – Discentes

Quadro 5. Evolução dos Eixo 1 (Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Institucional) – 2020 e 2021
Ano de AvaliaçãoSuficienteParcialmente suficientePodemos desenvolver mais
202073%26,97%0,03%
202174,4%10,5%15,1%
  Quadro 6. Evolução dos Eixo 2 (Corpo Social) – 2020 e 2021
Ano de AvaliaçãoSuficienteParcialmente suficientePodemos desenvolver mais
202081%0%0%
202174,3%17,3%8,5%
  Quadro 7. Evolução dos Eixo 3 (Desenvolvimento Profissional) – 2020 e 2021
Ano de AvaliaçãoSuficienteParcialmente suficientePodemos desenvolver mais
202080%14,992%0,008%
202181,2%11,8%7%
  Quadro 8. Evolução dos Eixo 4 (Infraestrutura) – 2020 e 2021
Ano de AvaliaçãoSuficienteParcialmente suficientePodemos desenvolver mais
202071%28,8%0,02%
202175,2%19%5,8%
Observação: Não foram demonstrados os comparativos entre os Eixos dos Relatórios Anuais de Autoavaliação Institucionais de 2020 e 2021 do Corpo Técnico Administrativo, pois estes somente participaram do processo de Autoavaliação Institucional a partir do 2021.    

Indicadores Externos

Credenciamento MEC: Portaria nº. 1486, de 28 de agosto de 2019. Conceito Institucional (CI) ⇒ 3 Autorização do curso de Bacharelado em Educação Física, portaria nº. 408, de 02 de setembro de 2019. Conceito do Curso (CC) ⇒ 3

Ações da CPA

Avaliação 2020

  • Divisão de banheiros em masculino e feminino
  • Melhoria da conexão com a internet
  • Inserção de membros da sociedade civil e de colaboradores na comissão
  • Melhora da sinalização do ambiente interno
  • Melhoria dos espaços de convivência (máquinas de café) e cozinha.

Avaliação 2021

  • Melhoria nas formas de divulgação da atuação da CPA: site, visitas em sala, campanhas de conscientização.
  • Inclusão dos colaboradores não docentes na avaliação da CPA
  • Aumento da amplitude do laboratório móvel de informática
  • Maior contato da coordenação e diretoria com o corpo docente e discente
  • Ampliação do treinamento em Metodologias Ativas para o corpo docente
  • Exposição dos resultados das avaliações da CPA para o corpo acadêmico: docentes, discentes e colaboradores
  • Proposição da criação de projetos de pesquisa e extensão 
  • Apresentação dos resultados de forma individual para o corpo docente, coordenação e direção.
  • Fortalecimento das iniciativas de capacitação docente
  • Promoção de eventos científicos
  • Implantação do Apoio Psicopedagógico.

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