Grupos de Estudos e Pesquisas

Para atender às ênfases curriculares dos cursos de graduação, serão criados eixos profissionais vinculados às linhas de pesquisas do curso, cujo escopo dos temas estará interligado com os domínios das ênfases curriculares definidas no projeto pedagógico. Os eixos profissionais serão organizados respeitando as especificidades da realidade regional e da formação teórica e metodológica do corpo docente dos cursos.

Os eixos serão multidisciplinares e têm como objetivo atender às demandas sociais, à demanda dos próprios cursos envolvidos, à missão da Faculdade Ensin.E e às exigências das Diretrizes Curriculares de cada curso. O grupo tem como objetivo principal orientar os Trabalhos de Conclusão de Curso de forma a proporcionar ao acadêmico o desenvolvimento de habilidades e competências que o permitam continuar com uma veia pesquisadora após a conclusão do curso de graduação.

Grupo de Estudos GECIM

O Grupo de Pesquisas em Ciências do Movimento (GECIM) é um grupo que pertence à Faculdade Ensin-e com parceria de outras instituições nacionais (Universidade Federal do Amapá (AP), Instituto Federal de Roraima (RR), Centro Universitário ITOP – Palmas (MT), Instituto Federal do Amapá (AP), Faculdade do Norte Pioneiro FANORPI (PR). Ao participar de um grupo de pesquisa, os estudantes têm acesso a diferentes textos, palestras, discussões, atividades interativas e informações que possibilitam o contato com diferentes pontos de vista e troca de experiências com docentes e discentes das outras instituições. Isso contribui para a construção de uma visão mais crítica e analítica sobre os assuntos. Além do aprendizado e divulgação através de palestras interativas que serão proporcionadas com discussões com grandes nomes da Educação Física e comunidade científica e publicação de artigos e participação de eventos.

Projeto de Pesquisa

Um estudo sobre o perfil comportamental de estudantes como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior

Este trabalho buscará associar o uso de uma metodologia de perfil comportamental, nomeada como DISC, que é amplamente utilizada no meio corporativo, a favor do processo de ensino-aprendizagem, no campo da Educação. Mais especificamente, terá como objetivo averiguar, por meio de uma amostra de cem estudantes do curso de Educação Física na Faculdade Ensin-E, se é possível estabelecer um padrão entre os quatro tipos de perfis comportamentais da metodologia DISC e o comportamento de atraso na entrega de atividades acadêmicas dos estudantes. O atraso na entrega das atividades acadêmicas pode trazer impactos negativos em todo o ecossistema de aprendizagem, impactando não somente o discente com relação ao desempenho acadêmico, como também, suas relações presentes e futuras, no campo pessoal e profissional. Para tanto, serão correlacionados os relatórios individuais do perfil comportamental dos estudantes com a porcentagem de atraso nas entregas das atividades acadêmicas durante um ciclo acadêmico no segundo semestre de 2023. Ao final da mesma, espera-se estabelecer uma relação entre os quatro tipos de perfis comportamentais e um padrão de propensão à procrastinação. Diante destas novas informações, será possível adotar novas estratégias didáticas intencionais, por parte dos docentes e dos próprios discentes, a fim de evitar e/ou diminuir tal comportamento e seus efeitos negativos aos envolvidos.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

Estamos de recesso nesta quinta-feira

No dia 13 de junho, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.

Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!

Até logo!