Universidade Corporativa

Sumário

Criar uma cultura de educação corporativa continuada, com foco na gestão de pessoas, se faz urgente e estratégico para as corporações. Segundo o estudo mais recente de Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial, 94% dos líderes de empresas esperam que seus colaboradores desenvolvam novas habilidades. Pensando nisso, você já ouviu falar em Universidade Corporativa (UC)? Esta tem sido a estratégia que grandes empresas têm adotado nas últimas décadas.

Ficou interessado(a)? Então continue lendo e saiba mais sobre a Universidade Corporativa.

O que é a Universidade Corporativa (UC)?

A Universidade Corporativa (UC), também conhecida como educação corporativa, oferece aprendizagem com características diferenciadas, produzindo gestão por competências,  que visam garantir os melhores resultados tanto para o hoje quanto para o amanhã das empresas.

As iniciativas ocorridas na UC não seguem fórmulas prontas, portanto é necessário um trabalho singular, coerente ao negócio da organização.

Os métodos e as práticas da educação corporativa devem estar alinhados à cultura organizacional que irá impactar, e, assim, alcançar melhores resultados para a organização.

Características de uma UC

A UC  atua como um “chapéu estratégico” para uma empresa. A educação corporativa deve ser contínua, pois tem o intuito de perpetuar os negócios da corporação e, de preferência, envolver todos os colaboradores, parceiros e clientes da organização, formando uma grande rede de conteúdos e informações que contribuam de forma efetiva para o desenvolvimento do negócio.

Sendo assim, a conectividade e a disponibilidade são fatores estratégicos para o sucesso de uma UC. Conteúdos disponíveis a qualquer hora, em qualquer lugar, facilitam o acesso e contribuem para a aprendizagem.

Os cursos oferecidos pela UC acontecem de forma on-line, híbrida ou presencial. Sendo muitos deles à distância, em formatos de escolas virtuais e trilhas de aprendizagem.

Na UC, o tradicional modelo de “sala de aula professor-aluno” pode ganhar novos olhares, inserindo o colaborador como protagonista, simulando situações em que se “coloque a mão na massa”, estimulando, ao máximo, a aprendizagem. 

Os benefícios de uma UC

É comum ouvir que uma UC requer mais recursos:  isso é um mito. A Universidade Corporativa pode possibilitar a economia de custos com treinamento corporativo, pois é capaz de reduzir gastos com  viagens, acomodações, instalações de treinamento e treinadores.

A UC é um sistema integrado e visa revisões periódicas, algo extremamente compatível com o mundo atual. Ela mantém o engajamento de seus colaboradores e faz deles referências em determinados assuntos e possibilita que treinem outras pessoas no futuro, estimulando a prática de aprender a aprender (learn to learn).

A UC pode propiciar também que os colaboradores de uma empresa se mantenham atualizados frente às grandes mudanças ocorridas no mundo dos negócios, o que possibilita ampliação de conhecimentos com foco na solução de problemas e aumento de repertório frente aos desafios.

Você também pode gostar de ler

Negócios

Universidade Corporativa

Criar uma cultura de educação corporativa continuada, com foco na gestão de pessoas, se faz urgente e estratégico para as corporações. Segundo o estudo mais recente de Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial, 94% dos líderes de empresas esperam que seus colaboradores desenvolvam novas habilidades. Pensando nisso, você já ouviu falar em Universidade Corporativa

Continuar lendo »
Características do Empreendedor até o sucesso
Negócios

10 características do empreendedor de sucesso

Para se obter sucesso, existe uma série de comportamentos empreendedores que vão orientar na direção do sucesso. Vamos ler nesse texto as dez principais Características Comportamentais do Empreendedor e, desta forma, aproximar a pessoa que deseja empreender do sucesso, seja na área de atividades físicas, da música ou qualquer área de atuação. A lista de

Continuar lendo »
João Alberto do Mercêdes Bistrô na premiação empreendedorismo do ano 2021
Gastronomia

Chef Empreendedor: João Alberto e o seu Mercêdes Bistrô

O Chef Empreendedor que obteve sucesso em uma cidade com pouco mais de 18 mil habitantes Aqui na Faculdade EnsinE em Juiz de Fora há muitas oportunidades de aprender sobre empreendedorismo. A história do João Alberto, Chef Empreendedor de sucesso e proprietário do Mercêdes Bistrô em Sapucaia, é uma delas. O professor e coordenador da

Continuar lendo »
Educação Física

5 motivos para investir em Educação Física na pandemia

O hábito de praticar atividades da Educação Física na pandemia cresceu consideravelmente. Com mais tempo em casa e, por um longo período com as academias fechadas, tanto as pessoas que já realizam os exercícios quanto as que nunca tiveram tempo ou interesse, começaram a praticar a vida saudável dentro de casa ou em áreas abertas

Continuar lendo »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.