Universidade corporativa: o que é e como ter na empresa

O que você vai ler

Com a crescente demanda por profissionais qualificados, a Universidade Corporativa surge como uma estratégia muito interessante para aprimorar as habilidades dos talentos da organização.

Leia também

Como migrar o seu negócio do físico para o digital?

10 características do empreendedor de sucesso

Como se tornar um profissional disputado pelo mercado?

Em um mercado cada vez mais competitivo, o sucesso de uma empresa depende do aprimoramento contínuo do time de colaboradores. Por isso, o investimento na formação continuada dos diferentes times internos que tocam o negócio deve entrar nas políticas de crescimento e expansão dos empresários.

Neste artigo, você vai entender o que é universidade corporativa, sua importância para o desenvolvimento dos colaboradores e como implementá-la na organização. Continue lendo para saber mais sobre o assunto.

Aqui, vamos responder às seguintes perguntas:

  • O que é universidade corporativa?
  • Qual a importância da universidade corporativa?
  • Como implementar uma universidade corporativa na sua empresa?

O que é a Universidade Corporativa?

Universidade corporativa é uma iniciativa adotada por empresas para treinar e desenvolver seus funcionários. Essas universidades são geralmente internas e oferecem uma variedade de cursos e treinamentos para ajudar os funcionários a adquirir novas habilidades e conhecimentos específicos para suas funções.

A ideia por trás das universidades corporativas é que, ao investir no desenvolvimento dos funcionários, as empresas podem melhorar sua produtividade e desempenho, além de manter seus funcionários engajados e satisfeitos com o trabalho que realizam. Isso pode levar a uma maior retenção dos colaboradores, o que é benéfico tanto para quem emprega, quanto para quem é empregado.

As universidades corporativas também podem ajudar as empresas a manter seus funcionários atualizados sobre as últimas tendências e tecnologias em seu setor, garantindo que eles tenham as habilidades necessárias para manter a competitividade da empresa.

Os métodos e as práticas da educação corporativa devem estar alinhados à cultura organizacional que irá impactar, e, assim, alcançar melhores resultados para a organização.

Por que é importante?

Também conhecida como educação corporativa, essa estratégia traz inúmeros benefícios às empresas: os funcionários se sentem mais valorizados e produtivos, há um nivelamento pelo alto do conhecimento coletivo e um maior dinamismo na criação, implementação e correção de novas ideias.

Em outras palavras: aumento de produtividade, eficiência, e ambiente de trabalho motivador e engajador.

 

Além disso, a Universidade Corporativa é uma ótima forma de recono hecer valor dos funcionários e valorizar o desenvolvimento de suas habilidades e carreiras. Isso ajuda não só a reter talentos, mas também a atrair novos profissionais que buscam oportunidades de aprendizado e crescimento.

 

Por fim, a Universidade Corporativa também pode ser uma forma de fortalecer a cultura e os valores da empresa, proporcionando uma plataforma para a disseminação de sua missão e visão entre os funcionários. Isso pode ajudar a promover a coesão e a identidade corporativa, além de fortalecer a reputação da empresa perante seus clientes e parceiros de negócios.

Como implementar na sua empresa?

Para implementar uma universidade corporativa na sua empresa, é importante seguir algumas etapas.

Primeiro, é necessário ter o apoio da alta administração, para garantir que a iniciativa tenha os recursos necessários e seja incorporada à estratégia da empresa.

Depois, é preciso identificar as necessidades de aprendizagem dos colaboradores e definir os objetivos da universidade corporativa. Com isso em mãos, é possível criar um plano de ação que contemple desde a elaboração de materiais de ensino até a definição de quem serão os responsáveis por ministrar as aulas.

Outra etapa importante é a criação de indicadores de desempenho para medir os resultados da universidade corporativa e fazer ajustes ao longo do tempo. Por fim, é importante incentivar a participação dos colaboradores e oferecer recursos para que eles possam se dedicar aos estudos, como horários flexíveis e acesso a tecnologias educacionais.

Seguindo essas etapas, é possível implementar uma universidade corporativa de sucesso na sua empresa, que contribuirá para o desenvolvimento dos colaboradores e, consequentemente, para o sucesso da empresa como um todo.

Quanto custa adotar essa estratégia?

É comum ouvir que essa estratégia requer muitos recursos: mas isso é um mito. Pelo contrário, ter uma Universidade Corporativa é uma ótima forma de economizar os custos com treinamento corporativo.

Além disso, colaboradores que se destacam podem se tornar referência em determinados assuntos e treinarem outras pessoas no futuro, estimulando a prática de aprender a aprender (learn to learn).

Você também pode gostar de ler

Matemática

IA nas empresas: desafios e oportunidades para crescer

Uso de inteligência artificial nas empresas é fato consumado e impacto no mundo do trabalho já é sentido em diferentes áreas. Escassez de talentos é o principal desafio para as empresas e a formação avançada em Matemática é oportunidade para atender a demanda. A inteligência artificial (IA) já faz parte do nosso cotidiano há muito tempo. Empresas e governos utilizam essa tecnologia há anos para otimizar processos, predizer demandas, automatizar ações e aumentar a eficiência. Ainda assim, os últimos anos

Continuar lendo »
Gastronomia

Vegetarianismo em expansão: impactos e oportunidades no Brasil

Pesquisa de 2018 revelou que aproximadamente 14% das pessoas no Brasil adotaram uma dieta 100% vegetariana. Estudo do IPEC de 2021 mostrou que cerca de 1 ⁄ 3 dos brasileiros priorizam a opção vegana em restaurantes ou estabelecimentos. Mudança no consumo é oportunidade para bares e restaurantes. O crescimento significativo do vegetarianismo no Brasil e os desafios associados à mudança nos hábitos alimentares não podem ser ignorados. Uma pesquisa da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e do Instituto Brasileiro de Opinião

Continuar lendo »
Empreendedorismo

Precificação de alimentos: guia para sair do vermelho

A precificação de alimentos bem elaborada é um dos pilares de grandes e pequenos serviços de alimentação: controla despesas, maximiza a eficiência e contribui para um negócio saudável e lucrativo. A verdade é dura: 80% dos restaurantes fecham nos primeiros cinco anos. Embora muitos fatores contribuam para essa estatística desanimadora, um vilão muitas vezes escondido – o mau gerenciamento de custos – é um dos grandes responsáveis. Para resolver esse problema é fundamental entender todos os fatores que influenciam o cálculo

Continuar lendo »
Negócios

Como se tornar um profissional disputado no mercado

Nem poupança, nem bens, nem seguro: conseguir se tornar um profissional disputado no mercado é o maior ativo que existe hoje. Nós estamos todos vivendo grandes transformações. As mudanças ambientais, políticas, tecnológicas e econômicas aumentam ainda mais o desafio e a complexidade de quem quer se destacar profissionalmente. Além disso, transformações no mundo do trabalho exigem respostas inovadoras. É o grau de empregabilidade da pessoa que determina quais oportunidades chegam até ela, o valor dos salários e as chances de

Continuar lendo »

Estamos de recesso nesta quinta-feira

No dia 13 de junho, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.

Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!

Até logo!