Universidade corporativa: o que é e como ter na empresa

O QUE VOCÊ VAI LER

Com a crescente demanda por profissionais qualificados, a Universidade Corporativa surge como uma estratégia muito interessante para aprimorar as habilidades dos talentos da organização.

Leia também

Como migrar o seu negócio do físico para o digital?

10 características do empreendedor de sucesso

Como se tornar um profissional disputado pelo mercado?

Em um mercado cada vez mais competitivo, o sucesso de uma empresa depende do aprimoramento contínuo do time de colaboradores. Por isso, o investimento na formação continuada dos diferentes times internos que tocam o negócio deve entrar nas políticas de crescimento e expansão dos empresários.

Neste artigo, você vai entender o que é universidade corporativa, sua importância para o desenvolvimento dos colaboradores e como implementá-la na organização. Continue lendo para saber mais sobre o assunto.

Aqui, vamos responder às seguintes perguntas:

  • O que é universidade corporativa?
  • Qual a importância da universidade corporativa?
  • Como implementar uma universidade corporativa na sua empresa?

O que é a Universidade Corporativa?

Universidade corporativa é uma iniciativa adotada por empresas para treinar e desenvolver seus funcionários. Essas universidades são geralmente internas e oferecem uma variedade de cursos e treinamentos para ajudar os funcionários a adquirir novas habilidades e conhecimentos específicos para suas funções.

A ideia por trás das universidades corporativas é que, ao investir no desenvolvimento dos funcionários, as empresas podem melhorar sua produtividade e desempenho, além de manter seus funcionários engajados e satisfeitos com o trabalho que realizam. Isso pode levar a uma maior retenção dos colaboradores, o que é benéfico tanto para quem emprega, quanto para quem é empregado.

As universidades corporativas também podem ajudar as empresas a manter seus funcionários atualizados sobre as últimas tendências e tecnologias em seu setor, garantindo que eles tenham as habilidades necessárias para manter a competitividade da empresa.

Os métodos e as práticas da educação corporativa devem estar alinhados à cultura organizacional que irá impactar, e, assim, alcançar melhores resultados para a organização.

Por que é importante?

Também conhecida como educação corporativa, essa estratégia traz inúmeros benefícios às empresas: os funcionários se sentem mais valorizados e produtivos, há um nivelamento pelo alto do conhecimento coletivo e um maior dinamismo na criação, implementação e correção de novas ideias.

Em outras palavras: aumento de produtividade, eficiência, e ambiente de trabalho motivador e engajador.

 

Além disso, a Universidade Corporativa é uma ótima forma de recono hecer valor dos funcionários e valorizar o desenvolvimento de suas habilidades e carreiras. Isso ajuda não só a reter talentos, mas também a atrair novos profissionais que buscam oportunidades de aprendizado e crescimento.

 

Por fim, a Universidade Corporativa também pode ser uma forma de fortalecer a cultura e os valores da empresa, proporcionando uma plataforma para a disseminação de sua missão e visão entre os funcionários. Isso pode ajudar a promover a coesão e a identidade corporativa, além de fortalecer a reputação da empresa perante seus clientes e parceiros de negócios.

Como implementar na sua empresa?

Para implementar uma universidade corporativa na sua empresa, é importante seguir algumas etapas.

Primeiro, é necessário ter o apoio da alta administração, para garantir que a iniciativa tenha os recursos necessários e seja incorporada à estratégia da empresa.

Depois, é preciso identificar as necessidades de aprendizagem dos colaboradores e definir os objetivos da universidade corporativa. Com isso em mãos, é possível criar um plano de ação que contemple desde a elaboração de materiais de ensino até a definição de quem serão os responsáveis por ministrar as aulas.

Outra etapa importante é a criação de indicadores de desempenho para medir os resultados da universidade corporativa e fazer ajustes ao longo do tempo. Por fim, é importante incentivar a participação dos colaboradores e oferecer recursos para que eles possam se dedicar aos estudos, como horários flexíveis e acesso a tecnologias educacionais.

Seguindo essas etapas, é possível implementar uma universidade corporativa de sucesso na sua empresa, que contribuirá para o desenvolvimento dos colaboradores e, consequentemente, para o sucesso da empresa como um todo.

Quanto custa adotar essa estratégia?

É comum ouvir que essa estratégia requer muitos recursos: mas isso é um mito. Pelo contrário, ter uma Universidade Corporativa é uma ótima forma de economizar os custos com treinamento corporativo.

Além disso, colaboradores que se destacam podem se tornar referência em determinados assuntos e treinarem outras pessoas no futuro, estimulando a prática de aprender a aprender (learn to learn).

Você também pode gostar de ler

Negócios

Como se tornar um profissional disputado no mercado

Nem poupança, nem bens, nem seguro: conseguir se tornar um profissional disputado no mercado é o maior ativo que existe hoje. Nós estamos todos vivendo grandes transformações. As mudanças ambientais, políticas, tecnológicas e econômicas aumentam ainda mais o desafio e a complexidade de quem quer se destacar profissionalmente. Além disso, transformações no mundo do trabalho exigem respostas inovadoras. É o grau de empregabilidade da pessoa que determina quais oportunidades chegam até ela, o valor dos salários e as chances de

Continuar lendo »
Gastronomia

História da Confeitaria

A história da confeitaria é repleta de bolos, pastéis, bombons e sobremesas capazes de fazer nossas papilas gustativas dançarem de alegria. Mas é claro que nem sempre foi assim. A confeitaria e seu universo mágico feito de açúcar, técnica e criatividade foi construída aos poucos e por muitas mãos: um docinho de cada vez. Vamos fazer uma viagem no tempo e descobrir como essa arte doce conquistou o mundo e se transformou na profissão mais gostosa – e exigente –

Continuar lendo »
Empreendedorismo

Trabalhar com Gastronomia: da Graduação aos Negócios

Existem muitos caminhos para quem quer começar a trabalhar com gastronomia. As melhores oportunidades de trabalho na área, porém, exigem que os cozinheiros cultivem ao máximo seus talentos, experiências e conhecimentos gastronômicos. Se você é apaixonado por culinária e já sabe que a gastronomia é a carreira certa para você, então leia o texto até o final para saber como transformar sua paixão em uma fonte de renda. Você vai encontrar informações valiosas sobre a carreira na cozinha, oportunidades de

Continuar lendo »
Empreendedorismo

Profissões mais bem pagas no Brasil: veja quais são

No mundo em constante evolução em que vivemos, acertar quais são as profissões mais bem pagas nem sempre é fácil. A incerteza em relação ao futuro é natural e atinge a maioria de nós. Pense bem, todos nós passamos por muitas mudanças – muitas mesmo – nos últimos anos e as transformações não dão nenhum sinal de que vão diminuir o ritmo. Será que as profissões mais bem pagas no Brasil hoje serão as mesmas daqui a 5, 10, 20

Continuar lendo »

Funcionamento durante o recesso de Páscoa

A partir de quinta, dia 28, todos os nossos setores estarão em recesso. Retornaremos na segunda-feira, dia 1º de abril (é verdade)!

Aproveite o feriado com alegria e chocolates!