Criar uma cultura de educação corporativa continuada, com foco na gestão de pessoas, se faz urgente e estratégico para as corporações. Segundo o estudo mais recente de Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial, 94% dos líderes de empresas esperam que seus colaboradores desenvolvam novas habilidades. Pensando nisso, você já ouviu falar em Universidade Corporativa (UC)? Esta tem sido a estratégia que grandes empresas têm adotado nas últimas décadas.
Ficou interessado(a)? Então continue lendo e saiba mais sobre a Universidade Corporativa.
O que é a Universidade Corporativa (UC)?
A Universidade Corporativa (UC), também conhecida como educação corporativa, oferece aprendizagem com características diferenciadas, produzindo gestão por competências, que visam garantir os melhores resultados tanto para o hoje quanto para o amanhã das empresas.
As iniciativas ocorridas na UC não seguem fórmulas prontas, portanto é necessário um trabalho singular, coerente ao negócio da organização.
Os métodos e as práticas da educação corporativa devem estar alinhados à cultura organizacional que irá impactar, e, assim, alcançar melhores resultados para a organização.
Características de uma UC
A UC atua como um “chapéu estratégico” para uma empresa. A educação corporativa deve ser contínua, pois tem o intuito de perpetuar os negócios da corporação e, de preferência, envolver todos os colaboradores, parceiros e clientes da organização, formando uma grande rede de conteúdos e informações que contribuam de forma efetiva para o desenvolvimento do negócio.
Sendo assim, a conectividade e a disponibilidade são fatores estratégicos para o sucesso de uma UC. Conteúdos disponíveis a qualquer hora, em qualquer lugar, facilitam o acesso e contribuem para a aprendizagem.
Os cursos oferecidos pela UC acontecem de forma on-line, híbrida ou presencial. Sendo muitos deles à distância, em formatos de escolas virtuais e trilhas de aprendizagem.
Na UC, o tradicional modelo de “sala de aula professor-aluno” pode ganhar novos olhares, inserindo o colaborador como protagonista, simulando situações em que se “coloque a mão na massa”, estimulando, ao máximo, a aprendizagem.
Os benefícios de uma UC
É comum ouvir que uma UC requer mais recursos: isso é um mito. A Universidade Corporativa pode possibilitar a economia de custos com treinamento corporativo, pois é capaz de reduzir gastos com viagens, acomodações, instalações de treinamento e treinadores.
A UC é um sistema integrado e visa revisões periódicas, algo extremamente compatível com o mundo atual. Ela mantém o engajamento de seus colaboradores e faz deles referências em determinados assuntos e possibilita que treinem outras pessoas no futuro, estimulando a prática de aprender a aprender (learn to learn).
A UC pode propiciar também que os colaboradores de uma empresa se mantenham atualizados frente às grandes mudanças ocorridas no mundo dos negócios, o que possibilita ampliação de conhecimentos com foco na solução de problemas e aumento de repertório frente aos desafios.