Universidade corporativa: o que é e como ter na empresa

O QUE VOCÊ VAI LER

Com a crescente demanda por profissionais qualificados, a Universidade Corporativa surge como uma estratégia muito interessante para aprimorar as habilidades dos talentos da organização.

Leia também

Como migrar o seu negócio do físico para o digital?

10 características do empreendedor de sucesso

Em um mercado cada vez mais competitivo, o sucesso de uma empresa depende do aprimoramento contínuo do time de colaboradores. Por isso, o investimento na formação continuada dos diferentes times internos que tocam o negócio deve entrar nas políticas de crescimento e expansão dos empresários.

Neste artigo, você vai entender o que é universidade corporativa, sua importância para o desenvolvimento dos colaboradores e como implementá-la na organização. Continue lendo para saber mais sobre o assunto.

Aqui, vamos responder às seguintes perguntas:

  • O que é universidade corporativa?
  • Qual a importância da universidade corporativa?
  • Como implementar uma universidade corporativa na sua empresa?

O que é a Universidade Corporativa?

Universidade corporativa é uma iniciativa adotada por empresas para treinar e desenvolver seus funcionários. Essas universidades são geralmente internas e oferecem uma variedade de cursos e treinamentos para ajudar os funcionários a adquirir novas habilidades e conhecimentos específicos para suas funções.

A ideia por trás das universidades corporativas é que, ao investir no desenvolvimento dos funcionários, as empresas podem melhorar sua produtividade e desempenho, além de manter seus funcionários engajados e satisfeitos com o trabalho que realizam. Isso pode levar a uma maior retenção dos colaboradores, o que é benéfico tanto para quem emprega, quanto para quem é empregado.

As universidades corporativas também podem ajudar as empresas a manter seus funcionários atualizados sobre as últimas tendências e tecnologias em seu setor, garantindo que eles tenham as habilidades necessárias para manter a competitividade da empresa.

Os métodos e as práticas da educação corporativa devem estar alinhados à cultura organizacional que irá impactar, e, assim, alcançar melhores resultados para a organização.

Por que é importante?

Também conhecida como educação corporativa, essa estratégia traz inúmeros benefícios às empresas: os funcionários se sentem mais valorizados e produtivos, há um nivelamento pelo alto do conhecimento coletivo e um maior dinamismo na criação, implementação e correção de novas ideias.

Em outras palavras: aumento de produtividade, eficiência, e ambiente de trabalho motivador e engajador.

 

Além disso, a Universidade Corporativa é uma ótima forma de recono hecer valor dos funcionários e valorizar o desenvolvimento de suas habilidades e carreiras. Isso ajuda não só a reter talentos, mas também a atrair novos profissionais que buscam oportunidades de aprendizado e crescimento.

 

Por fim, a Universidade Corporativa também pode ser uma forma de fortalecer a cultura e os valores da empresa, proporcionando uma plataforma para a disseminação de sua missão e visão entre os funcionários. Isso pode ajudar a promover a coesão e a identidade corporativa, além de fortalecer a reputação da empresa perante seus clientes e parceiros de negócios.

Como implementar na sua empresa?

Para implementar uma universidade corporativa na sua empresa, é importante seguir algumas etapas.

Primeiro, é necessário ter o apoio da alta administração, para garantir que a iniciativa tenha os recursos necessários e seja incorporada à estratégia da empresa.

Depois, é preciso identificar as necessidades de aprendizagem dos colaboradores e definir os objetivos da universidade corporativa. Com isso em mãos, é possível criar um plano de ação que contemple desde a elaboração de materiais de ensino até a definição de quem serão os responsáveis por ministrar as aulas.

Outra etapa importante é a criação de indicadores de desempenho para medir os resultados da universidade corporativa e fazer ajustes ao longo do tempo. Por fim, é importante incentivar a participação dos colaboradores e oferecer recursos para que eles possam se dedicar aos estudos, como horários flexíveis e acesso a tecnologias educacionais.

Seguindo essas etapas, é possível implementar uma universidade corporativa de sucesso na sua empresa, que contribuirá para o desenvolvimento dos colaboradores e, consequentemente, para o sucesso da empresa como um todo.

Quanto custa adotar essa estratégia?

É comum ouvir que essa estratégia requer muitos recursos: mas isso é um mito. Pelo contrário, ter uma Universidade Corporativa é uma ótima forma de economizar os custos com treinamento corporativo.

Além disso, colaboradores que se destacam podem se tornar referência em determinados assuntos e treinarem outras pessoas no futuro, estimulando a prática de aprender a aprender (learn to learn).

Você também pode gostar de ler

Empreendedorismo

Profissões mais bem pagas no Brasil: veja quais são

No mundo em constante evolução em que vivemos, acertar quais são as profissões mais bem pagas nem sempre é fácil. A incerteza em relação ao futuro é natural e atinge a maioria de nós. Pense bem, todos nós passamos por muitas mudanças – muitas mesmo – nos últimos anos e as transformações não dão nenhum

Continuar lendo »
Gastronomia

Chef de Cozinha: como aprender de longe?

A formação dos grandes chefs de cozinha sempre teve algo de caseiro. Os sons, cheiros e sabores familiares que vinham das panelas de casa quando crianças são as marcas do amor pela cozinha comuns a todo grande chef de cozinha. Mas essa é só parte da história. Porque a verdade é que já há muitos anos,

Continuar lendo »
Educação Física

Saúde e bem-estar: 4 passos para entrar nesse mercado

Iniciar um negócio no mercado de saúde e bem-estar é a chance de entrar em uma indústria em crescimento e, ao mesmo tempo, causar um impacto positivo na vida das pessoas. Para você que não sabe por onde começar, nós preparamos um guia básico que vai ajudar no seu planejamento. Vamos entender o passo a passo para empreender na

Continuar lendo »
Negócios

Universidade corporativa: o que é e como ter na empresa

Com a crescente demanda por profissionais qualificados, a Universidade Corporativa surge como uma estratégia muito interessante para aprimorar as habilidades dos talentos da organização. Leia também Como migrar o seu negócio do físico para o digital? 10 características do empreendedor de sucesso Em um mercado cada vez mais competitivo, o sucesso de uma empresa depende

Continuar lendo »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.