Duas lindas garotinhas se divertindo desenhando em uma lousa na sala de aula no intervalo entre as aulas

Temas para o TCC de Pedagogia que você pode explorar

O QUE VOCÊ VAI LER

Graduandos e graduandas em busca de temas para o TCC de Pedagogia, uni-vos!

Se você é estudante de Pedagogia e está chegando ao final do curso, sabe que um dos momentos mais importantes é a elaboração do TCC, o famoso Trabalho Final de Curso.

Leia também

Não sabe como escolher um tema para o TCC? A gente ajuda

Os sonhos e os medos das crianças em sala de aula

Como o cérebro das crianças aprende?

Como lidar com problemas de aprendizagem na infância?

Para ajudar nessa tarefa, separamos cinco temas para o TCC de Pedagogia que podem ser explorados e que são bastante relevantes para a área.

5 temas para o TCC de Pedagogia que você pode explorar

Confira 5 temas interessantes para o TCC de Pedagogia que você pode pesquisar:

Educação inclusiva

Esse é um tema que tem ganhado cada vez mais importância na educação e que pode gerar pesquisas muito interessantes.

Alunos multirraciais do ensino fundamental estudando enquanto estão sentados no chão da escola. inalterado, infância, educação, aprendizagem, juntos e de volta ao conceito de escola.
A educação inclusiva deve ir além da adaptação de espaços e recursos, sendo necessário promover uma mudança cultural que valorize a diversidade e a pluralidade.

O Diversa – plataforma digital dedicada a construir e compartilhar conhecimento sobre boas práticas de educação inclusiva, do Instituto Rodrigo Mendes – elenca dois pressupostos básicos da Educação Inclusiva:

  1. igualdade de oportunidades;
  2. valorização das diferenças humanas

Assim, se educação inclusiva for a sua escolha, você deve começar se perguntando: como garantir o acesso e a permanência de todos os estudantes na escola, respeitando suas diferenças e necessidades educacionais?

Existem diversos objetos de pesquisa que podem ser abordados em TCC de pedagogia com foco em educação inclusiva, como por exemplo:

  • Medidas de acessibilidade nas instalações físicas da escola
  • Adequação dos recursos pedagógicos às necessidades de cada estudante
  • Formação adequada dos professores para lidar com as diferenças e necessidades educacionais especiais
  • Quais programas de inclusão social promovem ou podem promover integração e convivência entre estudantes
  • Análises e estudos de casos das parcerias com as famílias dos estudantes para criar um ambiente de apoio e compreensão mútuos

Há ainda muitos outros. Por isso, é fundamental ter a orientação de um professor e conseguir conversar com outros educadores que vivenciam o dia a dia da educação inclusiva. Dessa maneira você vai ser capaz de elaborar ainda mais ideias que podem ajudar na redação e na pesquisa do TCC.

Formação de professores

A formação de professores é um problema histórico no Brasil e é marcado tanto por crises quanto por projetos inovadores e transformadores.

Sorridente jovem professora negra com fita métrica, xícara e papéis fica à mesa contra o quadro-negro com figura humana desenhada em vestido na aula de costura
A formação de professores deve ser acompanhada por políticas públicas que valorizem a carreira docente, oferecendo condições adequadas de trabalho e remuneração justa.

No livro O Trabalho Docente (2005), Maurice Tardiff e Claude Lessard definem que “o magistério, longe de ser uma ocupação secundária, constitui um setor nevrálgico nas sociedades contemporâneas, uma das chaves para atender às suas transformações”.

A maioria dos educadores brasileiros, no entanto, considera que os atuais cursos de formação não os preparam bem para a sala de aula, segundo apontou recente pesquisa encomendada pela ONG Todos pela Educação.

  • 56% dos entrevistados afirmam não terem recebido orientação específica em seu primeiro ano de docência.
  • 81% das pessoas acreditam que as graduações de Pedagogia e Licenciaturas que fizeram não as qualificaram para o início da profissão.

Os problemas na qualificação docente podem e devem render bons temas para o trabalho de conclusão de curso em pedagogia. Como ela acontece em diferentes contextos e modalidades de ensino? Qual o papel das metodologias e recursos tecnológicos?

A formação de professores é fundamental para a qualidade da educação como um todo e vai desde a formação básica à formação continuada em cursos de pós-graduação e especialização em educação.

No seu TCC você pode abordar, por exemplo, características, deficiências e estudos de caso de cada tipo de formação de professores, sejam graduações, licenciaturas e pós-graduações, sejam os cursos de aperfeiçoamento para professores que já estão em sala de aula.

Alfabetização

aula de alfabetização, menina segura um cartão branco com borda verde e a letra b escrita em uma mão e segura caneta hidrográfica com a outra.
A alfabetização é a base para uma educação de qualidade e um direito fundamental de todas as crianças. Ela deve ser abordada de forma lúdica e prazerosa, valorizando a diversidade cultural e linguística das diferentes línguas e dialetos presentes em nosso país.

O Datafolha realizou uma pesquisa em 2022 para avaliar a percepção das famílias e estudantes sobre os impactos da pandemia no processo de alfabetização.

Entitulada de “Educação na Perspectiva dos Estudantes e suas Famílias”, a pesquisa trouxe a avaliação de pais e responsáveis em relação ao desenvolvimento das crianças no período mais terrível e traumático da pandemia do coronavírus: quando ainda não estávamos vacinados.

Do total de entrevistados, 34% afirmaram que as crianças e jovens em idade escolar estão avançando com dificuldades. A cada 100 entrevistados, seis diziam não identificar nenhum avanço.

Além disso, segundo os responsáveis, 10% dos estudantes de alfabetização estão em nível muito abaixo do esperado em leitura e escrita e 11% em nível inadequado.

Ainda assim, os impactos da pandemia na sala de aula é só um dos recortes que você pode abordar.

Você também pode pensar em termos mais gerais e abstratos. Pegunte-se, por exemplo, sobre o que é preciso assegurar para que todas as crianças sejam alfabetizadas até o final do segundo ano do ensino fundamental como determina a BNCC.

Você também pode direcionar sua pesquisa para falar sobre os aspectos cognitivos, linguísticos e socioemocionais envolvidos no processo de aprendizagem.

São temas amplos e complexos que vão exigir muita pesquisa e leitura, mas são ótimos pontos de partida para a escrita do seu TCC em pedagogia.

Outras questões que você pode explorar são:

  • Como a formação continuada de qualidade para os professores no ensino infantil contribui para a alfabetização das crianças?
  • Qual a qualidade do material didático oferecido em uma escola específica? Ele é adequado às necessidades dos alunos? Em quais sentidos?
  • O ambiente de aprendizado das redes se ensino conseguem acolher as crianças e desenvolver suas habilidades linguísticas? Há incentivo à participação dos alunos? Como as crianças exploram e descubrem a palavra escrita nas salas de aula?
  • Quais os resultados de diferentes metodologias de ensino no processo de alfabetização? Elas contemplam diferentes formas de aprendizagem e levam em conta as características individuais de cada aluno?
  • A escola tem parcerias com outras instituições e profissionais, como psicólogos e fonoaudiólogos, para auxiliar no processo de alfabetização das crianças?

A alfabetização é essencial para uma educação construtiva. Ela desenvolve habilidades fundamentais como leitura, escrita, comunicação, ideias e pensamentos. Além disso, o letramento utiliza a escrita para resolver problemas do dia a dia, facilitando práticas sociais e a produção de diferentes tipos de textos.

Currículo

Conceito no quadro-negro na escola. Jovens, estudante e aluno em sala de aula. Garoto hispânico inteligente escrevendo fórmula matemática a bordo durante a aula. Retrato de criança do sexo masculino sorrindo, olhando para a câmera
A Base Nacional Comum Curricular visa garantir uma educação de qualidade e equidade para todos os estudantes do país. Esse é um dos temas para o TCC de Pedagogia que você pode explorar.

O currículo escolar no Brasil é estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define as competências e habilidades que os estudantes devem desenvolver ao longo de cada etapa da educação básica.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é aplicável a todos os níveis da Educação Básica e está em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e o Plano Nacional de Educação (PNE). Ela se baseia em competências gerais que representam os direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

Esse é um bom tema para TCC de pedagogia. Você pode explorar diversas perguntas, como por exemplo:

  • O que relatam os estudos de caso da implementação da BNCC?
  • Como articular os conhecimentos essenciais com as competências gerais e específicas de cada etapa e área de conhecimento?
  • Qual a consciência e percepção de diverentes setores da comunidade escolar em relação ao currículo?
  • Quais as dificuldades encontradas em sala de aula?

Gestão escolar

Professora sênior ensinando grupo de alunos do ensino fundamental em sala de aula.
Uma gestão escolar acolhedora e transformadora deve ser pautada pela escuta ativa, pela empatia e pelo diálogo constante entre gestores, professores, funcionários, alunos e comunidade.

A gestão escolar é um tema relevante para a qualidade do ensino e pode gerar estudos sobre como a participação de diferentes atores pode fortalecer a escola.

Existem diversas questões que você pode elaborar como tema para o TCC em pedagogia. Por exemplo:

  • Como os administradores escolares podem capacitar professores, funcionários e estudantes para participar das decisões escolares?
  • Quais estratégias podem ser implementadas para envolver as famílias na governança e tomada de decisões escolares?
  • Como as escolas podem garantir que todos os envolvidos tenham voz no processo de orçamentação da escola?
  • Qual é o papel da tecnologia na promoção de maior autonomia e participação na governança escolar?
  • Como as escolas podem criar uma cultura que valorize e incentive a participação e colaboração entre todos os envolvidos?

Esses são apenas alguns temas que podem ser explorados no TCC de Pedagogia.

Lembre-se de escolher um tema que te interesse e que seja relevante para a área. Além disso, não hesite em contar com a ajuda de seu orientador ou orientadora e utilizar bibliografias atualizadas para embasar seu estudo. Boa sorte!

2 comentários em “Temas para o TCC de Pedagogia que você pode explorar”

  1. estou buscando um tema que provoque o conselho municipal de Educação. não estou conseguindo formular ou encontrar pois não estou encontrando fonte de pesquisa

    Responder

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Educação

Educação empreendedora, que ideia é essa?

A educação empreendedora é uma poderosa ferramenta de apoio na formulação e realização dos sonhos e projetos de vida do estudante. Ela estimula o protagonismo, conectando conhecimento e atitude, promovendo uma educação colaborativa com a comunidade e impulsionando a inovação no mundo do trabalho. A história começa assim: O mundo, antes estável e repetitivo, começa a se transformar em outro graças a novas tecnologias, ideias e acontecimentos históricos. Para dirigir e modular esses fatores de transformação, surge a proposta de

Continuar lendo »
Educação

O que é neuropsicopedagogia e por que ela é importante?

NEU-RO-PSI-CO-PE-DA-GO-GI-A. O nome já é impressionante por si só, mas as contribuições que esse campo de estudos vem trazendo para a educação e atendimento psicológico são ainda mais interessantes. Se você é profissional de educação ou de saúde mental, já deve saber que a neuroeducação está em alta no mercado. Talvez o que você não saiba, no entanto, é definir o que é neuropsicopedagogia. Ou, então, o que torna este campo de especialidade tão procurado em escolas e clínicas. Nascida da interseção

Continuar lendo »
Carteiras de madeira vazias em uma sala de aula tradicional
Educação

Educação Contemporânea, muito além da sala de aula

Na educação contemporânea, os desafios surgem para fortalecer laços entre professores, alunos e famílias, incentivando um aprendizado mais participativo. Tema é debatido no VII Seminário Internacional de Educação Contemporânea realizado pela EnsinE.  Educar vai muito além da sala de aula. O educador é um cultivador: ele seleciona, espalha e cuida das sementes que transformarão a maneira como as coisas são ao seu redor, na sua cidade, no seu país, no mundo. E todo bom cultivador sabe que cada cultivar tem

Continuar lendo »
Educação

Como escolher a faculdade certa quando o futuro é incerto?

Como escolher a faculdade certa para ter um bom futuro profissional? Eis a questão que mora na cabeça dos vestibulandos em busca das melhores vagas ofertadas pelas Instituições de Ensino Superior. Nessa hora, quem conseguiu ser pelo menos consistente no ENEM – ou seja, atingiu os famosos 450 pontos e não zerou a redação – se vê diante de inúmeras ponderações. Qual curso escolher? Sigo meus sonhos ou busco uma profissão segura? Afinal de contas, o que vai ser do

Continuar lendo »

Funcionamento durante o recesso de Páscoa

A partir de quinta, dia 28, todos os nossos setores estarão em recesso. Retornaremos na segunda-feira, dia 1º de abril (é verdade)!

Aproveite o feriado com alegria e chocolates!