Pós-graduação

Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional

Compreender a função do cérebro, do Sistema Nervoso Central e seus processos neurocognitivos envolvidos no aprender.

Início do curso

07 de março de 2020

Mensalidade

R$ 299,00

Modalidade

Presencial

Cidade

MG - Juiz de Fora

Público-alvo

Profissionais graduados nas áreas de Educação e Saúde: educadores, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, orientadores educacionais e demais profissionais que desejam atuar na área.

Material didático

Biblioteca digital e conteúdo selecionado pelo docente disponibilizado na plataforma de estudos.

Certificado

Emitido pela Instituição de Ensino Superior após a conclusão e aprovação no curso.

Carga horária

600h (curso presencial)

Por que fazer este curso

A pós-graduação em Neuropsicopedagogia forma profissionais das áreas de Saúde e Educação para lidar com os diversos sujeitos e sua aprendizagem, ampliando os conceitos referentes às questões neurológicas, psicopedagógicas, educação especial, deficiência intelectual, transtornos globais do desenvolvimento bem como apresenta recursos e técnicas para que os profissionais estejam aptos a lidar com o desenvolvimento, comportamento e a aprendizagem.

As complexidades que envolvem o ser humano, na pós-modernidade, nos desafiam a buscar na educação, para além da perspectiva inclusiva, novos métodos e técnicas para a aprendizagem de todos os sujeitos, em suas especificidades, inseridos em ambientes educativos. A formação de especialidades, para atuarem nessa área de saúde e educação, faz-se mister, pois as práticas deverão ser inovadoras, eficazes e eficientes para que todos aprendam, mesmo com limitações.

Justifica-se, assim, a proposição de uma especialização na área de Neuropsicodagogia, devido a sua contribuição para alargar os olhares, iluminar com novos conhecimentos as práticas educativas que resultarão em mudanças e reorganizações dos processos de atendimento a crianças com dificuldades de aprendizagem e ou necessidades educacionais específicas. Portanto, a educação continuada de profissionais, em uma perspectiva multidisciplinar, deverá se intensificar, pois não basta apenas ter o conhecimento, faz-se necessário profissionais que saibam interagir e articular com diferentes práticas educativas.

A Neuropsicopedagogia é uma área de conhecimento e pesquisa, com ação interdisciplinar, voltada para os processos de ensino-aprendizagem e que integra avaliação e a intervenção em situações que envolvam esses processos no plano individual ou coletivo. Sem dúvida, é um importante campo de conhecimento, referencial para a mudança educacional, na atualidade. Está pautada nos avanços neurocientíficos, por meio da Neurociências, despertando interesse de vários seguimentos e entre estes a Educação e a Saúde, no sentido de facilitar a compreensão de como se processa a aprendizagem nos sujeitos aprendentes.

Mercado de trabalho

Formar profissionais das áreas de saúde e educação para lidar com os diversos sujeitos e sua aprendizagem, ampliando os conceitos referentes às questões neurológicas, psicopedagógicas, educação especial, deficiência intelectual, transtornos globais do desenvolvimento bem como apresentar recursos e técnicas para que os profissionais estejam aptos a lidar com o desenvolvimento, comportamento e a aprendizagem.

2019

• Fundamentos da Neurociência e da Neuropsicopedagogia (40h)
Ms. Adriana Sleujtes

• Psicomotricidade e Aprendizagem (40h)
Esp. Sérgio de Carvalho

• Metodologia da Pesquisa I (10h)
Ms. Ana Delage

Neuropsicopedagogia e Desenvolvimento Humano (20h)
Ms. kárla Gabriel

• Diagnósticos: Jogos, Testes e Provas (30h)
Dra. Léa Staltimish

Práticas Inclusivas e Diversidade (30h)
Dra. Mylene Santiago- Palestrante Convidada

Educação e Tecnologias (10h)
Dr. Thiago Almeida

Projetos Interdisciplinares (10h)
Ms. Ana Delage

A Contribuição da Psicanálise para a educação (20h)
Celi Oliviere – Especialista em Saúde Mental

Psicopatologias e as Doenças Psiquiátricas (20h)
Ms. Adriana Sleutjes

Tratamentos Farmacológicos e Distúrbios de Aprendizagem (30h)
Dr. Giovanni Montesano Schettino

Contribuição da Fonoaudiologia para Aprendizagem (20h)
Dra. Maria do Carmo

Dificuldades e Transtornos na Aprendizagem (30h)
Ms. Luciana Ribeiro

Educação de Pessoas com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Autismo, Altas Habilidades/Superdotação (30h)
Dra. Mylene Cristina Santiago

Gerentologia: Doenças Degenerativas (20h)
Ms. Leandro Cruz

Neurolinguistica e Alfabetização: Precursores da Leitura e Métodos de Alfabetização (20h)
Ms. Leandro Rocha

Avaliação Diagnóstica e Intervenção Psicopedagógica e Neuropsicopedagógica (40h)
Dra. Juliana Célia de Oliveira

Prática Clinica em Neuropsicopedagógica (30h)
Cristina Coronha Lima Vieira – Especialista em Neuropsicopedagogia

Estágio Supervisionado em Neuropsicopedagogia Institucional (40h)
Dra. Márcia Fernanda Carneiro

Estágio Supervisionado em Neuropsicopedagogia Clínica (80h)
Esp. Sérgio de Carvalho

Seminário de Conclusão de Curso (30h)
Ms. Ana Delage

Ementa

Fundamentos da Neurociência e da Neuropsicopedagogia

Introdução aos fundamentos da neuropsicopedagogia. Noções básicas de neuroanatomia. Distúrbios da aprendizagem. Normas técnicas.Fundamentação técnica e científica, orientadas na anatomia e na fisiologia neural da aprendizagem. Fisiologia e as funções executivas e cognitivas do sistema nervoso central. Bases neurobiológicas da memória, inteligência e atenção. A neurociência e o estudo do sistema nervoso e suas ligações com toda a fisiologia do organismo.A relação entre cérebro e comportamento

Psicomotricidade e Aprendizagem

Conceito e história da psicomotricidade. Bases neuroanatômicas e psicológicas do desenvolvimento motor. Psicomotricidade e estimulação precoce. Desenvolvimento psicomotor da criança. Avaliação e identificação dos distúrbios psicomotores. Intervenções na área de psicomotricidade. Controle encefálico do movimento. Córtex Motor e os movimentos da fala, da escrita e da leitura. Construção da linguagem oral e escrita atrelada ao funcionamento cerebral. Cerebelo e funções nas habilidades dos movimentos. Aprendizagem através dos sentidos biológicos, estruturas e funções. Importância da respiração na aprendizagem. Rítmos do encéfalo e as síndromes motoras.Ciclo do sono. Vigíla, Ritmos circadianos e cronobiologia. Movimentos expressivos (Percepção e Comportamento).

Metodologia Cientifica I

Código de Ética;Orientações para elaboração de trabalhos acadêmicos por módulos: resenhas estudo de caso e seminário.Orientação para o trabalho de final de cursos – Projeto de Intervenção Neuropedagógico; Normas da ABNT.

Neuropsicopedagogia e Desenvolvimento Humano

Teorias contemporâneas da aprendizagem (seus pressupostos e suas relações pedagógicas). Relações entre psicologia, aprendizagem e desenvolvimento humano. Desenvolvimento psicossexual, psicossocial, cognitivo, moral, emocional. Hereditariedade x ambiente. A psicologia do desenvolvimento sob diferentes enfoques teóricos centrados na infância, adolescência e vida adulta.Perspectivas teórico-metodológicas do desenvolvimento e aprendizagem humanos. O ciclo vital.

Diagnósticos: Jogos, Testes e Provas

Oficina de reflexão teórico-prática sobre o jogo e suas relações com a aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural, cognitivo e emocional do ser humano. Vivência e análise de jogos. Procedimentos e recursos para a observação, análise e intervenção na situação lúdica.

• Práticas Inclusivas e Diversidade

Política Nacional de Inclusão na perspectiva da Educação Inclusiva. Atendimento educacional especializado.Conceitos de inclusão. Barreiras no processo de ensino aprendizagem.Culturas, políticas e práticas de inclusão.Preconceito e diferenças na escola.Educação para todos.Gestão escolar. Formação de Educadores para a Diversidade.

Educação e tecnologias

Diferentes softwares usados na educação e o papel de cada um no processo ensino-aprendizagem.Recursos pedagógicos e o processo de ensino com mídias digitais: aplicativos, internet, multimídia e outros.

Projetos interdisciplinares

Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transversalidade. Diálogos interdisciplinares e produção de conhecimento.Construção de projeto interdisciplinar. Diagnóstico e intervenção interdisciplinar.Interdisciplinaridade e trabalho em equipe.Desafios e perspectivas do trabalho interdisciplinar.

A Contribuição da Psicanálise à Neuropsicopedagogia

Bases teóricas do pensamento psicanalítico.Vínculos entre as questões sintomáticas e a representação corporal.Correntes que vinculam Psicanálise à Educação.Sintomas somatopsíquicos e psícossomáticos.

Psicopatologias e as Doenças Psiquiátricas

Questões relacionadas à saúde mental da criança e do adolescente. História crítica do conceito de doença mental, normal e patológico. Noções de psicopatologia. Distúrbios neurológicos, psicológicos e psiquiátricos. Modos de subjetivação na infância e na adolescência. Agressividade e sua relação com o desenvolvimento emocional. A depressão na infância.

Tratamentos farmacológicos e distúrbios de aprendizagem

Medicalização na educação e o impacto na saúde do estudante; Transtornos de aprendizagem;Desconstrução de diagnósticos e desmedicalização; A epidemia de diagnósticos medicalizantes que acabam por transformar problemas de educação em problemas de saúde. Farmacodinâmica das drogas mais conhecidas: ação, principio ativos, efeitos colaterais x efeitos adversos, desmames.Práticas efetivas para auxiliar a aprendizagem de estudantes com transtornos;Estudo de casos- trabalhos multidisciplinar; Recursos medicamentosos para down, autismo e TOC / TOD. Aspectos nutricionais e terapia off-label (lactose, glutem, canabidiol, dentre outros.)

Contribuição da Fonoaudiologia para Aprendizagem

.Análise,compreensão e intervenção junto ao PAC. Apraxia da fala(autismo e outras comorbidades).Consciência Fonológica. Método de alfabetização(fonético). Perda auditiva.

Dificuldades e Transtornos na Aprendizagem

TDHA/TDA/Hiperatividade/Impulsividade.Discalculia.Disgrafia.Dilexia.Dislalia.Dificuldades de aprendizagem.Sindrome de Down. Síndrome de Riley-Day (Visual).Baixa visão. Síndrome Cri-Du- Chat (Sindrome do Gato).

Educação de Pessoas com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Autismo, Altas habilidades/Superdotação

Transtornos gerais do desenvolvimento –TGD, deficiência intelectual, educação especial e os diferentes tipos de necessidades especiais.Transtornos, síndromes e potencialidades no âmbito da aprendizagem: distúrbio de atenção, memória, linguagem, dislexia, disgrafia, dislalia. Hiperatividade e déficit de atenção.Dinâmica neuropsicológica do conhecimento. Teoria da complexidade e da subjetividade na organização do conhecimento. Plasticidade cerebral e os estímulos neurais no processo de aprendizagem.Epilepsia.DSM V.CID 10. CID 11.Oficinas de materiais.Adaptação neurofuncional e neuroplasticidade (estimulação)Condição neurológica e funcional do down, autista e paralitico cerebraL.Terminologias e Definições. Principais mitos e concepções errôneas acerca das Altas Habilidades / Superdotação. Principais características: Inteligência, Criatividade e Motivação. Arcabouços teóricos. Procedimentos para a avaliação e identificação das Altas Habilidades / Superdotação. Promoção de desenvolvimento e estratégias de inclusão. Atendimento educacional especializado, enriquecimento curricular e aceleração.

Gerentologia: doenças degenerativas

Características das doenças degenrativas. Demência frontotemporal .Causas do esquecimento de memória. Fases da doença .Estimulação .Intervenção.

Neurolinguistica e Alfabetização: precursores da leitura e metodos de alfabetização

PNL aplicada a educação Comunicação não violenta na relação professor/ aluno Rapport Interpessoal Ferramentas do Coaching Infantil. Métodos de Alfabetização.

Avaliação Diagnóstica e Intervenção Psicopedagógica e Neuropsicopedagógica

Intervenção neuropsicopedagógica, e a solução dos problemas de aprendizagem.O diagnósticos neuropsicopedagógicos; Avaliar as funções cognitivo-sensoriais, como: atenção,percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, habilidades motoras e executivas. Estabelecer tipos de intervenção, de reabilitação particular e específica para indivíduos e/ou grupos de pacientes com disfunções adquiridas, genéticas, primariamente neurológicas ou secundariamente a outros distúrbios. Prevenção, avaliação e intervenção relacionadas à aprendizagem; Instrumentos de avaliação neuropsicopedagógico; questionários; atividades matemáticas, como resolução de cálculos, problemas, exercícios de lógica; escrita livre e dirigida, visando avaliar a grafia (qualidade da letra ou caligrafia); ortografia e produção textual; leitura (decodificação e compreensão); desenhos; jogos de construção, jogos simbólicos e com regras; interações grupais e testes de neurofeedbacks.

Prática Clínica em Neuropsicopedagógica

Elementos da Prática Psicopedagógica (EOCA/Anammese/ Provas e testes Piagetianos/devolutiva). – Oficina e confecção de materiais para intervenção para dificuldades/transtornos de aprendizagem/deficiências; Aulas específicas sobre TDHA/TDA/Disgrafia/Discalculia/TOD/Sindrome de Irlem. Análise/compreensão/ intervenção junto ao PAC; Apraxia da fala; – Considerações/análise e aplicação das provas/testes piagetianas; – Consciência fonológica e a memória de trabalho; – Testes/aplicação na neuropsicopedagogia; -TEA/ alfabetização e o atendimento.psicanálise na prática psicopedagógica. Técnicas do brincar.Projetos de Trabalho e Oficinas Temáticas.

Estágio  Supervisionado em Neuropsicopedagogia Institucional

Acompanhar casos em instituições de ensino cuja suspeita de transtornos de aprendizagem ou desenvolvimento sejam causa de problemas de aprendizagem ou comportamento. Enfoque na formação continuada da equipe pedagógica para reconhecimento, encaminhamento e possíveis estratégias de intervenção.

Estágio  Supervisionado em Neuropsicopedagogia Clínica

Construir diagnósticos e processos de intervenção de terapia auxiliar para tratamentos de transtornos e distúrbios de aprendizagem, comportamento e desenvolvimento. Enfoque na intervenção neuropsicopedagógica.

Seminário de Conclusão de Curso

Orientação teórico-metodológica para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Apresentação das equipes de trabalho.

Heloisa Delage | Coordenadora
Founder & CEO-Delage Treinamento em Educação | Psicopedagoga-UCB/RJ Pedagoga -CES /JF | Consultora e Assessora Educacional |Diretora Apostilada SEE/MG/ Coordenadora Acadêmica de cursos de Pós-graduação na área da educação | Organizadora de eventos acadêmicos, técnicos e científicos, como seminários e encontro de educadores de abrangência nacional e internacional.

Sérgio de Carvalho
Possui graduação em Educação Física e Desportos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002 – 2003), Pós-graduação em Neuropsicopedagogia pela UCAM (2015), responsável pela formação continuada dos professores de educação física da Prefeitura Municipal de Vila Velha – ES – BRA nos anos de 2007 e 2008. Coordenador do Departamento de Educação Física do Colégio Equipe de Juiz de Fora. Treinador das Equipes de Voleibol do Sport Club Juiz de Fora. Professor de pós-graduação da Faculdade Estácio JF (2009-2016), Professor de pós-graduação no IESPE (2016 até atualmente), Coordenador da Pós-graduação em Educação Física Escolar no IESPE (2019), Professor de Pós-graduação na Unipac-Barbacena-MG, Professor de Anatomia e Neuroanatomia no Curso de Fisioterapia da Universo Juiz de Fora-MG, Professor efetivo no Estado de Minas Gerais desde 2018, Tem experiência na área de Educação Física escolar, Ensino Superior, em treinamento desportivo, Educação Especial, Política publica de esporte e lazer, Gestão de projetos, em Gestão de Negócios e Resolução de Conflitos.

Adriana Sleutjes 
Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário UNIFMU (1999). Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz e Fora (UFJF). Mestre em Ciências, área de concentração: Neurologia, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).Especialista em Neuropsicologia pelo CNA/UFRJ. Especialista em Hipnose Ericksoniana pelo Instituto Milton Erikson de Juiz de Fora. Atualmente é Psicóloga Clínica, Professora de Pós- Graduação de várias IES e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (NUPES) da UFJF.

Ana Elisa Delage
Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000). Possui Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014) e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2006). É professora de Pós-graduação nas áreas das Ciências Humanas, com ênfase em Gestão e Currículo. Atuou na Formação de Gestores da Rede Pública, na modalidade a distância. Foi colaboradora do Centro de Políticas Publicas e Avaliação da Educação – CAEd – FADEPE da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é palestrante e colaboradora da Escola Hub, uma escola inovadora, bilíngue, ensino personalizado e baseado na metodologia de projetos

Karla Gabriel
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2011); Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1992); Pós-graduação em Educação Inclusiva e Tecnologia Assistiva(2018); Pós-graduação em Psicopedagogia (1997); Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2016), com ênfase em Educação Inclusiva. Professora do curso de Pedagogia da Faculdade do Sudeste Mineiro (FACSUM) e de Pós-graduação em Psicopedagogia da Faculdade Metodista GRANBERY. Atualmente atua como Supervisora do Núcleo de Psicopedagogia da Faculdade Metodista GRANBERY , orientando os atendimentos dos acadêmicos frente aos pacientes com dificuldades de aprendizagem, com deficiência, dislexia, discalculia, transtorno de escrita e de leitura, Transtorno do Espectro Autista (TEA), superdotação/altas habilidades . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento, Avaliação Educacional e inclusão em educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inclusão em educação, inclusão e exclusão, , temporalidades, complexidade, rotina escolar, lógicas escolares, planejamento , diversidade e inclusão. Experiência em atendimento psicopedagógico a pacientes com TEA.

Léa Staltimish
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1974), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor aposentado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, educação a distância e atendimento psicopedagógico. Desenvolve estudos na área de Neurociências e Aprendizagem e Psicopedagogia.

Mylene Santiago | Palestrante Convidada
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora , mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto e vice coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão da Universidade Federal de Juiz de Fora e pesquisadora do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inclusão em educação, currículo e atendimento educacional especializado.

Thiago Almeida |Doutor em Educação

Celi Oliviere |Especialista em Saúde Mental

Adriana Sleutjes |Mestre em Neurologia

Giovanni Montesano |Doutor em Engenharia Biomédica

Maria do Carmo |Doutora em Fonoaudiologia

Luciana Ribeiro |Mestrado em Educação

Leandro Cruz |Mestre em Clínica Médica

Leandro Rocha |

Juliana Célia |Doutora em Psisicologia

Cristina Vieira |Especialista em Neuropsicopedagogia

Márcia Fernanda |Doutora em Educação

Perguntas frequentes

Preciso ter curso superior para fazer esta pós-graduação?
Sim. O aluno precisa ter curso superior completo para se inscrever no curso.

Esta pós-graduação é autorizada pelo MEC?
Sim. Este curso é autorizado pelo MEC e segue todos os seus requisitos.

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Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional

Matrícula: R$ 95

Planos de pagamento:
À vista R$ 7.624,00
18 x R$ 448,50 = R$ 8.073,00
24 x R$ 355,00 = R$ 8.520,00
30 x R$ 299,00 = R$ 8.970,00 (valor normal)

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