• Fundamentos da Neurociência e da Neuropsicopedagogia (40h)
• Psicomotricidade e Aprendizagem (40h)
• Metodologia da Pesquisa I (10h)
• Neuropsicopedagogia e Desenvolvimento Humano (20h)
• Diagnósticos: Jogos, Testes e Provas (30h)
• Práticas Inclusivas e Diversidade (30h)
• Educação e Tecnologias (10h)
• Projetos Interdisciplinares (10h)
• A Contribuição da Psicanálise para a educação (20h)
• Psicopatologias e as Doenças Psiquiátricas (20h)
• Tratamentos Farmacológicos e Distúrbios de Aprendizagem (30h)
• Contribuição da Fonoaudiologia para Aprendizagem (20h)
• Dificuldades e Transtornos na Aprendizagem (30h)
• Educação de Pessoas com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Autismo, Altas Habilidades/Superdotação (30h)
• Gerontologia: Doenças Degenerativas (20h)
• Neurolinguistica e Alfabetização: Precursores da Leitura e Métodos de Alfabetização (20h)
• Avaliação Diagnóstica e Intervenção Psicopedagógica e Neuropsicopedagógica (40h)
• Prática Clinica em Neuropsicopedagógica (30h)
• Estágio Supervisionado em Neuropsicopedagogia Institucional (40h)
• Estágio Supervisionado em Neuropsicopedagogia Clínica (80h)
• Seminário de Conclusão de Curso (30h)
Ementa
Fundamentos da Neurociência e da Neuropsicopedagogia
Introdução aos fundamentos da neuropsicopedagogia. Noções básicas de neuroanatomia. Distúrbios da aprendizagem. Normas técnicas.Fundamentação técnica e científica, orientadas na anatomia e na fisiologia neural da aprendizagem. Fisiologia e as funções executivas e cognitivas do sistema nervoso central. Bases neurobiológicas da memória, inteligência e atenção. A neurociência e o estudo do sistema nervoso e suas ligações com toda a fisiologia do organismo.A relação entre cérebro e comportamento
Psicomotricidade e Aprendizagem
Conceito e história da psicomotricidade. Bases neuroanatômicas e psicológicas do desenvolvimento motor. Psicomotricidade e estimulação precoce. Desenvolvimento psicomotor da criança. Avaliação e identificação dos distúrbios psicomotores. Intervenções na área de psicomotricidade. Controle encefálico do movimento. Córtex Motor e os movimentos da fala, da escrita e da leitura. Construção da linguagem oral e escrita atrelada ao funcionamento cerebral. Cerebelo e funções nas habilidades dos movimentos. Aprendizagem através dos sentidos biológicos, estruturas e funções. Importância da respiração na aprendizagem. Rítmos do encéfalo e as síndromes motoras.Ciclo do sono. Vigíla, Ritmos circadianos e cronobiologia. Movimentos expressivos (Percepção e Comportamento).
Metodologia Cientifica I
Código de Ética;Orientações para elaboração de trabalhos acadêmicos por módulos: resenhas estudo de caso e seminário.Orientação para o trabalho de final de cursos – Projeto de Intervenção Neuropedagógico; Normas da ABNT.
Neuropsicopedagogia e Desenvolvimento Humano
Teorias contemporâneas da aprendizagem (seus pressupostos e suas relações pedagógicas). Relações entre psicologia, aprendizagem e desenvolvimento humano. Desenvolvimento psicossexual, psicossocial, cognitivo, moral, emocional. Hereditariedade x ambiente. A psicologia do desenvolvimento sob diferentes enfoques teóricos centrados na infância, adolescência e vida adulta.Perspectivas teórico-metodológicas do desenvolvimento e aprendizagem humanos. O ciclo vital.
Diagnósticos: Jogos, Testes e Provas
Oficina de reflexão teórico-prática sobre o jogo e suas relações com a aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural, cognitivo e emocional do ser humano. Vivência e análise de jogos. Procedimentos e recursos para a observação, análise e intervenção na situação lúdica.
• Práticas Inclusivas e Diversidade
Política Nacional de Inclusão na perspectiva da Educação Inclusiva. Atendimento educacional especializado.Conceitos de inclusão. Barreiras no processo de ensino aprendizagem.Culturas, políticas e práticas de inclusão.Preconceito e diferenças na escola.Educação para todos.Gestão escolar. Formação de Educadores para a Diversidade.
Educação e tecnologias
Diferentes softwares usados na educação e o papel de cada um no processo ensino-aprendizagem.Recursos pedagógicos e o processo de ensino com mídias digitais: aplicativos, internet, multimídia e outros.
Projetos interdisciplinares
Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transversalidade. Diálogos interdisciplinares e produção de conhecimento.Construção de projeto interdisciplinar. Diagnóstico e intervenção interdisciplinar.Interdisciplinaridade e trabalho em equipe.Desafios e perspectivas do trabalho interdisciplinar.
A Contribuição da Psicanálise à Neuropsicopedagogia
Bases teóricas do pensamento psicanalítico.Vínculos entre as questões sintomáticas e a representação corporal.Correntes que vinculam Psicanálise à Educação.Sintomas somatopsíquicos e psícossomáticos.
Psicopatologias e as Doenças Psiquiátricas
Questões relacionadas à saúde mental da criança e do adolescente. História crítica do conceito de doença mental, normal e patológico. Noções de psicopatologia. Distúrbios neurológicos, psicológicos e psiquiátricos. Modos de subjetivação na infância e na adolescência. Agressividade e sua relação com o desenvolvimento emocional. A depressão na infância.
Tratamentos farmacológicos e distúrbios de aprendizagem
Medicalização na educação e o impacto na saúde do estudante; Transtornos de aprendizagem;Desconstrução de diagnósticos e desmedicalização; A epidemia de diagnósticos medicalizantes que acabam por transformar problemas de educação em problemas de saúde. Farmacodinâmica das drogas mais conhecidas: ação, principio ativos, efeitos colaterais x efeitos adversos, desmames.Práticas efetivas para auxiliar a aprendizagem de estudantes com transtornos;Estudo de casos- trabalhos multidisciplinar; Recursos medicamentosos para down, autismo e TOC / TOD. Aspectos nutricionais e terapia off-label (lactose, glutem, canabidiol, dentre outros.)
Contribuição da Fonoaudiologia para Aprendizagem
.Análise,compreensão e intervenção junto ao PAC. Apraxia da fala(autismo e outras comorbidades).Consciência Fonológica. Método de alfabetização(fonético). Perda auditiva.
Dificuldades e Transtornos na Aprendizagem
TDHA/TDA/Hiperatividade/Impulsividade.Discalculia.Disgrafia.Dilexia.Dislalia.Dificuldades de aprendizagem.Sindrome de Down. Síndrome de Riley-Day (Visual).Baixa visão. Síndrome Cri-Du- Chat (Sindrome do Gato).
Educação de Pessoas com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Autismo, Altas habilidades/Superdotação
Transtornos gerais do desenvolvimento –TGD, deficiência intelectual, educação especial e os diferentes tipos de necessidades especiais.Transtornos, síndromes e potencialidades no âmbito da aprendizagem: distúrbio de atenção, memória, linguagem, dislexia, disgrafia, dislalia. Hiperatividade e déficit de atenção.Dinâmica neuropsicológica do conhecimento. Teoria da complexidade e da subjetividade na organização do conhecimento. Plasticidade cerebral e os estímulos neurais no processo de aprendizagem.Epilepsia.DSM V.CID 10. CID 11.Oficinas de materiais.Adaptação neurofuncional e neuroplasticidade (estimulação)Condição neurológica e funcional do down, autista e paralitico cerebraL.Terminologias e Definições. Principais mitos e concepções errôneas acerca das Altas Habilidades / Superdotação. Principais características: Inteligência, Criatividade e Motivação. Arcabouços teóricos. Procedimentos para a avaliação e identificação das Altas Habilidades / Superdotação. Promoção de desenvolvimento e estratégias de inclusão. Atendimento educacional especializado, enriquecimento curricular e aceleração.
Gerontologia: doenças degenerativas
Características das doenças degenrativas. Demência frontotemporal .Causas do esquecimento de memória. Fases da doença .Estimulação .Intervenção.
Neurolinguistica e Alfabetização: precursores da leitura e metodos de alfabetização
PNL aplicada a educação Comunicação não violenta na relação professor/ aluno Rapport Interpessoal Ferramentas do Coaching Infantil. Métodos de Alfabetização.
Avaliação Diagnóstica e Intervenção Psicopedagógica e Neuropsicopedagógica
Intervenção neuropsicopedagógica, e a solução dos problemas de aprendizagem.O diagnósticos neuropsicopedagógicos; Avaliar as funções cognitivo-sensoriais, como: atenção,percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, habilidades motoras e executivas. Estabelecer tipos de intervenção, de reabilitação particular e específica para indivíduos e/ou grupos de pacientes com disfunções adquiridas, genéticas, primariamente neurológicas ou secundariamente a outros distúrbios. Prevenção, avaliação e intervenção relacionadas à aprendizagem; Instrumentos de avaliação neuropsicopedagógico; questionários; atividades matemáticas, como resolução de cálculos, problemas, exercícios de lógica; escrita livre e dirigida, visando avaliar a grafia (qualidade da letra ou caligrafia); ortografia e produção textual; leitura (decodificação e compreensão); desenhos; jogos de construção, jogos simbólicos e com regras; interações grupais e testes de neurofeedbacks.
Prática Clínica em Neuropsicopedagógica
Elementos da Prática Psicopedagógica (EOCA/Anammese/ Provas e testes Piagetianos/devolutiva). – Oficina e confecção de materiais para intervenção para dificuldades/transtornos de aprendizagem/deficiências; Aulas específicas sobre TDHA/TDA/Disgrafia/Discalculia/TOD/Sindrome de Irlem. Análise/compreensão/ intervenção junto ao PAC; Apraxia da fala; – Considerações/análise e aplicação das provas/testes piagetianas; – Consciência fonológica e a memória de trabalho; – Testes/aplicação na neuropsicopedagogia; -TEA/ alfabetização e o atendimento.psicanálise na prática psicopedagógica. Técnicas do brincar.Projetos de Trabalho e Oficinas Temáticas.
Estágio Supervisionado em Neuropsicopedagogia Institucional
Acompanhar casos em instituições de ensino cuja suspeita de transtornos de aprendizagem ou desenvolvimento sejam causa de problemas de aprendizagem ou comportamento. Enfoque na formação continuada da equipe pedagógica para reconhecimento, encaminhamento e possíveis estratégias de intervenção.
Estágio Supervisionado em Neuropsicopedagogia Clínica
Construir diagnósticos e processos de intervenção de terapia auxiliar para tratamentos de transtornos e distúrbios de aprendizagem, comportamento e desenvolvimento. Enfoque na intervenção neuropsicopedagógica.
Seminário de Conclusão de Curso
Orientação teórico-metodológica para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Apresentação das equipes de trabalho.
Heloisa Delage | Coordenadora
Founder & CEO-Delage Treinamento em Educação | Psicopedagoga-UCB/RJ Pedagoga -CES /JF | Consultora e Assessora Educacional |Diretora Apostilada SEE/MG/ Coordenadora Acadêmica de cursos de Pós-graduação na área da educação | Organizadora de eventos acadêmicos, técnicos e científicos, como seminários e encontro de educadores de abrangência nacional e internacional.
Sérgio de Carvalho
Possui graduação em Educação Física e Desportos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002 – 2003), Pós-graduação em Neuropsicopedagogia pela UCAM (2015), responsável pela formação continuada dos professores de educação física da Prefeitura Municipal de Vila Velha – ES – BRA nos anos de 2007 e 2008. Coordenador do Departamento de Educação Física do Colégio Equipe de Juiz de Fora. Treinador das Equipes de Voleibol do Sport Club Juiz de Fora. Professor de pós-graduação da Faculdade Estácio JF (2009-2016), Professor de pós-graduação no IESPE (2016 até atualmente), Coordenador da Pós-graduação em Educação Física Escolar no IESPE (2019), Professor de Pós-graduação na Unipac-Barbacena-MG, Professor de Anatomia e Neuroanatomia no Curso de Fisioterapia da Universo Juiz de Fora-MG, Professor efetivo no Estado de Minas Gerais desde 2018, Tem experiência na área de Educação Física escolar, Ensino Superior, em treinamento desportivo, Educação Especial, Política publica de esporte e lazer, Gestão de projetos, em Gestão de Negócios e Resolução de Conflitos.
Adriana Sleutjes
Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário UNIFMU (1999). Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz e Fora (UFJF). Mestre em Ciências, área de concentração: Neurologia, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).Especialista em Neuropsicologia pelo CNA/UFRJ. Especialista em Hipnose Ericksoniana pelo Instituto Milton Erikson de Juiz de Fora. Atualmente é Psicóloga Clínica, Professora de Pós- Graduação de várias IES e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (NUPES) da UFJF.
Ana Elisa Delage
Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000). Possui Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014) e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2006). É professora de Pós-graduação nas áreas das Ciências Humanas, com ênfase em Gestão e Currículo. Atuou na Formação de Gestores da Rede Pública, na modalidade a distância. Foi colaboradora do Centro de Políticas Publicas e Avaliação da Educação – CAEd – FADEPE da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é palestrante e colaboradora da Escola Hub, uma escola inovadora, bilíngue, ensino personalizado e baseado na metodologia de projetos
Karla Gabriel
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2011); Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1992); Pós-graduação em Educação Inclusiva e Tecnologia Assistiva(2018); Pós-graduação em Psicopedagogia (1997); Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2016), com ênfase em Educação Inclusiva. Professora do curso de Pedagogia da Faculdade do Sudeste Mineiro (FACSUM) e de Pós-graduação em Psicopedagogia da Faculdade Metodista GRANBERY. Atualmente atua como Supervisora do Núcleo de Psicopedagogia da Faculdade Metodista GRANBERY , orientando os atendimentos dos acadêmicos frente aos pacientes com dificuldades de aprendizagem, com deficiência, dislexia, discalculia, transtorno de escrita e de leitura, Transtorno do Espectro Autista (TEA), superdotação/altas habilidades . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento, Avaliação Educacional e inclusão em educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inclusão em educação, inclusão e exclusão, , temporalidades, complexidade, rotina escolar, lógicas escolares, planejamento , diversidade e inclusão. Experiência em atendimento psicopedagógico a pacientes com TEA.
Léa Staltimish
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1974), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor aposentado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, educação a distância e atendimento psicopedagógico. Desenvolve estudos na área de Neurociências e Aprendizagem e Psicopedagogia.
Mylene Santiago | Palestrante Convidada
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora , mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto e vice coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão da Universidade Federal de Juiz de Fora e pesquisadora do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inclusão em educação, currículo e atendimento educacional especializado.
Thiago Almeida |Doutor em Educação
Celi Oliviere |Especialista em Saúde Mental
Adriana Sleutjes |Mestre em Neurologia
Giovanni Montesano |Doutor em Engenharia Biomédica
Maria do Carmo |Doutora em Fonoaudiologia
Luciana Ribeiro |Mestrado em Educação
Leandro Cruz |Mestre em Clínica Médica
Leandro Rocha |
Juliana Célia |Doutora em Psisicologia
Cristina Vieira |Especialista em Neuropsicopedagogia
Márcia Fernanda |Doutora em Educação