As contribuições dos estudos da Linguagem, Cognição e Alfabetização para a prática neuropsicopedagógica

O que você vai ler

Linguagem e Cognição na formação do neuropsicopedagogo

No dia 05 de fevereiro, a Faculdade Ensine, em Juiz de Fora, irá retornar as aulas da Pós- graduação em Neuropiscopedagogia Clínica e Institucional.

Para esse encontro, a professora Mestra Paula Rinaldi prepara uma aula sobre “As contribuições dos estudos da Linguagem, Cognição e Alfabetização para a prática neuropsicopedagógica e como aplicá-la em pacientes”.

Leia também

Afinal, como o cérebro aprende?

Quais os sonhos e os medos das crianças em sala de aula?

Por que fazer Pós-Graduação em Educação (e como escolher a certa)

Segundo Rinaldi, o tema Linguagem, Cognição e Alfabetização é de extrema relevância na formação do neuropsicopedagogo, já que a linguagem, parte da cognição humana, irá transpor toda a mediação e intervenção da atuação deste profissional, em âmbito clínico e institucional.  

Dessa forma, compreender a relação da linguagem e cognição nas tarefas associadas às funções executivas é parte importante para o processo investigativo da prática neuropsicopedagógica. 

Assim, muito além de avaliar velocidade de leitura e a nomeação rápida, o olhar do especialista deve abranger e distinguir quais habilidades (ou inabilidades) da linguagem se referem aos aspectos sociais, cognitivos ou linguísticos 

A partir desta percepção, traçar um plano terapêutico que seja assertivo, definindo estratégias e até mesmo compreendendo o seu lugar de atuação frente às referidas áreas da linguagem.   

A importância deste estudo se acentua no presente cenário da educação, onde as pesquisas já apontam déficits significativos na evolução da aprendizagem das nossas crianças, tornando, mais uma vez, imprescindível à compreensão do quanto o afastamento das crianças dos ambientes permeados pelos diálogos, comandos, leitura e escrita interferem diretamente na cognição infantil, engrandecendo o papel da linguagem em nossas vidas.

Esse conteúdo faz parte da grade de disciplinas do curso de Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clinica e Institucional, da Faculdade Ensine, de Juiz de Fora.

A Faculdade de prepara para a sua sexta turma do curso, com a coordenação de Heloísa Delage,  começando em 19 de Fevereiro. Dessa vez, com aulas por videoconferência, acontecendo ao vivo, mas com a possibilidade do aluno assistir a partir do computador ou celular.

Para conhecer essa e outras disciplinas e fazer sua inscrição, clique aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de ler

Dia do Professor

Estamos em recesso

Neste dia 15 de outubro de 2025, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.

Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!

Bom descanso!