As contribuições dos estudos da Linguagem, Cognição e Alfabetização para a prática neuropsicopedagógica

O que você vai ler

Linguagem e Cognição na formação do neuropsicopedagogo

No dia 05 de fevereiro, a Faculdade Ensine, em Juiz de Fora, irá retornar as aulas da Pós- graduação em Neuropiscopedagogia Clínica e Institucional.

Para esse encontro, a professora Mestra Paula Rinaldi prepara uma aula sobre “As contribuições dos estudos da Linguagem, Cognição e Alfabetização para a prática neuropsicopedagógica e como aplicá-la em pacientes”.

Leia também

Afinal, como o cérebro aprende?

Quais os sonhos e os medos das crianças em sala de aula?

Por que fazer Pós-Graduação em Educação (e como escolher a certa)

Segundo Rinaldi, o tema Linguagem, Cognição e Alfabetização é de extrema relevância na formação do neuropsicopedagogo, já que a linguagem, parte da cognição humana, irá transpor toda a mediação e intervenção da atuação deste profissional, em âmbito clínico e institucional.  

Dessa forma, compreender a relação da linguagem e cognição nas tarefas associadas às funções executivas é parte importante para o processo investigativo da prática neuropsicopedagógica. 

Assim, muito além de avaliar velocidade de leitura e a nomeação rápida, o olhar do especialista deve abranger e distinguir quais habilidades (ou inabilidades) da linguagem se referem aos aspectos sociais, cognitivos ou linguísticos 

A partir desta percepção, traçar um plano terapêutico que seja assertivo, definindo estratégias e até mesmo compreendendo o seu lugar de atuação frente às referidas áreas da linguagem.   

A importância deste estudo se acentua no presente cenário da educação, onde as pesquisas já apontam déficits significativos na evolução da aprendizagem das nossas crianças, tornando, mais uma vez, imprescindível à compreensão do quanto o afastamento das crianças dos ambientes permeados pelos diálogos, comandos, leitura e escrita interferem diretamente na cognição infantil, engrandecendo o papel da linguagem em nossas vidas.

Esse conteúdo faz parte da grade de disciplinas do curso de Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clinica e Institucional, da Faculdade Ensine, de Juiz de Fora.

A Faculdade de prepara para a sua sexta turma do curso, com a coordenação de Heloísa Delage,  começando em 19 de Fevereiro. Dessa vez, com aulas por videoconferência, acontecendo ao vivo, mas com a possibilidade do aluno assistir a partir do computador ou celular.

Para conhecer essa e outras disciplinas e fazer sua inscrição, clique aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de ler

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

Estamos de recesso neste Carnaval!

Do dia 03 até o dia 05 de fevereiro de 2025, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.

Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!

Bom descanso!