As contribuições dos estudos da Linguagem, Cognição e Alfabetização para a prática neuropsicopedagógica

Sumário

Linguagem, Cognição e Alfabetização é de extrema relevância na formação do neuropsicopedagogo

No dia 05 de fevereiro, a Faculdade Ensine, em Juiz de Fora, irá retornar as aulas da Pós- graduação em Neuropiscopedagogia Clínica e Institucional.

Para esse encontro, a professora Mestra Paula Rinaldi prepara uma aula sobre As contribuições dos estudos da Linguagem, Cognição e Alfabetização para a prática neuropsicopedagógica e como aplicá-la em pacientes. 

Segundo Rinaldi, o tema Linguagem, Cognição e Alfabetização é de extrema relevância na formação do neuropsicopedagogo, já que a linguagem, parte da cognição humana, irá transpor toda a mediação e intervenção da atuação deste profissional, em âmbito clínico e institucional.  

Dessa forma, compreender a relação da linguagem e cognição nas tarefas associadas às funções executivas é parte importante para o processo investigativo da prática neuropsicopedagógica. 

Assim, muito além de avaliar velocidade de leitura e a nomeação rápida, o olhar do especialista deve abranger e distinguir quais habilidades (ou inabilidades) da linguagem se referem aos aspectos sociais, cognitivos ou linguísticos 

A partir desta percepção, traçar um plano terapêutico que seja assertivo, definindo estratégias e até mesmo compreendendo o seu lugar de atuação frente às referidas áreas da linguagem.   

A importância deste estudo se acentua no presente cenário da educação, onde as pesquisas já apontam déficits significativos na evolução da aprendizagem das nossas crianças, tornando, mais uma vez, imprescindível à compreensão do quanto o afastamento das crianças dos ambientes permeados pelos diálogos, comandos, leitura e escrita interferem diretamente na cognição infantil, engrandecendo o papel da linguagem em nossas vidas.

Esse conteúdo faz parte da grade de disciplinas do curso de Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clinica e Institucional, da Faculdade Ensine, de Juiz de Fora.

A Faculdade de prepara para a sua sexta turma do curso, com a coordenação de Heloísa Delage,  começando em 19 de Fevereiro. Dessa vez, com aulas por videoconferência, acontecendo ao vivo, mas com a possibilidade do aluno assistir a partir do computador ou celular.

Para conhecer essa e outras disciplinas e fazer sua inscrição, clique aqui.

 

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Conteúdo EnsinE

Metodologia EnsinE – A revolução do aprendizado personalizado

A metodologia de ensino é o coração de todo projeto de educação. É a partir dela que as diferenças acontecem. Cada modelo cria um processo de aprendizagem próprio e esse, por sua vez, permite aos estudantes desenvolvimentos distintos. Nesse texto, você vai entender o que é Metodologia de Ensino e como funciona o modelo adotado

Continuar lendo »
NEUROPSICOPEDAGOGIA
Educação

Pós-Graduação promove aula de Estágio Psicomotricidade Transtornos na Aprendizagem

Pós-Graduação promove aula de Estágio Clínico, Psicomotricidade na prática pedagógica e aula de Transtornos na Aprendizagem O primeiro final de semana do mês de Abril será marcado por grandes aulas no curso da Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, coordenados pela educadora Heloísa Delage, pela Faculdade EnsinE. A terceira turma, que iniciou em 2020, se

Continuar lendo »
Contribuições da Fonoaudiologia para a Neuropsicopedagogia
Educação

Contribuições da Fonoaudiologia para a Neuropsicopedagogia

No último final de semana (12), a Faculdade Ensine prepara a aula de Contribuições da Fonoaudiologia para a atuação do Neuropsicopedagogia . Mais uma aula do curso de Pós Graduação em Neuropiscopedagogia Clínica e Institucional, coordenado por Heloísa Delage. A aula será dada pela professora Fernanda Braga, Mestra e PhD em Ciências pela Fiocruz, e

Continuar lendo »
Estágio Supervisionado
Educação

EnsinE terá aula de estágio institucional e intervenção com jogos

As turmas três e cinco recebem aulas de estágio institucional e intervenção com jogos Acontece final de semana, a Faculdade EnsinE se prepara para receber às aulas da Pós-Graduação em educação, com o curso de Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, coordenados pela educadora Heloísa Delage, com aulas de estágio institucional e intervenção com jogos A terceira turma

Continuar lendo »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.