Do Colombo para a Colômbia

O que você vai ler

Fazendinhando realizará intercâmbio de conhecimento e gestão de comunidades em Bogotá

Autora: Ester Carro (@ster.carro)

São Paulo, 2021 – Uma comunidade vibrante e dinâmica, mas com diversas carências. Esse é o Jardim Colombo, na zona oeste de São Paulo, uma comunidade com cerca de 15 mil moradores e que num modelo de gestão horizontal e compartilhada, com o apoio de entidades públicas e privadas, construiu um movimento de regeneração territorial com desenvolvimento cultural, educacional e social, feito por e para os moradores, o Fazendinhando.

Liderado por Ester Carro, arquiteta e urbanista social que, com apenas 26 anos, já muda a história da Comunidade onde nasceu e vive, apoiada por seu pai, Ivanildo de Oliveira, líder comunitário e presidente da União dos Moradores, os líderes irão a Bogotá, na Colômbia, para capitanear novos aprendizados no modelo de gestão de projetos sociais local para trazer ao Brasil. Ao lado de Ester, estão aprovados para o intercâmbio Erik Luan, estudante de Saúde Pública na Universidade de São Paulo, e Kamilla Bianca, videomaker e fotógrafa.

“Um dos objetivos é ampliar o networking, conhecer diferenças que existem dentro da América Latina neste âmbito e entender como as transformações acontecem por lá. Serão 45 dias de muito aprendizado”, explica Ester Carro, presidente do Fazendinhando.

A imersão se dará junto à ONG Fundação Fundación Jesús El Buen Pastor, uma organização social que orienta suas atividades no planejamento, gestão e execução de projetos sociais para crianças. O intercâmbio foi construído e aprovado com intermédio da AIESEC, plataforma internacional que permite que os jovens explorem e desenvolvam seu potencial de liderança e tenham um impacto positivo na sociedade em diversos locais em todo mundo.

Registro de ação no Fazendinhando, no Jardim Colombo, em São Paulo

Ao chegar em Bogotá, o desafio de Ester, Erik e Kamilla será estruturar um projeto para a comunidade em que a Fundação Fundación Jesús El Buen Pastor atua. Requisitos prévios foram analisados antes da aprovação do intercâmbio, entre eles o conhecimento de gestão de projetos sociais aqui no Brasil.

Sobre o Fazendinhando

O Fazendinhando surgiu no final de 2017 com a missão de transformar um lixão em parque, já que a comunidade não possui nenhuma área verde comum, dando início à construção do Parque Fazendinha. O parque, ainda em obras, já proporcionava, além da área de convivência, atividades aos moradores. Com a chegada da pandemia, as obras e atividades tiveram que parar respeitando o isolamento social e o movimento deu início às ações de suporte às famílias diante da situação de vulnerabilidade de muitas delas.

Foi também em meio a tantos desafios impostos pela pandemia que novos projetos surgiram, como o Fazendeiras e o Fazendolar. O primeiro prepara as mulheres do Jardim Colombo para atuação na cozinha e na construção civil e o segundo conecta estudantes de arquitetura, engenharia, design e áreas afins com o Jardim Colombo, registrando o seu contato com a comunidade por meio de desenhos, fotografias, vídeos, textos, poesias, integrando assim a cidade formal com a cidade informal.

Dessa forma, o movimento Fazendinhando se fortalece e passa a ter três projetos fundamentais: Parque Fazendinha, Fazendeiras e Fazendolar.Saiba mais sobre o projeto acessando o site do projeto fazendinhando.org.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de ler

Dia do Professor

Estamos em recesso

Neste dia 15 de outubro de 2025, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.

Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!

Bom descanso!