Entenda o que é metodologia de ensino e por que a nossa é especial

O QUE VOCÊ VAI LER

A metodologia de ensino é o coração de todo projeto de educação. É a partir dela que as diferenças acontecem.

Cada modelo cria um processo de aprendizagem próprio e esse, por sua vez, permite aos estudantes desenvolvimentos distintos.

Nesse texto, você vai entender o que é metodologia de ensino e como funciona o modelo adotado pela EnsinE, a faculdade em Juiz de Fora que está transformando a educação.

O que é metodologia de ensino e por que ela é importante?

Metodologia de ensino são as ferramentas usadas pelos professores para ensinar aos alunos. Cada professor tem um método para motivar crianças e jovens a aprender. Essas ferramentas podem ser adaptadas para atender às necessidades individuais de cada aluno, garantindo um aprendizado mais eficaz.

Vamos fazer um exercício de pensamento.

Suponha que Paulo e André, dois irmãos gêmeos idênticos, são matriculados em escolas com metodologias de ensino diferentes. Por mais que os dois se pareçam, ao final do percurso de aprendizagem eles dificilmente terão as mesmas habilidades e visões de mundo, concorda?

Isso porque uma escola baseada em memorização e disciplina cria alunos diferentes daquela baseada em experimentação e criatividade; que cria alunos diferentes das baseadas em pesquisa e pensamento crítico, e assim por diante. As metodologias são um jogo de ferramentas, preceitos e reforços que dão vida às experiências de ensino.

Não por acaso, os educadores dedicam-se há mais de 100 anos a inventar novos modelos e paradigmas para os espaços de formação. E aqui na Faculdade EnsinE nós temos muito orgulho em fazer parte dessa história.

Nós acreditamos que a educação superior de qualidade deve estar em constante diálogo com as transformações do mundo. Nossa faculdade em Juiz de Fora traz os estudantes para o centro do palco da sua formação.

É o interesse, a criatividade e a inovação que cada estudante traz o que dita o ritmo e a intensidade do aprendizado.

Metodologia de ensino da Faculdade EnsinE

A gente sabe que escolher um curso superior não é fácil. Este é, sem dúvidas, um dos momentos mais importantes na carreira profissional de qualquer pessoa.

Um bom critério para fazer a escolha certa é pesquisar sobre a metodologia de ensino da faculdade que você quer. Lembra que ela é o coração da educação? Você não vai querer passar os anos mais importantes da sua vida refém de corações duros, fracos ou sem paixão, vai?

A metodologia da Faculdade EnsinE é o resultado de anos de pesquisa e construção coletiva. E nós somos apaixonados por ela porque funciona!

 

A evolução dos nossos estudantes em relação a outras faculdades em Juiz de Fora é notória. A metodologia da Faculdade EnsinE cria experiências em sala de aula mais dinâmicas e ricas.

Nosso modelo está ancorado em três pilares:

  • Andragogia
  • Método de avaliação Keller
  • Estudante como agente ativo

Andragogia

Andragogia é uma palavra que vem do grego e significa “educação de adultos”. Esse tipo de educação toma a experiência de vida dos estudantes como referencial para o aprendizado.

Neste primeiro pilar, a construção do conhecimento está sempre atrelada à resolução de problemas, desejos e inquietações profissionais e pessoais. É um caminho de significação e colaboração.

Método de avaliação Keller

Também chamado de Sistema Personalizado de Instrução (SPI), o método de avaliação Keller surgiu na década de 1960 e foi testado especialmente nas universidades dos EUA. Criado por Fred Keller, o modelo parte do princípio que uma aprendizagem eficaz é composta:

  • Conteúdo organizado em módulos
  • Monitoramento constante
  • Instrução individualizada
  • Domínio do conteúdo
  • Consumo ativo dos materiais de ensino

O professor da EnsinE Sérgio de Carvalho define cada aula como “um ciclo completo”, incluindo aí os processos de avaliação:

“Adicionamos os conceitos de metodologias ativas para tornar a experiência de sala de aula mais eficiente, levando ao nosso aluno processos de desenvolvimento baseado em evidências, o que garantirá aumento de desempenho real no processo de aprendizagem. Como o aluno deixa de ser agente passivo, a figura do professor passa a ser a de um promotor de experiências eficientes e mentor em todos os níveis de produção do saber.”

Estudante como agente ativo

Por fim, o tripé da nossa metodologia de ensino fica completo com a mudança de foco em relação aos estudantes. Em nossos cursos de graduação, pós-graduação e extensão, entendemos os estudantes como agentes ativos do processo de aprendizagem.

O propósito do modelo que adotamos é promover uma experiência de ensino personalizada, com foco no desempenho e na construção de autonomia. É dessa maneira que buscamos dar aos estudantes as condições necessárias para desenvolverem as competências e habilidades mais buscadas no mercado de trabalho.

“Independentemente da escolha profissional, o mercado tende a ser bastante desafiador. Pensando nisso, o desenho metodológico de mentoria se estende para aulas práticas e estágios. O aluno terá apoio integral em seu desenvolvimento, melhorando a sua performance e desempenho tanto na aprendizagem quanto na aplicação do conhecimento”, afirma Sérgio.

O papel dos professores na metodologia de ensino

No nosso modelo, os professores funcionam como facilitadores do processo de aprendizagem. Eles são os mentores que irão acompanhar, instigar e conduzir o desempenho do estudante.

A metodologia da EnsinE é desenhada para funcionar horizontalmente. Os processos de gestão são colaborativos e tanto professores quanto estudantes são instados a participar. No fim “todos colaboram para o êxito do programa”, lembra Sérgio.

“Um exemplo disso são nossas salas de aulas integradas aos laboratórios. O objetivo é fazer com que o recurso didático esteja sempre disponível tanto para o professor quanto para subsidiar as intervenções com os alunos”, destaca.

Conhecendo o modelo

A equipe de professores da EnsinE possui reconhecimento nacional e destaca-se por ser formada por empreendedores bem sucedidos em suas áreas.

Todo docente que chega à EnsinE passa por um processo de coaching para assimilarem nossa metodologia. É neste momento que os educadores recebem as ferramentas e preceitos do modelo e passam a desenhar estratégias e caminhos de aprendizado com outros colegas, o que reforça a gestão horizontal.

Nosso objetivo é que o professor se sinta seguro e confortável para aplicar sua expertise na gestão do conteúdo em sala de aula e nas atividades fins.

Ferramentas digitais de apoio

Por fim, nosso ecossistema de educação é municiado com as melhores ferramentas digitais. Ferramentas como Kahoot e Plickers são importantes para mantermos um monitoramento dinâmico da aquisição de competências por nossos estudantes.

Com o uso das ferramentas digitais, os professores da EnsinE têm acesso a uma nova dimensão da sala de aula, focada na centralidade dos dados. Através de gráficos e leituras de dados, nós conseguimos identificar dificuldades, potenciais e tendências entre os alunos.

Tudo é feito para levar a personalização do ensino aos melhores níveis de performance. É assim que estamos mudando a educação e a vida das pessoas.

Agora que você já conhece nossa metodologia de ensino, que tal dar uma olhada nos nossos cursos?

2 comentários em “Entenda o que é metodologia de ensino e por que a nossa é especial”

  1. É com grande alegria que li todo o conteúdo! Compartilho dos mesmos ideais, e já trabalho com esta proposta junto aos meus alunos (mesmo que ainda crianças), pois acredito que a mudança tem que começar na base.
    Faz todo sentido a metodologia da Faculdade Ensin.E, criar profissionais capazes de trabalhar com essa nova geração.
    Desculpa a ousadia, mas tenho muito interesse em fazer parte da equipe de professores desta Faculdade.

    Responder

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Educação

Educação empreendedora, que ideia é essa?

A educação empreendedora é uma poderosa ferramenta de apoio na formulação e realização dos sonhos e projetos de vida do estudante. Ela estimula o protagonismo, conectando conhecimento e atitude, promovendo uma educação colaborativa com a comunidade e impulsionando a inovação no mundo do trabalho. A história começa assim: O mundo, antes estável e repetitivo, começa a se transformar em outro graças a novas tecnologias, ideias e acontecimentos históricos. Para dirigir e modular esses fatores de transformação, surge a proposta de

Continuar lendo »
Educação

O que é neuropsicopedagogia e por que ela é importante?

NEU-RO-PSI-CO-PE-DA-GO-GI-A. O nome já é impressionante por si só, mas as contribuições que esse campo de estudos vem trazendo para a educação e atendimento psicológico são ainda mais interessantes. Se você é profissional de educação ou de saúde mental, já deve saber que a neuroeducação está em alta no mercado. Talvez o que você não saiba, no entanto, é definir o que é neuropsicopedagogia. Ou, então, o que torna este campo de especialidade tão procurado em escolas e clínicas. Nascida da interseção

Continuar lendo »
Carteiras de madeira vazias em uma sala de aula tradicional
Educação

Educação Contemporânea, muito além da sala de aula

Na educação contemporânea, os desafios surgem para fortalecer laços entre professores, alunos e famílias, incentivando um aprendizado mais participativo. Tema é debatido no VII Seminário Internacional de Educação Contemporânea realizado pela EnsinE.  Educar vai muito além da sala de aula. O educador é um cultivador: ele seleciona, espalha e cuida das sementes que transformarão a maneira como as coisas são ao seu redor, na sua cidade, no seu país, no mundo. E todo bom cultivador sabe que cada cultivar tem

Continuar lendo »
Educação

Como escolher a faculdade certa quando o futuro é incerto?

Como escolher a faculdade certa para ter um bom futuro profissional? Eis a questão que mora na cabeça dos vestibulandos em busca das melhores vagas ofertadas pelas Instituições de Ensino Superior. Nessa hora, quem conseguiu ser pelo menos consistente no ENEM – ou seja, atingiu os famosos 450 pontos e não zerou a redação – se vê diante de inúmeras ponderações. Qual curso escolher? Sigo meus sonhos ou busco uma profissão segura? Afinal de contas, o que vai ser do

Continuar lendo »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.