Iluminação Cênica em Foco

A Faculdade EnsinE iniciará, no dia 5 de outubro, o curso de extensão em Iluminação Cênica, com o renomado professor Rodrigo Costa Assis, autor do livro DESIGN DA ILUMINAÇÃO – Iluminação Cênica de um espetáculo teatral.

O curso será ministrado online ao vivo pelo Teams, de 5 a 7 de outubro e continuando de 18 a 21 de outubro, sempre das 19 às 22:00, totalizando 21 horas de rico aprendizado. O professor Rodrigo vai sortear um exemplar do livro entre os inscritos do curso.

O livro é uma reflexão necessária para se entender mais sobre a iluminação, que tem como tema o processo de criação da luz do espetáculo PLURAL, da Cia de Teatro Nu Escuro. A obra faz um levantamento da história da luz, teatro e cenografia com suas principais influências, fontes de luz, equipamentos analógicos e digitais e como documentar todo o processo, imprescindível para todo entusiasta da iluminação.

Rodrigo “Horse”, como é mais conhecido, é Iluminador Cênico há mais de 20 anos, Premiado Diretor Técnico de Festivais Nacionais e Internacionais e servidor da UFG como iluminador, informa que o curso promove a aproximação de áreas importantes para a formação do Artista da Luz, em especial as artes visuais.

Rodrigo realiza grandes espetáculos como a Paixão de Cristo em Goiânia há 12 anos, sendo esse evento, por si só, grandioso: são cerca de 15 mil pessoas, uma área cênica de 4000 m2 e quase 3 horas de encenação.

A cantata da Igreja do Rosário de Goiás, para a TV Record, também foi outro lindo projeto com a assinatura do talentoso e premiado profissional, dentro outros inúmeros eventos nacionais e internacionais.

 

Um dos propósitos do curso é unir tecnologia de ponta através dos softwares de programação da iluminação. O aluno usará softwares de controle de luz e programas para trabalhar com plantas baixas e 3D, todos gratuitos.

“A iluminação cênica é uma área da iluminação com muitas possibilidades de aplicação em segmentos diversos, começando com as artes cênicas, passando por shows e espetáculos até eventos arquiteturais e de interiores”.

A quem se destina?

O curso é voltado para profissionais de uma ampla gama de atuação como

  • Arquitetura;
  • Engenharia civil;
  • Designer de interiores;
  • Artes cênicas;
  • Direção de arte;
  • Artes plásticas;
  • Produção cênica;
  • Técnicos de iluminação;
  • Lighting designers;
  • Programadores de iluminação;
  • Decoradores.

Rodrigo destaca que, como o curso começa do básico, qualquer pessoa interessada em aprender tudo sobre luz, mesmo que não seja da área de iluminação, pode se inscrever e terá a opção de conhecer uma profissão encantadora e muito importante, principalmente agora em um momento de retorno dos eventos.

Área de atuação do iluminador cênico

O Iluminador Cênico cria o clima certo para o espetáculo, as ambientações do enredo e dá ênfase ao que realmente importa. O iluminador ou lighting designer é o responsável por elaborar projetos (desenhos de luz), coordenar todos os sistemas de iluminação dentro de um espaço (interno ou externo) e fazer o evento “brilhar”.

O iluminador cênico pode atuar, por exemplo em:

  • Produção e montagem de estruturas de iluminação;
  • Shows e eventos;
  • Cenários;
  • Produção cenográfica;
  • Atendimentos para congressistas e palestrantes;
  • Iluminação fotográfica.

 Objetivos da Iluminação Cênica

A iluminação cênica é a arte de projetar fontes de luz com foco, temperatura e cor.

A iluminação cênica tem o poder de mudar as sensações que acontecem sobre o palco sendo essencial para definir os detalhes que fazem destacar e realçar todo o cenário, transformando os artistas e o ambiente em um entretenimento fantástico. Dentre os objetivos, podemos citar:

Iluminação – permite que o espectador veja o que está se passando no cenário;

Descentralização – faz com que a concentração das pessoas fique nos atores;

Foco – dirige a atenção da audiência para um ponto determinado;

Cor – permite que o momento cenográfico seja acentuado, criando um ambiente emocional;

Espaço e tempo – permite efeitos que criam ilusão de mudanças de tempo e local entre as cenas;

Enredo – a luz pode integrar o próprio enredo, ativando efeitos como raios,  integrado na própria ação.

 Iluminação Cênica na Arquitetura

Os elementos usados na Arquitetura são cada vez mais valorizadas quando se usa os conceitos de iluminação cênica, pois pela sua aplicação no projeto, nosso olhar é conduzido a observar todos os detalhes que trazem harmonia e beleza para uma construção.

Essa magia só é possível com a elaboração de um desenho de luz muito bem projetado. Hoje, vários arquitetos têm buscado iluminadores cênicos para trabalharem em conjunto dentro dos seus projetos.

É nessa hora que o conhecimento de luz cênica de um lighting designer é necessário. A mesma iluminação cênica que traz imponência para um edifício é a mesma que traz encanto para a rua, sofisticação para a cidade e emoções para as pessoas.

Na EnsinE é online ao vivo

Segundo Rodrigo, esse será o primeiro curso de extensão em Iluminação Cênica do Brasil online AO VIVO. Outros cursos são aulas gravadas que não teriam a interação necessária, a didática do professor e a possibilidade do aluno solucionar suas dúvidas em tempo real.

Como a luz, o curso é rápido e embasado na vasta experiência profissional do professor, no apoio de softwares gratuitos e na qualidade da Faculdade EnsinE.

Outra boa notícia é que o curso está com valor promocional para EnsinE. Garanta sua vaga neste curso único.

Aproveita e compartilha com seus amigos.

Quero fazer o curso de Iluminação Cênica

Adquirir o livro Design da Iluminação – Iluminação Cênica de um Espetáculo Teatral

Fotos Rodrigo Assis e @layzavasconcelos

 

 

Compartilhe!

Deixe um comentário