Habilidades Socioemocionais na Educação

O que você vai ler

Conheça as disciplinas da Pós Graduação em Desenvolvimento Integral

A matéria-prima do educador e a matéria-prima de quem aprende é a pessoa que aprende e conhece.

Essa pessoa é a totalidade e a integralidade. Uma totalidade afetiva, amorosa e social, que só existe porque existe o outro, esse que apresenta a nossa plenitude, a nossa falta e assim os nossos sonhos.

O mundo, mais do que nunca, precisa de pessoas que tornem suas inquietudes em esperança.

Ao longo dos anos de escolarização, não se discute a potencialidade humana no seu conjunto, pois muito se fala sobre conhecimentos e verdades absolutas que não se aplicam ao tempo de cada estudante.

Esse processo acontece porque a potencialidade humana é um lugar de ambiguidade e complexidade, pois saber que temos potência significa que podemos escolher o que fazer e o que não fazer.

Porém, a escola não é estruturada para compreender a complexidade humana.

Nesse contexto, existem algumas reflexões base para o entendimento da disciplina de Habilidades Socioemocionais na Educação:

  • Como podemos educar para a compreensão da potencialidade humana?O que significa educar para a complexidade?
  • Como criamos espaços democráticos de aprendizagem?
  • O que podemos fazer para realizar uma educação que desenvolva pessoas humanas com a capacidade de ler e transformar o mundo?

No primeiro módulo da disciplina, compreenderemos a história do projeto-escola desenvolvido para a sustentação do sistema capitalista, assim, após viajarmos um pouco no tempo, refletiremos sobre a complexidade dos afetos na atualidade e como esse processo impacta no desenvolvimento integral dos estudantes.

Também, vamos compreender o que é educar por competências e por que as habilidades socioemocionais tornaram-se essenciais nos currículos atuais.

Já no segundo módulo, iremos mergulhar a fundo nas diferentes abordagens sobre emoções com Paul Ekman, Humberto Maturana e Daniel Goleman. Esse módulo será um momento de autorreflexão sobre como o nosso papel de educador é atravessado pelas nossas emoções, dos afetos em sala de aula e, portanto, compreendendo como a vulnerabilidade e autoconsciência são processos fundamentais para desempenharmos da nossa prática.

E por fim, no terceiro módulo, compartilharemos sobre a aplicação das habilidades socioemocionais em sala de aula e entenderemos caminhos possíveis de implementação de ações individuais que podem gerar transformações nos espaços que atuamos, de modo que o processo de aprendizagem seja realizado a partir dos sentidos e dos significados.

 

Para conhecer mais sobre o nosso curso, clique aqui. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de ler

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

Estamos de recesso neste Carnaval!

Do dia 03 até o dia 05 de fevereiro de 2025, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.

Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!

Bom descanso!