Habilidades Socioemocionais na Educação

O que você vai ler

Conheça as disciplinas da Pós Graduação em Desenvolvimento Integral

A matéria-prima do educador e a matéria-prima de quem aprende é a pessoa que aprende e conhece.

Essa pessoa é a totalidade e a integralidade. Uma totalidade afetiva, amorosa e social, que só existe porque existe o outro, esse que apresenta a nossa plenitude, a nossa falta e assim os nossos sonhos.

O mundo, mais do que nunca, precisa de pessoas que tornem suas inquietudes em esperança.

Ao longo dos anos de escolarização, não se discute a potencialidade humana no seu conjunto, pois muito se fala sobre conhecimentos e verdades absolutas que não se aplicam ao tempo de cada estudante.

Esse processo acontece porque a potencialidade humana é um lugar de ambiguidade e complexidade, pois saber que temos potência significa que podemos escolher o que fazer e o que não fazer.

Porém, a escola não é estruturada para compreender a complexidade humana.

Nesse contexto, existem algumas reflexões base para o entendimento da disciplina de Habilidades Socioemocionais na Educação:

  • Como podemos educar para a compreensão da potencialidade humana?O que significa educar para a complexidade?
  • Como criamos espaços democráticos de aprendizagem?
  • O que podemos fazer para realizar uma educação que desenvolva pessoas humanas com a capacidade de ler e transformar o mundo?

No primeiro módulo da disciplina, compreenderemos a história do projeto-escola desenvolvido para a sustentação do sistema capitalista, assim, após viajarmos um pouco no tempo, refletiremos sobre a complexidade dos afetos na atualidade e como esse processo impacta no desenvolvimento integral dos estudantes.

Também, vamos compreender o que é educar por competências e por que as habilidades socioemocionais tornaram-se essenciais nos currículos atuais.

Já no segundo módulo, iremos mergulhar a fundo nas diferentes abordagens sobre emoções com Paul Ekman, Humberto Maturana e Daniel Goleman. Esse módulo será um momento de autorreflexão sobre como o nosso papel de educador é atravessado pelas nossas emoções, dos afetos em sala de aula e, portanto, compreendendo como a vulnerabilidade e autoconsciência são processos fundamentais para desempenharmos da nossa prática.

E por fim, no terceiro módulo, compartilharemos sobre a aplicação das habilidades socioemocionais em sala de aula e entenderemos caminhos possíveis de implementação de ações individuais que podem gerar transformações nos espaços que atuamos, de modo que o processo de aprendizagem seja realizado a partir dos sentidos e dos significados.

 

Para conhecer mais sobre o nosso curso, clique aqui. 

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Educação

Educação empreendedora, que ideia é essa?

A educação empreendedora é uma poderosa ferramenta de apoio na formulação e realização dos sonhos e projetos de vida do estudante. Ela estimula o protagonismo, conectando conhecimento e atitude, promovendo uma educação colaborativa com a comunidade e impulsionando a inovação no mundo do trabalho. A história começa assim: O mundo, antes estável e repetitivo, começa a se transformar em outro graças a novas tecnologias, ideias e acontecimentos históricos. Para dirigir e modular esses fatores de transformação, surge a proposta de

Continuar lendo »
Educação

O que é neuropsicopedagogia e por que ela é importante?

NEU-RO-PSI-CO-PE-DA-GO-GI-A. O nome já é impressionante por si só, mas as contribuições que esse campo de estudos vem trazendo para a educação e atendimento psicológico são ainda mais interessantes. Se você é profissional de educação ou de saúde mental, já deve saber que a neuroeducação está em alta no mercado. Talvez o que você não saiba, no entanto, é definir o que é neuropsicopedagogia. Ou, então, o que torna este campo de especialidade tão procurado em escolas e clínicas. Nascida da interseção

Continuar lendo »
Carteiras de madeira vazias em uma sala de aula tradicional
Educação

Educação Contemporânea, muito além da sala de aula

Na educação contemporânea, os desafios surgem para fortalecer laços entre professores, alunos e famílias, incentivando um aprendizado mais participativo. Tema é debatido no VII Seminário Internacional de Educação Contemporânea realizado pela EnsinE.  Educar vai muito além da sala de aula. O educador é um cultivador: ele seleciona, espalha e cuida das sementes que transformarão a maneira como as coisas são ao seu redor, na sua cidade, no seu país, no mundo. E todo bom cultivador sabe que cada cultivar tem

Continuar lendo »
Educação

Como escolher a faculdade certa quando o futuro é incerto?

Como escolher a faculdade certa para ter um bom futuro profissional? Eis a questão que mora na cabeça dos vestibulandos em busca das melhores vagas ofertadas pelas Instituições de Ensino Superior. Nessa hora, quem conseguiu ser pelo menos consistente no ENEM – ou seja, atingiu os famosos 450 pontos e não zerou a redação – se vê diante de inúmeras ponderações. Qual curso escolher? Sigo meus sonhos ou busco uma profissão segura? Afinal de contas, o que vai ser do

Continuar lendo »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

Estamos de recesso neste fim de ano!

Do dia 19 de dezembro de 2024 até o dia 6 de janeiro de 2025, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.

Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!

Boas festas!