amib

Gastrointensivismo e Nutrologia da Medicina Intensiva são temas de aula

O que você vai ler

No final de semana do dia 18 e 19 de Março, a cidade de Cuiabá, no Mato Grosso recebe mais um módulo da Pós-Graduação em Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal.

A aulas serão sobre GASTROINTENSIVISMO E NUTROLOGIA DA MEDICINA INTENSIVA, ministradas pelos professores e doutores Juang e doutor Arthur.

A aula acontece no auditório do Hotel Paiguas, localizado na Av. Historiador Rubens de Mendonça, 1718 – Bosque da Saúde, Cuiabá. Na sexta, de 14hs às 22h e no sábado de 8h às 18h.

 

Gastrointensivismo Nutrologia

Os alunos terão oportunidade de estudar como o processo digestivo e a fisiologia e como tratar ao receber uma criança em uma Uti.

Como identificar lesões e realizar uma anamnese completa, afim de promover um atendimento mais qualificado e humanizado.

O módulo também conta com a aula de nutrologia, ministrada pelo professor Dr. Arthur. Nesse módulo, o professor irá demonstrar a terapia nutricional, apesar das diretrizes atuais, em UTI através da aferição de indicadores de qualidade como tempo de jejum e respeito de recebimento calórico.

O módulo é composto pelo estudo dos seguintes temas:

  • Anatomia e Fisiologia do Trato Digestivo e os órgãos relacionados.
  • Abdome Agudo.
  • Abdome Agudo Não Traumático.
  • Hemorragia Digestiva.
  • Hipertensão Intraabdominal.
  • Diagnóstico e manejo na Síndrome Comparimental Abdominal.
  • Insuficiência Intestinal.
  • Insuficiência Hepática Aguda.
  • Pancreatite Aguda.
  • Profilaxia da hemorragia digestiva: Indicações e Interpretação de Exames Complementares por Imagens.
  • Discussão de Casos Clínicos

 

Gastrointensivismo e Nutrologia

 

Sobre a pós-graduação de Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal

A PG da AMIB reúne em sua programação temas abrangentes e que fazem parte do dia a dia dos intensivistas, sempre sintonizados com conteúdos internacionais e com as novidades da terapia intensiva no resto do mundo, mas sem deixar de lado os assuntos locais e peculiares em cada região onde o curso é ministrado.

Ao longo dos últimos anos o conteúdo da Pós-Graduação AMIB passou por várias adequações, sempre com o intuito de atender as exigências da especialidade e de seus profissionais, que buscam, a cada dia, atualização.

Sobre a cidade

Cuiabá é a capital do Mato Grosso, estado da Região Centro-Oeste do Brasil conhecido pela importância da produção agropecuária. A cidade foi fundada por bandeirantes, que se estabeleceram na região, em razão da descoberta de reservas de ouro. O município possui um relevo planáltico, um clima tropical e uma vegetação de Cerrado. O principal curso de água local é o Rio Cuiabá, que nomeia a cidade, situada na sua margem esquerda.

Para saber mais sobre os cursos de Pós-Graduação em Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal e Medicina Intensiva Adulto, clique aqui!

 

Cidade de Cuiabá - Gastrointensivismo e Nutrologia

 

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Notícias

Coordenadora de Arquitetura publica artigo sobre iluminação natural – EnsinE

Estudo sobre iluminação natural em poços de luz sugere revisões na legislação urbana e traz importantes reflexões sobre a legislação urbana e a sustentabilidade nas construções. Pode parecer contraditório, mas em 2020 as casas e residências se tornaram os espaços mais importantes da vida coletiva. Isso porque atravessávamos os piores momentos da pandemia de Covid-19, quando quem pôde, ficou em casa para evitar o contágio. Foi durante esse período que a coordenadora dos cursos de pós-graduação em Arquitetura da Faculdade

Continuar lendo »
Gastronomia

Jornal Nacional mostra a falta de padeiros no Brasil

Difícil encontrar alguém que não ame o cheiro, o som, o sabor e a alegria de um pão fresquinho. O pão é a base da alimentação da maioria dos brasileiros e um alimento fundamental no cotidiano das famílias, estudantes e colegas de trabalho. Já imaginou o que aconteceria se toda essa gente ficasse sem pão? Pois saiba que tal cenário hipotético – e terrível – é motivo de análise nos últimos anos. Isso porque o mercado de trabalho na área

Continuar lendo »
médico e robô separados por uma maca vazia se encaram
AMIB

Inteligência artificial na medicina: o que esperar?

O avanço da inteligência artificial (IA) na medicina tem sido marcante, prometendo transformar várias especialidades, incluindo a medicina intensiva. A integração de sistemas de IA em ambulâncias e unidades de tratamento intensivo está definindo novos paradigmas para o tratamento de pacientes em condições críticas. Os médicos intensivistas, no centro dessa revolução, encontram-se na vanguarda de uma transição sem precedentes, que tanto desafia quanto enriquece sua prática clínica. Leia também Como é a Especialização em Nutrologia Pediátrica? Como o cérebro aprende?

Continuar lendo »

Estamos de recesso nesta quinta-feira

No dia 13 de junho, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.

Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!

Até logo!