amib

Gastrointensivismo e Nutrologia da Medicina Intensiva são temas de aula

Sumário

No final de semana do dia 18 e 19 de Março, a cidade de Cuiabá, no Mato Grosso recebe mais um módulo da Pós-Graduação em Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal.

A aulas serão sobre GASTROINTENSIVISMO E NUTROLOGIA DA MEDICINA INTENSIVA, ministradas pelos professores e doutores Juang e doutor Arthur.

A aula acontece no auditório do Hotel Paiguas, localizado na Av. Historiador Rubens de Mendonça, 1718 – Bosque da Saúde, Cuiabá. Na sexta, de 14hs às 22h e no sábado de 8h às 18h.

Gastrointensivismo Nutrologia

Os alunos terão oportunidade de estudar como o processo digestivo e a fisiologia e como tratar ao receber uma criança em uma Uti.

Como identificar lesões e realizar uma anamnese completa, afim de promover um atendimento mais qualificado e humanizado.

O módulo também conta com a aula de nutrologia, ministrada pelo professor Dr. Arthur. Nesse módulo, o professor irá demonstrar a terapia nutricional, apesar das diretrizes atuais, em UTI através da aferição de indicadores de qualidade como tempo de jejum e respeito de recebimento calórico.

O módulo é composto pelo estudo dos seguintes temas:

• Anatomia e Fisiologia do Trato Digestivo e os órgãos relacionados.
  • Abdome Agudo.
  • Abdome Agudo Não Traumático.
  • Hemorragia Digestiva.
  • Hipertensão Intraabdominal.
  • Diagnóstico e manejo na Síndrome Comparimental Abdominal.
  • Insuficiência Intestinal.
  • Insuficiência Hepática Aguda.
  • Pancreatite Aguda.
  • Profilaxia da hemorragia digestiva: Indicações e Interpretação de Exames Complementares por Imagens.
  • Discussão de Casos Clínicos

Gastrointensivismo e Nutrologia

Sobre a pós-graduação de Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal

A PG da AMIB reúne em sua programação temas abrangentes e que fazem parte do dia a dia dos intensivistas, sempre sintonizados com conteúdos internacionais e com as novidades da terapia intensiva no resto do mundo, mas sem deixar de lado os assuntos locais e peculiares em cada região onde o curso é ministrado.

Ao longo dos últimos anos o conteúdo da Pós-Graduação AMIB passou por várias adequações, sempre com o intuito de atender as exigências da especialidade e de seus profissionais, que buscam, a cada dia, atualização.

Sobre a cidade

Cuiabá é a capital do Mato Grosso, estado da Região Centro-Oeste do Brasil conhecido pela importância da produção agropecuária. A cidade foi fundada por bandeirantes, que se estabeleceram na região, em razão da descoberta de reservas de ouro. O município possui um relevo planáltico, um clima tropical e uma vegetação de Cerrado. O principal curso de água local é o Rio Cuiabá, que nomeia a cidade, situada na sua margem esquerda.

Para saber mais sobre os cursos de Pós-Graduação em Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal e Medicina Intensiva Adulto, clique aqui!

Cidade de Cuiabá - Gastrointensivismo e Nutrologia