estágio institucional e neurolinguística e alfabetização

EnsinE recebe aula de estágio institucional e neurolinguística e alfabetização

Sumário

As turmas três e quatro recebem aulas de estágio institucional e neurolinguística e alfabetização

Nesse final de semana, a Faculdade EnsinE se prepara para receber às aulas da pós graduação em educação, com o curso de Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, coordenados pela educadora Heloísa Delage, com aulas de estágio institucional e neurolinguística e alfabetização.

A terceira turma do curso, terá aula de Estágio Institucional, ministrado pela educadora Cristina Coronha. A aula acontecerá no prédio da instituição, localizando na Av. Rio Branco, 3480.

Cristina destaca a importância da disciplina, se mostrando como um dos grandes diferenciais do curso da EnsinE. O estágio é uma excelente oportunidade para que os alunos coloquem em prática, todo o aprendizado adquirido durante o curso.

São esperados grupos de famílias e crianças, que foram beneficiadas com o programa e indicação da coordenadora Heloísa, em parceria com as prefeituras da região.

Nessa disciplina serão abordados os temas de Código de ética Neuropsicopedagógico Institucional, protocolos e testes psicométricos, metacognição materiais de registro e sondagem. atribuições do neuropsicopedagogo institucional, cases,  jogos, estratégias de ação, recurso específicos de intervenção.
estágio institucional
Destaca-se os objetivos como conhecer os protocolos, instrumentos, recursos neuropsicopedagogicos necessário para a práxis neuropsicopedagógica, fazer repasse do código de ética. que rege a neuropsicopedagogia destacando a atuação no âmbito institucional, além de análises  de casos concretos e possíveis intervenções institucionais.

O conteúdo da aula será:

• neuropsicopedagogia institucional- bases e atribuições
  • protocolos e testes psicométricos possíveis na prática institucional
  • código de ética
  • PPP, pdi. adaptações curriculares
  • sociograma
  • organização do estudo extra classe
  • projetos – autonomia
  • autoavaliação (metagnição)
  • múltiplas inteligências
  • portfólio
  • jogos escolares ou empresariais

A aula acontecerá das 8h às 17h desse sábado, seguindo todos os protocolos de biosegurança contra a propagação do COVID-19.

Já a quarta turma, terá aula de Neurolinguística e Alfabetização, com a professora Paula Rinaldi.

Serão abordados na aula:

• Transtornos do Neurodesenvolvimento: Transtorno Específico da Aprendizagem(com prejuízo na leitura, com prejuízo na escrita, com prejuízo na matemática).
  • Cognição social e linguagem: Atenção compartilhada,Teoria da mente.
  • Ciência cognitiva da leitura:Níveis de escrita, Rotas de leitura ,Preditores de alfabetização, Discussões e contribuições da PNA e BNCC.
  • Avaliação das Funções Executivas e linguagem: Estudos de caso, Aplicação e correção de testes.(IAR).

Essa aula acontece por meio videoconferência, uma estratégia adotada pela instituição em período pandêmico. A aula será ao vivo, pela plataforma Meet, proporcionando que todos os alunos possam interagir, mesmo estando em ambientes separados.

A sexta turma do curso está com as inscrições abertas, e será exclusivamente por videoconferência, dando assim, oportunidade para que os alunos da região possam estudar, sem perder a qualidade.

Para se inscrever, clique aqui!

neurolinguística e alfabetização