Contribuições da Fonoaudiologia para a Neuropsicopedagogia

Contribuições da Fonoaudiologia para a Neuropsicopedagogia

Sumário

No último final de semana (12), a Faculdade Ensine prepara a aula de Contribuições da Fonoaudiologia para a atuação do Neuropsicopedagogia . Mais uma aula do curso de Pós Graduação em Neuropiscopedagogia Clínica e Institucional, coordenado por Heloísa Delage.

A aula será dada pela professora Fernanda Braga, Mestra e PhD em Ciências pela Fiocruz, e faz parte da grade de disciplinas do curso com carga horária de 20 horas.

A aula acontecerá em 2 finais de semana, que serão nos dias 12 e 19 de março.

Para Fernanda, é preciso compreender os aspectos  gerais de desenvolvimento da linguagem, bem como seus problemas, suas consequências e formas de diagnósticos.

É necessário também, conhecer os aspectos específicos e apresentar diferentes formas de linguagem alterações capazes de afetar o desenvolvimento a linguagem e da aprendizagem bem como suas consequências, com o objetivo de preparar o profissional para perceber tais problemas e saber quando encaminhar.

Compartilhar experiências através de sinais comuns que podem prevenir determinados tipos de problemas.

fonoaudiologia

 

Nessa disciplina, os alunos verão:

  1. Desenvolvimento da Linguagem Oral
  2. Sistemas que formam a Linguagem
  3. Aquisição e desenvolvimento da Fala e da Linguagem
  4. Diagnósticos das alterações de Fala e Linguagem
  5. Importância do trabalho multiprofissional
  6. Orientações sobre desenvolvimento normal de Fala e Linguagem
  7. Audição e suas alterações
  8. Leitura e escrita
  9. Transtornos de aprendizagem
  10. Orientações sobre os Transtornos de aprendizagem

Os conteúdos dos dois dias serão distribuídos em uma primeira aula foco na linguagem oral e a segunda aula com foco nos transtornos de aprendizagem.

Para melhor ilustrar o conteúdo e facilitar na absorção, Fernanda utilizará recursos de casos clínicos e vídeos e no final, os alunos farão uma intervenção com estudos de casos.

Destaca-se para o entendimento das etapas de aquisição da linguagem:

  • 0 -3 meses = Produção de sons ( choro, consolo, grito, barulhos) e discriminação de sons familiares.
  • 4- 6 meses = Discriminação dos sons da fala – compreensão de palavras – ‘ Balbucio, produção de vogais e depois consoantes, além de “expressões faciais”.
  • 7- 9 meses = Balbucio reduplicado ( bababa) de forma interativa e produção gestual comunicativa – ‘ aponta para objetos’
  • 10 – 12 meses = Primeiras palavras reais + jargão (balbucio com fala) “contato visual, expressões faciais, vocalizações e gestos ( se faz entender por meio dessas formas de comunicação antes mesmo de falar”)
  • 12- 18 meses = Produção de 10-50 palavras e algumas frases de duas palavras – chama atenção para receber uma proposta verbal do adulto
  • 2 anos = Produz 150- 200 palavras e frases de 2 e 3 palavras – nomeia objetos.
  • 3 anos = Setenças gramaticais ( artigo, preposição, plurais) formula algumas questões.
  • 4 anos = Clara Sintaxe – completa inteligibilidade é esperada aos 4 anos e 6 meses ( atenção pois há uma diferença média que para as meninas, pode ser um pouco antes).

Muitos não sabem, mas existe uma relação entre a Neuropsicopedagia e a Fonoaudiologia. A atuação de um profissional capacitado na área da educação é fundamental para prevenir transtornos vocais ocupacionais e fazer o devido encaminhamento em sala de aula, seja no sentido da detecção de distúrbios de leitura e da escrita por parte dos alunos, ou na orientação aos professores.

A linguagem é uma característica própria do ser humano, ligada ao desenvolvimento cognitivo, e depende diretamente da prontidão biológica, do desenvolvimento físico e da interação com o meio.

Nesse sentido, quanto maior a vivência de mundo do indivíduo, maior será a experiência adquirida com ele.

Por isso, o papel do adulto, sejam os pais, professores ou até mesmo o fonoaudiólogo, é fundamental para criar oportunidades das crianças se expressarem naturalmente, e adquirirem habilidades, como a comunicação por meio da fala e escrita.

Essa aula acontece por meio videoconferência, uma estratégia adotada pela instituição em período pandêmico. A aula será ao vivo, pela plataforma Meet, proporcionando que todos os alunos possam interagir, mesmo estando em ambientes separados.

A sexta turma do curso está com as inscrições abertas, e será exclusivamente por videoconferência, dando assim, oportunidade para que os alunos da região possam estudar, sem perder a qualidade.

Para se inscrever, clique aqui!

Fernanda Braga 

Fernanda Braga

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Linguagem. Mestra e PhD em Ciências pela Fiocruz/RJ. Capacitação e treinamento específico para avaliação e reabilitação nos problemas de aprendizagem pela UNESP. Fonoaudióloga Clínica, atuando nas áreas de aprendizagem, linguagem, motricidade orofacial, voz e fala.

 

 

 

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Educação Física

I Workshop da Educação Física da Faculdade EnsinE: Abordagem Interdisciplinar no Tratamento Oncológico

No dia 15 de julho de 2022, a Faculdade EnsinE promoveu o primeiro evento científico da IES. Foi um evento intitulado “I Workshop da Educação Física da Faculdade EnsinE, onde o tema central foi a Abordagem Interdisciplinar no Tratamento Oncológico. O evento contou com o apoio institucional e foi organizado pelos discentes do 5º período

Continuar lendo »
Educação

Entenda o que é metodologia de ensino e porque a nossa é especial.

A metodologia de ensino é o coração de todo projeto de educação. É a partir dela que as diferenças acontecem. Cada modelo cria um processo de aprendizagem próprio e esse, por sua vez, permite aos estudantes desenvolvimentos distintos. Nesse texto, você vai entender o que é metodologia de ensino e como funciona o modelo adotado

Continuar lendo »
folha em branco, caneta e boné sobre a mesa
Educação

Como escrever uma boa redação?

Se você é daquelas pessoas que sente calafrios diante de uma  folha em branco não se preocupe: nesse texto você vai aprender como escrever uma boa redação! Escrever uma boa redação pode ser mais complicado do que parece. Na hora do aperto, é muito comum que as pessoas procurem dicas e fórmulas que ajudem nessa

Continuar lendo »
NEUROPSICOPEDAGOGIA
Educação

Pós-Graduação promove aula de Estágio Psicomotricidade Transtornos na Aprendizagem

Pós-Graduação promove aula de Estágio Clínico, Psicomotricidade na prática pedagógica e aula de Transtornos na Aprendizagem O primeiro final de semana do mês de Abril será marcado por grandes aulas no curso da Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, coordenados pela educadora Heloísa Delage, pela Faculdade EnsinE. A terceira turma, que iniciou em 2020, se

Continuar lendo »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.