Uma das nossas coordenadoras da pós-graduação da Arquitetura, Meriellen Nuvolari Mizutani, juntamente de três professoras também do curso de pós-graduação Angela Maria de Arruda, Juliana Bevilacqua Jacob e Juliana Rodrigues Maróstica participaram entre os dias 09 à 12 de novembro de 2021 do VIII Seminário Internacional de Construções Sustentáveis (VIII SICS) realizado pela IMED de Passo Fundo/RS.
O crescimento e o desenvolvimento da indústria da construção no contexto sustentável são, cada vez mais, objetos de estudos técnicos, tecnológicos e científicos de diversos centros e instituições de pesquisa em todo o mundo. Nesse sentido, são identificadas importantes tendências em nível mundial, relacionadas desde ao conforto térmico, à eficiência energética e ao uso de materiais menos impactantes, até a escala mais macro do desenvolvimento de cidades inteligentes (smart cities), por exemplo. Estes são alguns dos tópicos que vêm sendo abordados este ano e nas sete edições anteriores do Seminário Internacional de Construções Sustentáveis promovido pela IMED em Passo Fundo/RS. A divulgação e a transferência de conhecimento das pesquisas e experiências focadas na sustentabilidade do ambiente construído no Brasil e no mundo, contribuem com o planejamento de novas estratégias visando soluções eficientes e o desenvolvimento social, ambiental e econômico. O evento contará com três Macro Eixos “Cidades Inteligentes e Sustentáveis” “Construções Sustentáveis” e “Tecnologias social e Sustentabilidade”.
Temas trabalhados
A construção enxuta e gestão sustentável de documentos e obras na construção civil com o uso do Qr-Code foi a temática abordada no artigo publicado pela coordenadora de pós graduação da Ensin-e, Meriellen Mizutani . A construção surgiu da necessidade de discussão sobre o uso de ferramentas de gestão de forma a agilizar e organizar os processos de produção dentre o mundo organizacional, bem como auxiliar nos conceitos de sustentabilidade. Onde é cada vez mais importante a assertividade e rapidez na gestão dos projetos de uma empresa. O artigo apresenta o uso da ferramenta de códigos o QR-Code dentro deste cotidiano, abordando a influência das inovações tecnológicas nos novos processos de interação com o ciberespaço ao observar as mutações que ocorrem na relação entre usuário e ambiente digital. De modo mais específico, o estudo faz uma análise sobre como a inserção dos códigos QR em duas empresas do ramo de Construção Civil, uma das áreas de maior influência econômica e de empregabilidade no Brasil, pode beneficiar a comunicação estratégica, a eficácia e rendimento econômico do produto final de forma sustentável e ágil. Como resultados obtidos neste breve estudo, observou-se a melhoria e agilidade dentro da gestão da informação e comunicação entre escritório e obra, gerando economia, confiabilidade e aumento de qualidade e produtividade na construção. Com isso, apresenta-se uma ferramenta de fácil replicabilidade dentro do campo da gestão, independente do setor a ser empregado.
As professoras Juliana Maróstica e Meriellen Mizutani abordam as práticas na produção de edificações sustentáveis. Trazendo a discussão tanto no meio acadêmico como no meio corporativo, sobre o desempenho, sustentabilidade e vida útil dos materiais empregados na construção civil, desde a elaboração de projetos e durante a etapa de obras. Esses itens são indispensáveis para a implementação de práticas sustentáveis, criando uma visão de negócios voltada para a sustentabilidade e o pensamento na redução, reutilização, reciclagem, bem como na adequada disposição dos resíduos sólidos. No decorrer do projeto a construção de edificações sustentáveis passarão a exigir das empresas e profissionais um ordenamento diferente, que considere a viabilidade na realização do projeto de forma integrada. Esta nova metodologia projeto implicariam em transformações desde a organização de documentos até o treinamento dos colaboradores dentro do canteiro de obras.
O artigo de Juliana Jacob, Angela Arruda e Meriellen Mizutani aborda as teorias e princípios no desenvolvimento urbano. Trazendo a discussão dos conceitos de planejamento urbano que por muitas vezes pode parecer confuso em algumas teorias. Pode-se afirmar que seria a maneira de planejar ações e tarefas com uma metodologia de aplicação que possa atingir seu objetivo: a criação ou transformação de espaços urbanos rumo ao desenvolvimento sustentável. O planejamento urbano pode também caracterizar-se como um processo de transformação de uma determinada área urbana ou até mesmo uma área existente, com a intenção de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos moradores dos centros urbanos. O artigo apresenta os principais conceitos e teorias relacionados ao desenvolvimento urbano e o urbanismo sustentável.
Os três artigos estarão disponíveis na integra nos Anais do evento após o término de todas as exposições, permitindo assim sua leitura de forma gratuita, disponibilizaremos os links de acesso em nossas redes assim que estiverem disponíveis.