Jornal Nacional mostra a falta de padeiros no Brasil

O que você vai ler

Difícil encontrar alguém que não ame o cheiro, o som, o sabor e a alegria de um pão fresquinho. O pão é a base da alimentação da maioria dos brasileiros e um alimento fundamental no cotidiano das famílias, estudantes e colegas de trabalho. Já imaginou o que aconteceria se toda essa gente ficasse sem pão?

Pois saiba que tal cenário hipotético – e terrível – é motivo de análise nos últimos anos.

Isso porque o mercado de trabalho na área de panificação e confeitaria está enfrentando uma crise inédita: está faltando padeiro no Brasil. Além disso, a escassez de profissionais vem se juntar a outro problema: o preço dos insumos vêm crescendo graças a fatores internacionais e climáticos.

Mas calma, há boas notícias – e grandes oportunidades – para quem souber se posicionar agora no setor de panificação.

Leia também

O que é gastronomia?

Conheça o curso de Panetone da Gastronomia Ensine e Dispropan

A doce história da confeitaria

Como fazer ovo de páscoa? A gente ensina

Pão francês, paixão brasileira

O pão francês ocupa um lugar especial na mesa e no coração dos brasileiros, liderando as vendas nas padarias.

Esta paixão nacional pode ser atribuída a diversos fatores, como a tradição que remonta a gerações, a versatilidade do pão em combinar com diferentes acompanhamentos, e o prazer simples, mas profundo, de saborear um pão quentinho.

Anualmente, o Brasil consome 2,3 milhões de toneladas de pão francês. Aliás, preservar essa tradição ficou um pouco mais difícil com o aumento dos preços provocado pelas mudanças climáticas e pela guerra na Ucrânia. A alta do custo do trigo superou a inflação no período de um ano e as padarias têm se esforçado para minimizar o impacto desses aumentos no preço final.

Mas agora outro problema ameaça a alegria do nosso café da manhã: o Brasil está ficando sem padeiros.

Apertem os cintos, o padeiro sumiu

Em matéria jornalística recente, o Jornal Nacional mostrou que existem cerca de 140 mil vagas de padeiro abertas por todo o país atualmente. Só em São Paulo são 40 mil.

A falta de padeiros, confeiteiros e até atendentes coloca em xeque a capacidade de atendimento das padarias brasileiras.

Precificação de alimentos

O guia completo para você sair do vermelho

Iniciativas Inovadoras

Para suprir a carência de padeiros e confeiteiros, o governo e instituições de ensino, em colaboração com o setor privado, têm desenvolvido programas de formação e capacitação. Por exemplo, o Sindicato dos Padeiros de São Paulo oferece cursos em parceria com entidades, focando em técnicas de panificação e confeitaria.

A Graduação em Gastronomia da EnsinE e Dispropan também atua para capacitar o mercado de trabalho na área. Nós oferecemos diversos cursos de capacitação para profissionais da área, como por exemplo:

Muitos outros ainda serão disponibilizados, então acompanhe a Gastronomia da EnsinE e Dispropan para saber das novidades!

Oportunidades e Desafios

Em contrapartida, a escassez de mão de obra vem acompanhada de oportunidades de crescimento para aqueles dispostos a mergulhar no universo da panificação. No entanto, os desafios na atração de mão de obra são notáveis, especialmente pela demanda de trabalho em finais de semana e feriados e pelo nível de exigência física associado à profissão.

Este panorama do mercado de panificação e confeitaria no Brasil destaca uma realidade complexa, que exige soluções inovadoras e um novo olhar sobre a valorização e capacitação profissional no setor.

Por isso é tão importante que os currículos em gastronomia sejam adaptados às necessidades do mercado, como acontece na graduação da EnsinE com a Dispropan.

Chances de crescer com a panificação

Muita gente não acredita, mas a transição de carreira dentro das padarias é uma realidade. Há casos de profissionais que iniciaram em funções auxiliares e, através de cursos e treinamento, tornaram-se padeiros e confeiteiros, dobrando seus salários.

A padaria, além de ser um ponto de encontro tradicional nas comunidades, representa uma possibilidade real de ascensão profissional e pessoal para muitos brasileiros.

Por isso, as pessoas interessadas precisam aproveitar a oportunidade para se destacar. O ideal é buscar capacitação e aproveitar as oportunidades de aprendizado e crescimento no setor. Faltam padeiros no Brasil e sobra vontade de saborear pãezinhos de qualidade: é a melhor hora de entrar no mercado.

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Empreendedorismo

Professores da EnsinE avaliam pratos do JF Sabor 2024

Professores do curso de Gastronomia avaliaram mais de 50 pratos concorrentes em concurso que vem movimentando o mercado gastronômico de Juiz de Fora e região O curso de Gastronomia da EnsinE esteve presente como júri técnico na 22ª edição do concurso JF Sabor, um dos maiores eventos gastronômicos de Juiz de Fora e região, que envolveu mais de 50 estabelecimentos e apresentou releituras criativas da culinária internacional com um toque mineiro. O evento, realizado pela Abrasel Zona da Mata, movimentou

Continuar lendo »
Gastronomia

Por que as cervejas de Juiz de Fora são tão boas?

Cervejas de Juiz de Fora seguem acumulando medalhas de ouro dentro e fora do Brasil e se destacando nos principais concursos da área. A cada ano, a cidade reafirma sua posição como um dos polos cervejeiros mais importantes do país, vocação que começou ainda no século XIX. O ano ainda nem acabou e os cervejeiros juizforanos já podem encher o peito (e o copo) de orgulho. A conquista de medalhas nos maiores campeonatos de cerveja do continente reforça a posição

Continuar lendo »
Notícias

Nutmed reúne nutricionistas em congresso histórico no Rio de Janeiro e celebra a ciência da nutrição

Evento de dois dias aprofunda conhecimentos e promove a atualização profissional, com foco em evidências científicas e práticas clínicas assertivas. O Rio de Janeiro foi palco de um encontro histórico para os profissionais da nutrição. Nos dias 6 e 7 de setembro, o Iº Congresso de Nutrição Clínica da Nutmed reuniu especialistas, pesquisadores e estudantes da área, proporcionando um ambiente de aprendizado e troca de experiências. Com uma programação abrangente, o evento abordou temas relevantes e atuais, como a relação

Continuar lendo »
Gastronomia

Como fazer cerveja em casa: guia completo para iniciantes

O conhecimento necessário para brassar, fermentar e maturar a própria gelada vem se desenvolvendo ao longo dos milênios. Ainda assim, pouca gente sabe como fazer cerveja em casa. Este guia é o primeiro passo para você entrar no seleto grupo de cervejeiros caseiros. Embora o mercado de cervejas artesanais tenha disparado na última década, fazer cerveja em casa ainda pode assustar navegantes de primeira viagem. E não é para menos, afinal é um processo que exige paciência, técnica, tempo e um

Continuar lendo »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

Estamos de recesso neste fim de ano!

Do dia 19 de dezembro de 2024 até o dia 6 de janeiro de 2025, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.

Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!

Boas festas!