Uma triste notícia para os arquitetos e amantes de arquitetura de um modo geral. O arquiteto Ruy Ohtake, morreu neste sábado,27, aos 83 anos,em decorrência de uma mielodisplasia – um tipo de câncer de medula. Otake, é um dos maiores ícones da arquitetura no Brasil, formado em 1960 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (Universidade de São Paulo), se inspirou diretamente em sua mãe, a artista Tomie Ohtake para trilhar sua trajetória de sucesso ao longo de 61 anos de carreira.
O arquiteto deixou um legado com mais de 300 projetos caracterizadas predominantemente pela forte influencia da cultura brasileira, que vão de casas,prédios comercias, edifícios industriais e institucionais, percorrendo também a área do espaço urbano com projetos de parques e requalificações. Sua marca sempre foi a acentuação de curvas, presença de espelhos e muito colorido.Além de grandes construções, ele também deixou sua marca em mobiliários, principalmente pelas casas de sua autoria, usava concreto para estantes, mesas e sofás, explorando formas pouco usadas em formato de círculo, desafiando o peso do material.
Seu papel como liderança se fez presente na presidência do CONDEPHAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de SP) participando do tombamento de importantes edificações e sítios históricos como: o Jardim da Luz na Estação da Luz, da Pinacoteca do Estado, do MASP e outros.
Sua jornada na área acadêmica foi exitosa, lecionando em diversas instituições e dando palestras em vários lugares do mundo. Suas obras serviram como inspiração para muitos trabalhos acadêmicos como a Dissertação de Mestrado de Maria Cecília Tavares intitulada “Ruy Ohtake: Arquitetura Residencial dos anos 1960 – 1970” a dissertação de mestrado de Edmir Mantellatto intitulado “A obra de Ruy Ohtake: uma contribuição para a compreensão do processo do desenho da arquitetura contemporânea” e muitos outros trabalhos que se tornaram referência para estudos de sua obra.
O velório será realizado nesse sábado, em cerimonia aberta apenas para familiares, o arquiteto será cremado no Horto da Paz, ele deixa dois filhos Elisa e Rodrigo. A coordenadora dos cursos de Arquitetura e Engenharia da Faculdade Ensine, Aline Gouvêa, destaca a importância de Ohtake para a arquitetura: ” Uma vez me disseram que os arquitetos são privilegiados pois quando se vão deixam seu legado marcado em suas obras. Assim serão as obras de Ruy Ohtake, poderemos continuar aprendendo com ele através de tudo que ainda podemos estudar das suas realizações.”
Obras do arquiteto