Conheça as disciplinas da Pós Graduação em Desenvolvimento Integral
A matéria-prima do educador e a matéria-prima de quem aprende é a pessoa que aprende e conhece.
Essa pessoa é a totalidade e a integralidade. Uma totalidade afetiva, amorosa e social, que só existe porque existe o outro, esse que apresenta a nossa plenitude, a nossa falta e assim os nossos sonhos.
O mundo, mais do que nunca, precisa de pessoas que tornem suas inquietudes em esperança.
Ao longo dos anos de escolarização, não se discute a potencialidade humana no seu conjunto, pois muito se fala sobre conhecimentos e verdades absolutas que não se aplicam ao tempo de cada estudante.
Esse processo acontece porque a potencialidade humana é um lugar de ambiguidade e complexidade, pois saber que temos potência significa que podemos escolher o que fazer e o que não fazer.
Porém, a escola não é estruturada para compreender a complexidade humana.
Nesse contexto, existem algumas reflexões base para o entendimento da disciplina de Habilidades Socioemocionais na Educação:
- Como podemos educar para a compreensão da potencialidade humana?O que significa educar para a complexidade?
- Como criamos espaços democráticos de aprendizagem?
- O que podemos fazer para realizar uma educação que desenvolva pessoas humanas com a capacidade de ler e transformar o mundo?
No primeiro módulo da disciplina, compreenderemos a história do projeto-escola desenvolvido para a sustentação do sistema capitalista, assim, após viajarmos um pouco no tempo, refletiremos sobre a complexidade dos afetos na atualidade e como esse processo impacta no desenvolvimento integral dos estudantes.
Também, vamos compreender o que é educar por competências e por que as habilidades socioemocionais tornaram-se essenciais nos currículos atuais.
Já no segundo módulo, iremos mergulhar a fundo nas diferentes abordagens sobre emoções com Paul Ekman, Humberto Maturana e Daniel Goleman. Esse módulo será um momento de autorreflexão sobre como o nosso papel de educador é atravessado pelas nossas emoções, dos afetos em sala de aula e, portanto, compreendendo como a vulnerabilidade e autoconsciência são processos fundamentais para desempenharmos da nossa prática.
E por fim, no terceiro módulo, compartilharemos sobre a aplicação das habilidades socioemocionais em sala de aula e entenderemos caminhos possíveis de implementação de ações individuais que podem gerar transformações nos espaços que atuamos, de modo que o processo de aprendizagem seja realizado a partir dos sentidos e dos significados.
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