Habilidades Socioemocionais na Educação

O que você vai ler

Conheça as disciplinas da Pós Graduação em Desenvolvimento Integral

A matéria-prima do educador e a matéria-prima de quem aprende é a pessoa que aprende e conhece.

Essa pessoa é a totalidade e a integralidade. Uma totalidade afetiva, amorosa e social, que só existe porque existe o outro, esse que apresenta a nossa plenitude, a nossa falta e assim os nossos sonhos.

O mundo, mais do que nunca, precisa de pessoas que tornem suas inquietudes em esperança.

Ao longo dos anos de escolarização, não se discute a potencialidade humana no seu conjunto, pois muito se fala sobre conhecimentos e verdades absolutas que não se aplicam ao tempo de cada estudante.

Esse processo acontece porque a potencialidade humana é um lugar de ambiguidade e complexidade, pois saber que temos potência significa que podemos escolher o que fazer e o que não fazer.

Porém, a escola não é estruturada para compreender a complexidade humana.

Nesse contexto, existem algumas reflexões base para o entendimento da disciplina de Habilidades Socioemocionais na Educação:

  • Como podemos educar para a compreensão da potencialidade humana?O que significa educar para a complexidade?
  • Como criamos espaços democráticos de aprendizagem?
  • O que podemos fazer para realizar uma educação que desenvolva pessoas humanas com a capacidade de ler e transformar o mundo?

No primeiro módulo da disciplina, compreenderemos a história do projeto-escola desenvolvido para a sustentação do sistema capitalista, assim, após viajarmos um pouco no tempo, refletiremos sobre a complexidade dos afetos na atualidade e como esse processo impacta no desenvolvimento integral dos estudantes.

Também, vamos compreender o que é educar por competências e por que as habilidades socioemocionais tornaram-se essenciais nos currículos atuais.

Já no segundo módulo, iremos mergulhar a fundo nas diferentes abordagens sobre emoções com Paul Ekman, Humberto Maturana e Daniel Goleman. Esse módulo será um momento de autorreflexão sobre como o nosso papel de educador é atravessado pelas nossas emoções, dos afetos em sala de aula e, portanto, compreendendo como a vulnerabilidade e autoconsciência são processos fundamentais para desempenharmos da nossa prática.

E por fim, no terceiro módulo, compartilharemos sobre a aplicação das habilidades socioemocionais em sala de aula e entenderemos caminhos possíveis de implementação de ações individuais que podem gerar transformações nos espaços que atuamos, de modo que o processo de aprendizagem seja realizado a partir dos sentidos e dos significados.

 

Para conhecer mais sobre o nosso curso, clique aqui. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de ler

Dia do Professor

Estamos em recesso

Neste dia 15 de outubro de 2025, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.

Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!

Bom descanso!