Coordenadora de Curso da EnsinE apresenta artigo no Congresso Mundial de Arquitetura

O que você vai ler

Eduarda Beraldo

Uma das nossas coordenadoras da pós-graduação Arquitetura, Eduarda Beraldo, participou do 22º Congresso Mundial de Arquitetura, que ocorreu em julho no Rio de Janeiro. Promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) desde 1948, o Congresso Mundial de Arquitetos desse ano foi realizado pela primeira vez no Brasil e, devido a pandemia, de forma on-line.

Teve participação de personalidades premiadas e reconhecidas na arquitetura mundial como Elizabeth de Portzamparc (carioca radicada há 50 anos na França), Solano Benitez (Paraguai), Marina Tabassum (Bangladesh), Kengo Kuma (Japão), Rui Leão (China), Carla Juaçaba (carioca radicada em Londres) e muitos outros.

Foram diversos os temas abordados entre debates e palestras: Cidades inteligentes, Desenvolvimento sustentável, Saneamento e uso das águas, Infraestrutura e eficiência energética, Mobilidade urbana, Assistência técnica para autoconstrução, Materiais e processos construtivos, Patrimônio e cultura, Assentamentos populares e Saúde Urbana.

As quatro temáticas para trabalho foram: Fragilidades e Desigualdades, Diversidade e Mistura, Mudanças e Emergências, além de Transitoriedades e Fluxos. O artigo da Eduarda Beraldo apresentado encontra-se na temática Fragilidades e Desigualdades pois aborda a presença e ausência de playgrounds nos espaços livres públicos, indicando que há uma deficiência na distribuição desses equipamentos em Juiz de Fora.

As atividades do congresso iniciaram em março, dividindo as temáticas mês a mês e, por fim, aconteceu uma apresentação do congresso geral em Julho. A coordenadora Eduarda Beraldo participou como autora de artigo e apresentou oralmente por meio de vídeo gravado e inserido na plataforma do congresso, disponível por dois anos para os participantes.

O artigo intitulado “Vitalidade em espaços públicos abertos: um estudo exploratório de playgrounds” fala sobre a relação dos equipamentos nas praças públicas de Juiz de Fora em relação ao seu estado de conservação e manutenção, bem como sua relação com a presença de crianças nesses espaços, identificando a vitalidade desses espaços livres na cidade.

De Juiz de Fora para o Mundo

O artigo da Eduarda teve a participação de Anna Paula Gonçalves, graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora e do Prof. Dr. Klaus Chaves, coordenador do núcleo Virtus_lab da Faculdade de arquitetura e Urbanismo da mesma Universidade, onde a pesquisa foi desenvolvida.

Eduarda é arquiteta, mestra em Ambiente Construído pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde se dedicou desde a graduação a pesquisas sobre planejamento urbano e os Espaços Livres Públicos da cidade. O estudo mostra a importância dos espaços públicos abertos no contexto geral das cidades e sua origem na Europa e na América no século XIX, revelando que a disponibilidade e qualidade de parques infantis no meio urbano pode tornar-se um auxiliador do bem-estar da população.

Os espaços livres públicos são fundamentais nas cidades uma vez que, quando apresentam boas condições, são capazes de proporcionar oportunidades de lazer, convívio e refúgio ao ar livre na malha urbana. Estes espaços auxiliam na ventilação e iluminação dessas áreas e, quando ajardinadas, ajudam no controle da temperatura (Robba e Macedo, 2002). O estudo teve como objetivo avaliar a qualidade e a diversidade dos parques infantis públicos e, para isso, a metodologia foi dividida em quatro etapas.

  1. Primeiramente as praças foram catalogadas e selecionadas para inserção na pesquisa;
  2. Depois foram utilizados dados secundários para número de pessoas, faixa etária e sexo dos frequentadores das praças;
  3. Na sequência, foi realizada uma auditoria presencial em todas as praças selecionadas onde foi realizado um levantamento quantitativo de visitantes em todas as praças da cidade (n = 104), registrando idade e sexo, também disponibilizado com qualidade e diversidade de equipamentos de playground;
  4. Por fim, os dados foram tabulados em gabinete e organizados para realizar análises quantitativas correlacionais.

Os resultados deste estudo apontam que a presença de playgrounds pode contribuir para o aumento de crianças nos espaços públicos da cidade, no entanto, em Juiz de Fora a quantidade de playgrounds em praças na cidade é muito reduzido, sendo presente em aproximadamente 50% dos espaços analisados.

Além disso, apontam para a necessidade de uma revisão do planejamento da praça da cidade para ampliar o número e a diversidade de parques infantis, potencializando o uso, conforto e a segurança dos usuários. Segundo Eduarda Beraldo, a experiência foi extremamente importante para seu crescimento profissional, uma vez que possibilitou contato com grandes nomes da arquitetura mundial.

Quer conhecer mais sobre o Congresso que aconteceu no Rio de Janeiro?

Acesse o site: uia2021rio.archi

 

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Arquitetura e Engenharia

Por que você vai trabalhar com construções sustentáveis mais cedo ou mais tarde?

Quem vê de fora, jamais arriscaria classificar o Empire State Building, a Torre de Xangai e a Taipei 101 como construções sustentáveis. Afinal, como é possível arranha-céus tão colossais terem qualquer coisa de sustentável? Mas a verdade é que.. sim, é possível. Nesse texto, você vai entender quais os critérios definem uma construção sustentável, como eles podem ser aplicados em projetos arquitetônicos e onde o Brasil se encaixa nesse cenário. O que são construções sustentáveis? Construção sustentável é um processo

Continuar lendo »
Arquitetura e Engenharia

Pós Graduação em Arquitetura: qual área escolher?

Pós-Graduação em Arquitetura vale a pena?  Como escolher o curso certo? Se você já passou pela graduação em Arquitetura ou Engenharia sabe que a área de construção vai muito além dos projetos. Cada prédio, cada praça, cada desenho que sai do papel para o mundo é uma tradução de saberes diversos. A Pós-Graduação em Arquitetura é a escolha natural para quem quer se aprofundar em uma das diferentes áreas que compõem a arte do construir. E, claro, é a melhor

Continuar lendo »
Mulher branca em cadeira de rodas inclinada com a cabeça apoiada em instalação de desenho universal
Arquitetura e Engenharia

Desenho Universal: por uma arquitetura da inclusão 

Desenho Universal é uma proposta de tornar edifícios, produtos e ambientes construídos integralmente inclusivos. Ou seja, é um paradigma da arquitetura e design contemporâneos. A ideia é simples: desenhar e projetar equipamentos que enriqueçam a experiência e a circulação de todo usuário, independente de sua condição física. Em suma: criar espaços universalmente acessíveis. Leia também Qual a melhor pós-graduação em Arquitetura para mim? Como se tornar um Designer de Interiores? Para entender o que é o Desenho Universal convidamos a

Continuar lendo »
Mulher sentada em frente a uma mesa com livros olha para a câmera
Arquitetura e Engenharia

Designer de interiores: o que é e como se tornar um

Designer de interiores é o profissional responsável por planejar e projetar espaços internos. Essa é a definição básica presente no projeto de lei que reconheceu a profissão no final de 2016. Apesar da regulação recente, a ideia de projetar espaços interiores é muito antiga. De certa maneira, desde que a humanidade resolveu explorar as primeiras cavernas ela tem inventado formas de desenhar os espaços interiores. Leia também Qual a melhor pós-graduação em Arquitetura para mim? Entenda a importância da luz

Continuar lendo »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

Estamos de recesso neste fim de ano!

Do dia 19 de dezembro de 2024 até o dia 6 de janeiro de 2025, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.

Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!

Boas festas!