5 Benefícios da presença dos espaços verdes

Os espaços verdes como praças, parques, jardins ou qualquer espaço com presença de vegetações, são lugares que proporcionam qualidade de vida para o usuário. Esses ambientes vão muito além do embelezamento de uma cidade, bairro, empreendimento ou residência. O que muitas pessoas não sabem é que a presença deles promovem diversos benefícios. As funções de espaços naturais têm variado e evoluído, sempre acompanhando as mudanças da sociedade e as transformações urbanas. De vantagens práticas a socioculturais, confira aqui 5 aplicações benéficas que esses espaços trazem para os ambientes urbanos:

1. Espaços verdes trazem bem-estar

Espaços Verdes e Bem Estar

Sensações positivas para as pessoas, beneficiando o bem-estar físico, mental, social e ambiental; ligando o homem com a natureza.

2. Melhoria da qualidade do ar

Espaços verdes e a qualidade do ar

As vegetações permitem a filtração natural de diversos poluentes, através da fotossíntese à captura do gás carbônico e liberação de oxigênio; gerando vantagens principalmente em grandes centros urbanos, onde a carga de poluentes são maiores.

3. Minimização de ruído

espacos-verdes-minimizam-ruidos

Áreas com grandes quantidades de maciços reduzem a poluição sonora, gerados por veículos, indústrias ou outras fontes com excesso de ruídos.

4. Preservação da fauna

Espaços Verdes e a preservação da fauna

Espaços verdes contribuem para trazer o equilíbrio do ecossistema e conservação de uma variedade de animais, como insetos, aves, répteis, mamíferos, dentre outros.

5. Espaços verdes valorizam empreendimentos

Espaços verdes na valorização de empreendimentos

Com embelezamento, bem-estar para os usuários locais, além de agregar valor econômico do imóvel; é uma forma também de obter um lazer atrativo.

Como você viu, existe muitos benefícios e aqui só foram apresentados alguns. Assim o papel de nós profissionais, arquitetos, paisagistas, engenheiros, designers de interiores, biólogos e áreas afins, é de sermos responsáveis por proporcionar a qualidade de vida para a sociedade, seja em escala macro ou micro.

O paisagismo vai muito além de plantar vegetações, é uma esfera grande e complexa que envolve diversos conteúdos para propor espaços eficientes e com qualidade. É um nicho que vêm se destacando no mercado.

Quer saber mais sobre o paisagismo? Venha conhecer a pós-graduação em Arquitetura e Design de Interiores: Tecnologia e Projeto.

Pela Profa. Ma. Roberta Paulina Tertolino da Silva

Compartilhe!

Deixe um comentário