11 Ferramentas do Google para Usar de Graça na sua Empresa

O QUE VOCÊ VAI LER

Sabia que muito além da caixa de pesquisas você também podem usar várias ferramentas do Google para construir a presença digital do seu negócio?

Nós selecionamos 11 opções gratuitas dessa gigante da tecnologia para você  entender como elas funcionam e qual a melhor forma de utilizá-las no dia-a-dia.

Mais que um site de buscas

Onde você procura respostas quando tem alguma dúvida? Se você pensou no Google, provavelmente usa bastante esse site no seu cotidiano.

Fundada  na Califórnia por Larry Page e Sergey Brin, a Google surgiu em 1998 com o propósito de facilitar e tornar útil o acesso à informação.

O Google é de longe o website mais acessado do mundo inteiro. O tempo médio de uso diário dos , 11 minutos no site e acessam em torno de 16 páginas do domínio Google diariamente.

Além do buscador, outras ferramentas do Google como os recursos do Google tradutor e o Gmail são os serviços mais utilizados pelos usuários. Contudo, o Google também possui diversas opções para gerenciamento de contas, publicidade, comunicação, mapas e estatísticas.

São várias possibilidades para os usuários, com diversas funcionalidades, para tudo o que você precisa no mundo online. As ferramentas do Google podem te ajudar a atuar estrategicamente no meio digital e também facilitar alguns processos pessoais ou profissionais.

Existem opções para anunciar, controlar métricas, entender o comportamento do público, facilitar a comunicação, se organizar e produzir conteúdo ou divulgar a sua marca.

Ferramentas do Google

Uma das principais vantagens de utilizar os serviços oferecidos pela companhia é a gratuidade: basta utilizar a conta do gmail para acessá-las.

Conheça a seguir 11 ferramentas do Google e saiba como tirar proveito delas.

1.  Google Analytics

Essencial para o marketing, o Google Analytics fornece informações valiosas sobre as suas páginas.

Com essa ferramenta é possível saber quantos visitantes a sua página ou site recebeu, quais são suas melhores páginas ranqueadas no Google e as palavras-chave melhor posicionadas. Além disso, ele ainda traz informações sobre o tráfego e o engajamento dos usuários com a sua página.

A partir da análise de dados é possível perceber qual é o melhor tipo de conteúdo para o seu negócio, como o usuário interage com eles e qual rede social, por exemplo, apresenta melhor desempenho.

Ele pode ser utilizado com outras ferramentas do Google, de forma complementar, para otimizar seu desempenho. O acompanhamento dessas métricas é indispensável para quem trabalha com marketing e deseja obter sempre melhores resultados.

2.  Google Search Console

Complementar ao Analytics, o Search Console é uma ferramenta de SEO que ajuda a otimizar as páginas web e as palavras-chave trabalhadas.

Os dados que essas duas ferramentas do Google apresentam são bem parecidos, a grande diferença é a forma como eles são apresentados, sendo utilizados para diferentes propósitos. Os dados mais importantes obtidos pelo Search Console são sobre o tráfego do seu site e quantas vezes as suas páginas são linkadas exteriormente.

Além disso, também é possível melhorar a saúde do seu site com essa plataforma e melhorar as configurações das suas páginas. E, o melhor, é que você pode adicionar quantas páginas quiser para a análise com essa ferramenta!

3.  Keyword Planner

Essa ferramenta do Google é perfeita para descobrir quais são as melhores palavras-chave para trabalhar nas suas páginas.

Além de pesquisar palavras-chave para utilizar nos conteúdos e sites, o Google Keyword Planner também ajuda a descobrir quais são as palavras-chaves ideais para o seu negócio. Para utilizar a ferramenta é preciso ter uma conta no Google Ads, mas você pode usá-la de forma gratuita!

4.  Youtube e Youtube Analytics

Você provavelmente já conhece essa plataforma há algum tempo. Comprada pelo grupo Google em 2006, o Youtube é uma ótima ferramenta de produção de conteúdo.

Através dela, é possível divulgar conteúdos audiovisuais de forma gratuita para os mais de um bilhão de usuários dessa plataforma.

Saiba porque utilizar o Youtube para o seu negócio

Mais uma vantagem do Youtube é que ele tem a sua própria versão de Analytics! Assim, é possível saber dados específicos e direcionados sobre essa plataforma.

Da mesma forma que o Google Analytics tradicional, o acompanhamento e análises desses dados através do Youtube Analytics pode ser feita para melhorar a performance do seu conteúdo na web. Utilizar estrategicamente essas duas ferramentas do Google na sua estratégia de marketing pode trazer ótimos resultados para o seu negócio.

Essa é uma plataforma com um grande alcance para um público variado, com média entre 18 e 50 anos, que vale o investimento.

5.  Google Trends

Essa é mais uma da ferramentas do Google que pode te ajudar na hora de produzir conteúdo para seu site ou blog. Com o Google Trends é possível descobrir quais assuntos são tendência no momento, te ajudando a pensar em quais conteúdos seriam interessantes de produzir para seu negócio.

Além de saber sobre qual assunto dentro da sua área as pessoas tem interesse, você também consegue saber quais aspectos são mais interessantes para o usuário. Quanto mais antenado você estiver às tendências, maiores são as chances de produzir um conteúdo que vá trazer mais visitas ao seu site.

6.  Google Hangouts e Google Meet

Essas são as duas ferramentas do Google que possuem o mesmo propósito: promover a comunicação em grupo.

Tanto o Google Hangouts quanto o Google Meet podem ser usados para chamadas de áudio ou vídeo conferências. Além disso, as duas ferramentas também apresentam uma possibilidade de chat e envio de imagens, vídeos e áudios.

Se por um lado o modelo do Hangouts proporciona uma comunicação mais informal e divertida, o Google Meet costuma ser mais utilizado para fins empresariais.

7.  Google Drive

Essa é uma ferramenta de armazenamento em nuvem disponibilizada pelo Google.

No Google Drive o usuário pode criar, editar, armazenar e compartilhar arquivos. Tudo isso sem ocupar a memória do computador. A empresa disponibiliza 15 GB gratuitos para novos usuários. Quem precisar de espaço extra pode comprar mais armazenamento por um valor fixo mensal.

8.  Documentos, Planilhas e Apresentações Google

Similar ao pacote Office, essa é uma das ferramentas mais completas da Google.

O Documentos Google é o equivalente ao Word. Uma ferramenta de texto que permite, ainda, o compartilhamento de documentos com outras pessoas. Dessa forma outros usuários selecionados por você podem ter acesso para visualizar, comentar e até editar um mesmo documento simultaneamente.

Além disso, o Google Docs, como também é chamado, apresenta recursos como contagem de palavras, ferramentas de tradução e verificação ortográfica. Todo o processo de elaboração e construção do documento é feita online, mas também existe a opção de fazer o download no seu computador ou dispositivo, em diversos formatos.

Já o Planilhas Google, é o similar ao Excel. Nele é possível criar planilhas e gráficos personalizados, com as mesmas vantagens de compartilhamento do Google Docs.

Por fim, o Apresentações Google é o similar do PowerPoint e permite que você crie apresentações de slides personalizadas e de forma online, também com todas as vantagens citadas acima.

Outro ponto interessante dessas ferramentas do Google, é que elas oferecem modelos de arquivos possíveis de construir em cada um, como currículos, planejamentos financeiros etc.

Todas essas ferramentas funcionam conectadas ao Google Drive, onde os arquivos produzidos são armazenados e possíveis de serem acessados de forma mais simples.

9.  Google Agenda

Essa é a ferramenta perfeita para organização! Como o próprio nome já diz, o Google Agenda é sua agenda online.
Marque eventos, anote compromissos, crie lembretes e programe alarmes: no Google Agenda você pode.

Assim como outras ferramentas do Google, a Agenda também permite compartilhamento com outros usuários, seja de todo o calendário, ou eventos selecionados. Para isso, basta compartilhar com o e-mail de quem você quiser e esperar que eles aceitem sua solicitação. Pronto! As agendas já foram sincronizadas.

Além disso, outra opção desse recurso também é incorporá-lo ao seu site. Comece a usar o Google Agenda agora, organize suas atividades e não esqueça de mais nenhum compromisso!

10. Google Alertas

Esse é um serviço que permite que o usuário receba notificações no seu e-mail sobre tópicos que escolher.

Com o Google Alertas você define uma pesquisa de seu interesse. Sempre que tiver menções ou informações novas sobre o tema a ferramenta te comunica. Assim, você evita desperdiçar tempo com pesquisas sobre, por exemplo, a sua concorrência ou termos de interesse para o seu negócio.

Esse serviço também pode ser atribuído para diversas finalidades, como, por exemplo, rastrear preços de um produto, como passagens de avião.

11. Google Meu Negócio

Mais uma das ferramentas do Google que ajuda a tornar sua empresa visível na web, o Google Meu Negócio é excelente, principalmente para negócios locais.

Através dele você consegue gerenciar as informações e como a sua empresa aparece nas buscas na web e também no Google Maps. Nele você pode colocar o nome da sua empresa, endereço, horários de funcionamento, fotos, websites e outras informações.

Esse é um serviço muito interessante para apresentar sua empresa para o público e esclarecer dúvidas de forma gratuita no maior buscador do mundo. Você já atualizou as informações sobre o seu empreendimento?

As ferramentas do Google oferecem diversas soluções práticas e gratuitas para uso pessoal ou da sua empresa. Pronto para começar a usá-las? Saiba também como criar um site gratuito utilizando o Google Sites.

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