Por que utilizar o YouTube para o seu negócio?

Você pode ter o melhor conteúdo do mundo, mas se você não trabalhar para gerar tráfego, não adianta ter o melhor conteúdo sem ninguém para consumir. Ou seja, o seu assunto precisa ser acessado, precisa ter engajamento. Então para que você construa uma audiência fiel, você pode adotar diversas ferramentas para auxiliar na divulgação da sua marca, como a plataforma do YouTube.

É exatamente sobre isso que vamos falar agora. Mas antes de continuarmos, gostaria de fazer uma pergunta. Por qual motivo você acessa o YouTube? Garantimos que mais de 50% das pessoas que destinaram seu tempo para ler este artigo, responderam: para ouvir música, o restante talvez para assistir um vídeo de culinária ou de games, correto?

Tal resultado foi apresentado em dados pelo relatório do YouTube Insights . Uma publicação que reúne as principais informações de cada categoria a fim de auxiliar agências de publicidade em seus trabalhos de divulgação. Mas sabe o que é mais importante disso tudo? Que chegamos em um denominador comum, todas essas pessoas acessam um conteúdo por gosto, ou seja, preferência em um determinado assunto.

É por isso que a sua marca tem espaço para expandir! Já pensou que o segmento que a sua empresa atua pode estar sendo procurando em grande escala no YouTube? É por isso, que te apresentamos as principais vantagens de ser uma conta na plataforma acessada por mais de 90% da população online brasileira.

1- é gratuito

2- conteúdo exclusivo para o seu público

3- espaço extra de tráfego, ou seja, o seu canal pode estar integrado com as outras mídias

4- relatórios disponíveis diariamente

Gostou? Então agora vamos te apresentar um passo a passo para criar o seu próprio canal no YouTube, conforme o suporte do sistema apresenta.

 

1- Faça login no YouTube em um computador ou no site para dispositivos móveis

2- Acesse sua lista de canais.

3- Escolha entre criar um novo canal ou usar uma conta de marca existente:

4- Para criar um novo canal, clique em Criar um novo canal.

Para criar um canal do YouTube em uma conta de marca já administrada por você, selecione a conta de marca na lista. Se ela já estiver conectada a um canal, você não poderá criar um canal novo. Caso você selecione a conta de marca na lista, será direcionado para o canal conectado.

5- Preencha as informações para definir o nome do seu novo canal e verificar sua conta. Em seguida, clique em Concluído.

Conversamos com o analista técnico do Sebrae, José Tarcísio Fagundes de Paula, que deu mais dicas sobre a plataforma. Assim você pode investir, sem medo:

BANNER E TRAILER

Antes de começar a postar conteúdo, trabalhe o visual do canal. Você pode fazer isso adicionando um banner (ou foto de capa). Você pode solicitar ajuda a um profissional que já trabalhe com você ou utilizar nossas dicas de ferramentas de design para empreendedores.

Já o trailer se trata do vídeo que dá play automaticamente toda vez que alguém acessa a home do seu canal. Esse vídeo é especial, já que é a primeira impressão que o usuário tem do seu trabalho.

Quando for trabalhar nesse vídeo, tenha em mente que os visitantes chegarão a ele por três caminhos: link disponível no seu site, a partir de outras redes sociais ou também vão cair no seu canal enquanto navegam pelo YouTube, organicamente.

Exemplo de banner.

CRIANDO VÍDEOS: SEJA VOCÊ MESMO

Evite criar certos estilos de conteúdo porque estão na moda. O importante é que o tom de voz da sua marca transpareça em tudo que fizer. Com seus vídeos, não pode ser diferente.

Se o conteúdo audiovisual destoar muito do resto da comunicação, você corre o risco de construir uma base de assinantes que não tem real conexão com a empresa e seus produtos. Assim, não são clientes ideais.

IDEIAS DE VÍDEOS

Você tem algumas opções de formato de vídeos para escolher: informativos, DIY, séries ou vlog. Não é necessário ficar preso apenas a essas escolhas, mas é uma boa forma de começar a idealizar seu canal.

Reflita sobre o que pode “casar” melhor com o que você vende. Produza imagens que mostrem seu produto sendo utilizado, se for o caso. Caso seja um serviço, você pode colocar depoimentos de clientes, por exemplo.

O YouTube para negócios também é uma ótima chance de oferecer “extras” para os clientes sem onerá-los. Fale sobre o assunto relacionado, com informações úteis que nem sempre estão atreladas ao seu produto.

Já os vídeos estilo vlog são mais úteis para criar conexões mais pessoais com os usuários. A Rock Content, empresa de marketing de conteúdo, faz isso publicando vídeos que explicam conceitos da área.

ASSINE OUTROS CANAIS E INTERAJA

Grande parte do YouTube para negócios é interação. Procure canais similares ao seu conteúdo e faça comentários, sugira o canal na sua página, etc. Conforme for angariando audiência, você ainda pode propor parcerias.

Isso aumenta a visibilidade do seu canal e traz mais usuários, além de demonstrar que sua marca é de certa forma humana e se importa com conteúdos produzidos pelas outras pessoas.

Da mesma forma, não deixe de interagir com os seus espectadores. Quando eles comentarem nos vídeos, responda, mesmo que seja para explicar sobre algum problema que tiveram com seu produto.

O SAC deve ser feito assim como em qualquer outra rede social.

TENHA CONSISTÊNCIA E FREQUÊNCIA

Os canais mais populares do YouTube são aqueles que mantêm consistência nos uploads de vídeos. Procure postar pelo menos uma vez por semana para manter sua audiência interessada e o canal movimentado.

UTILIZE OS ANÚNCIOS

Outra forma de utilizar o YouTube para negócios são com os anúncios. Muitas empresas fazem bom uso da ferramenta, que, assim como as outras redes sociais, permite anunciar para uma audiência específica, de acordo com suas necessidades.

Visando lançar campanhas de anúncio no YouTube, crie uma conta no AdWords, se já não tiver.

YOUTUBE PARA NEGÓCIOS: UMA NOVA FONTE DE POTENCIAIS CLIENTES

Com o YouTube, você tem a chance de aumentar o reconhecimento da sua marca entre o seu público, além de reforçar a sua posição de referência no segmento de atuação. Caso você já tenha, ou planeje ter, uma produção consistente de vídeos, não deixe de criar um canal por lá.

Para quem ainda está pensando em ter uma presença no YouTube, a dica é assistir a vídeos relacionados ao seu negócio. Procure observar o que as outras empresas estão fazendo.

 

 

Compartilhe!

Deixe um comentário

Estamos atendendo pelo WhatsApp

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, estamos trabalhando de home office temporariamente. Se precisar de atendimento, pode nos enviar um WhatsApp que responderemos o mais breve possível!