4 tendências do marketing digital para você conhecer

O que você vai ler

Por Cláudia Figueiredo

Os acontecimentos dos últimos anos fizeram surgir novas necessidades e provocaram uma aceleração na forma como os consumidores compram através da internet

Logicamente, as empresas tiveram que acompanhar. Muitas das que não atuavam no mundo digital tiveram que marcar presença na web a fim de não perder clientes. 

Todas essas mudanças têm a ver com o comportamento do consumidor e com a captura de novas oportunidades de crescimento.

Pensando nisso, elencamos quatro tendências de marketing digital que todo empresário deve estar de olho!  

Para entender para onde caminha o marketing digital, usamos como fonte alguns estudos da Brandwatch, da Klear e do Hootsuit

# 1 – Nostalgia

É normal que, após as sensações vividas pela pandemia, haja um certo sentimento nostálgico habitando dentro de todos nós. Grande parte desse sentimento vem das lembranças de tempos vividos sem tanta preocupação com o contato humano e sem o bombardeio de informações que vivemos hoje.

Conectados 24 horas em nosso aparelho de telefone, recebemos mensagens de todos os tipos (verdadeiras e falsas), enviadas por diferentes pessoas e em diferentes canais. 

De acordo com a Brandwatch, o volume de menção das palavras “nostalgia” e “nostálgico” é muito maior agora. Afinal, as pessoas desejam viver em segurança, junto aos seus familiares e amigos. 

Sintonizadas com esta tendência, a indústria do entretenimento tem apostado em itens retrô, com cara de moderno. A Disney, por exemplo, vem investindo em remakes de clássicos como Cinderela, A Bela e a Fera, Dumbo e Aladdin. A Netflix investiu em filmes dos anos 1980 e 1990 que tiveram grande sucesso.

O setor da moda também investiu em peças vintage, com ar moderno e, muitas vezes, com muita tecnologia integrada. 

Estamos vivendo em um período de “boom” de consumo de produtos carregados de emoção e nostalgia

# 2 – Creator

Cada vez mais marcas estão percebendo o valor do conteúdo gerado pelos usuários, principalmente os criadores de conteúdo. Artistas, blogueiros, youtubers e outros formadores de opinião passaram a se associar a uma infinidade de produtos e serviços, com o objetivo de influenciar a decisão de compra dos seus seguidores.

Mas não pense que esse universo fica restrito somente às pessoas conhecidas do grande público (macro influenciadores). Cada vez mais, surgem pessoas com muito poder de influência sobre pequenos grupos (micro influenciadores).

Uma pesquisa da plataforma Klear’s indica que, apesar de os macro influenciadores terem acesso a um público muito maior, são os micro influenciadores que geram mais retorno para as marcas.

Isso acontece, entre outras questões, porque os micro influenciadores são mais próximos das pessoas e conseguem realizar uma comunicação mais personalizada.

# 3 – Hibridismo

Híbrido é a palavra do ano em todos os setores. E tanto os eventos de realidade mista quanto os híbridos geram um volume maior de menções online ao longo do tempo, de acordo com uma pesquisa da Brandwatch.

Essa mistura entre físico e digital permanecerá como tendência do marketing digital por um longo período. O Facebook, rebatizado este ano para Meta, criou 10 mil novos empregos na União Europeia para construir o metaverso.

Além disso, também fez seu primeiro investimento nesta nova modalidade de realidade aumentada – mais de US $50 milhões em pesquisa para garantir que esses produtos sejam desenvolvidos com responsabilidade.

# 4 – Comunidades

De acordo com o The Global State of Digital in 2019, elaborado pela Hootsuite e We Are Social, cerca de 3,484 bilhões de pessoas usam redes sociais, o que representa 45% da população mundial.

No Brasil, são 140 milhões de usuários ativos nas redes sociais, que passam mais de 3 horas por dia conectados a elas, conforme o relatório da Hootsuite.

Comunidade digital é um grupo de pessoas com interesses comuns, que compartilham experiências e interagem entre si e com seus conteúdos. Esse interesse comum tem ligação com as soluções que você ou sua marca oferecem.

As pessoas estão conectadas por meio de redes sociais, onde compartilham suas experiências, trocam informações e tiram dúvidas. Tudo relacionado a um assunto específico.

Muitas empresas já investem em comunidades digitais para fortalecer os elos com seus consumidores e fidelizá-los. Percebe-se uma tendência dos usuários migrarem para comunidades menores, formando subculturas. 

Agora queremos saber: quais dessas tendências fazem mais sentido para você?

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Gastronomia

6 dicas de ouro para negócios gastronômicos 

Desde que iniciei meu propósito de ajudar empresários e profissionais liberais a gerirem seus negócios, alcançando a melhor versão deles, me deparo com o delicioso desafio de auxiliá-los a prosperar. E aqui não vou esconder nenhum segredo que aprendi nas centenas de aulas que frequentei ou lecionei, nas milhares de páginas de livros que li, ou mesmo nos incontáveis cursos que participei. Existem diversas técnicas para incrementar seu negócio. Eu vou descrever, rapidamente, algumas que você pode começar a aplicar

Continuar lendo »
Marketing

Marketing para nutricionistas: o guia da presença digital

Você já conhece alguma estratégia de marketing para nutricionistas?  Se sim, sabe que informação de qualidade nunca é demais. Nesse caso, aproveite o texto a seguir para se atualizar sobre as tendências e conversas que acontecem nas redes. Agora, se você quer divulgar aos quatro cantos seus serviços em nutrição e não sabe como, então é melhor pegar papel e caneta e ler esse texto até o final. Leia também 6 dicas de ouro para negócios gastronômicos A história de

Continuar lendo »
Marketing

5 tendências do Marketing Digital para 2023

O Marketing Digital tem caminhado cada vez mais para experiências mediadas pela tecnologia e também humanização. Reunimos alguns caminhos que ele deve continuar trilhando no ano de 2023.  5 – Inteligência Artificial e Aprendizagem dos robôs.  Iniciamos esta lista com a comercialização de inteligência artificial (IA) e aprendizagem de máquinas (ML) – Machine Learning. Embora essas tecnologias não sejam novas, recentemente elas foram impulsionadas devido aos avanços nos algoritmos computacionais.  Já é possível, por exemplo, personalizar o envio de e-mail

Continuar lendo »
Marketing

4 tendências do marketing digital para você conhecer

Os acontecimentos dos últimos anos fizeram surgir novas necessidades e provocaram uma aceleração na forma como os consumidores compram através da internet.  Logicamente, as empresas tiveram que acompanhar. Muitas das que não atuavam no mundo digital tiveram que marcar presença na web a fim de não perder clientes.  Todas essas mudanças têm a ver com o comportamento do consumidor e com a captura de novas oportunidades de crescimento. Pensando nisso, elencamos quatro tendências de marketing digital que todo empresário deve

Continuar lendo »

Estamos de recesso nesta quinta-feira

No dia 13 de junho, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.

Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!

Até logo!