Aprenda a criar um site gratuitamente no Google Sites

A Ensin.E te fornece o passo a passo e também as vantagens dessa plataforma

Para quem deseja ter o próprio site, mas não quer pagar caro por um domínio, o Google Sites é a opção ideal. A ferramenta permite criar endereços da web a partir de modelos já prontos, que são disponibilizados em uma quantidade variada.

Além disso, a plataforma permite criar não somente sites pessoais, mas também para empresas e empreendedores, ou até para organizações não governamentais.

Por ser uma ferramenta disponibilizada diretamente pela Google, o site criado ali ainda pode ter uma melhor visibilidade nos mecanismos de pesquisa. É possível também adicionar ferramentas como planilhas ao site, além de tudo.

Como criar um site gratuito utilizando o Google Sites

Acesse o endereço online da ferramenta e clique sobre a opção “criar”. Caso você ainda não tenha efetuado seu login na conta do Google, o faça antes de começar a criar seu novo site:

Em seguida, você terá a opção de criar o site tanto no Google Sites clássico quanto no novo formato. Escolha a opção que achar viável (caso queira saber as diferenças entre os dois, acesse este link). Depois, insira o título que desejar e, na barra lateral, selecione o tipo de layout que deseja que seu site tenha:

No campo localizado acima dos layouts, você ainda tem a opção de inserir caixas de texto, links, imagens e documentos que estejam no Google Drive:

Já no campo “páginas”, você pode adicionar quantas páginas quiser ao seu site, com informações pessoais ou de sua empresa e produtos:

Em seguida, clique em “temas”, onde você poderá customizar seu site da maneira que preferir, escolhendo elementos como a fonte, cor e disposição das palavras:

Quando tudo estiver pronto, clique em “publicar”. A tela abaixo irá aparecer. Nela, insira o endereço do seu site e clique novamente em “publicar”:

Em seguida, você verá o aviso dizendo que “seu site foi publicado”. Clique em “visualizar” e ele será aberto em uma nova janela:

Pronto! Seu site já foi criado. Para fazer um novo post, clique sobre o ícone localizado no canto inferior direito da tela.

A partir daí, você já tem um site novo devidamente no ar, e já consegue começar a publicar conteúdos nesta página de maneira fácil, rápida e gratuita.

Porque criar um site no Google Sites?

Criação

Em geral, o processo de criação de um site é bem longo e complexo, não concorda? É preciso contratar um serviço de hospedagem, configurar banco de dados, instalar um sistema de gerenciamento de conteúdo e se certificar de que tudo está funcionando corretamente. Pois no Google Sites é a própria plataforma que se encarrega de todo esse trabalho, deixando para o usuário apenas a função de criar o conteúdo.

Edição

O Google Sites é plenamente acessível a pessoas que tenham qualquer tipo de habilidade com internet, desde os mais básicos aos mais avançados. Definitivamente não é preciso conhecer programação web ou entender de design para montar e disponibilizar uma página com essa ferramenta. Isso porque o editor do Google Sites exibe o conteúdo exatamente da forma como ele será exibido de verdade, o que proporciona muito mais produtividade e segurança ao responsável pela edição.

Navegação

Um dos maiores diferenciais do Google Sites em relação a serviços semelhantes é que ele se encarrega sozinho de criar uma hierarquia para o conteúdo, facilitando a navegabilidade do visitante. Por meio de um menu automático, o usuário consegue saber exatamente em qual página está e quais são suas seções e subseções. Assim não é necessário criar ou manter esses índices manualmente.

Custo

Por mais incrível que possa parecer, o Google Sites é gratuito para qualquer usuário, sequer cobrando por espaço ou hospedagem. Basta criar uma conta Google e acessar o Sites para começar a criar suas páginas! Por ser tão fácil de usar e não custar absolutamente nada, o Google Sites é um concorrente de peso para muitos serviços de hospedagem que existem por aí.

Rapidez

Ao hospedar uma página na internet, na maioria das vezes é necessário contar com um bom servidor para oferecer boas velocidades de carregamento para seu público. O Google Sites, por sua vez, sustenta sua velocidade em dois pilares essenciais: traz os servidores do Google, que são os mais sofisticados da internet, e reúne sites relativamente simples, que não requerem muito poder de processamento para funcionar adequadamente. Não parece promissor?

Segurança

Ao utilizar o Google Sites, fica garantido o acesso a um robusto sistema de segurança, afinal, a Google nada mais é que a principal empresa on-line do mundo, que conta com uma estrutura simplesmente de cair o queixo. Ao hospedar seu site no Google Sites, o usuário tem a certeza de que não sofrerá com invasões nem instabilidades, que poderiam comprometer sua credibilidade e produtividade.

Instalação

Cada vez mais a nuvem vai tomando o lugar de muitos programas que até então precisavam ser instalados. Para editar as páginas do Google Sites, por exemplo, não é preciso usar nem um programa sequer, uma vez que tudo é feito diretamente pelo navegador. Assim é possível realizar edições em tempo real e ver seus resultados instantaneamente, editando conteúdos a partir de qualquer computador por meio de login.

Multiplicidade

Uma página no Google Sites possui uma série de utilidades extras — muito mais do que um site convencional. Por meio das configurações de visibilidade é possível fazer com que o conteúdo somente seja visível para membros de determinada empresa, por exemplo, sistema que facilita a criação de intranets modernas para organizar as informações da equipe de uma maneira bem acessível.

Viu como o Google Sites oferece a solução ideal para quem quer publicar páginas na internet sem precisar lidar com configurações extensas e complexas demais? E além de ser excelente para usuários convencionais, o Google Sites também faz toda a diferença no ambiente corporativo, como parte do pacote G Suite.

O que é o G Suite? 

G Suite é o nome dado ao pacote de aplicativos e serviços online criado pelo Google para empresas. Anteriormente conhecido como Google Apps, a suíte de aplicativos tem como foco a produtividade de empresas e equipes. Os usuários podem utilizar as tecnologias do Google em serviços que permitem customização, como a inclusão de domínios personalizados.

Dentre as ferramentas oferecidas, podemos citar o e-mail profissional, criado sobre a plataforma do Gmail; o armazenamento e compartilhamento de arquivos online e offline, através do Google Drive; os aplicativos de escritório para edição de textos, planilhas e apresentações; o criador de sites, e muitos outros.

Compartilhe!

Deixe um comentário