Treinamento dos novos professores do curso de Educação Física

No sábado (14), aconteceu mais um treinamento do corpo docente da graduação em Educação Física. Desta vez, o encontro foi direcionado para os professores que vão assumir as disciplinas do próximo semestre. Entre as novidades da equipe estão, Daniel Schimitz, Helder Moura e Fernanda Dias. O treinamento foi ministrado pelo coordenador do curso, Raphael Soares e o coordenador metodológico da Ensin.E, Sérgio de Carvalho.

A tarde de muita conversa e imersão, contou também com a participação do diretor geral da Instituição, Vitor Hugo Vidal Rangel. Durante a abertura, Vitor deu boas vindas aos novos professores e explicou como aqui na Ensin.E a opinião dos professores faz toda a diferença para nós. “Aqui não é como em outras faculdades, na Ensin.E o professor tem voz e sua opinião sempre é levada em conta”, pontuou.

Professores atentos as explicações.

Neste primeiro encontro foi discutido a cultura e estrutura da Ensin.E:  quem somos, onde estamos e onde queremos chegar. Foi abordado as particularidades da metodologia e as bases para sua criação. O coordenador do curso, Raphael Soares frisa a importância de momentos como esse para capacitação e alinhamento de cultura. “O professor não foi formado para ser professor, na maior parte das vezes eles se tornaram professor por ter acumulado conteúdo e num determinado momento foram para frente de uma sala reproduzir esse conteúdo. Nossa metodologia usa o conteúdo para desenvolver competências e habilidades, precisa ser aplicado em problemas reais, caso contrário não faz sentido, tornando-se simplesmente uma mera reprodução. Isso todo mundo consegue em livros, google, etc, porém a aplicação precisa ter prática, experiência para conseguir acelerar e potencializar a aprendizagem dos alunos. Por isso fazemos não só o treinamento pontual, mas semanalmente em nossas reuniões metodológicas”, explica.

No planejamento estão estabelecidos mais três encontros, o segundo será discutido as Metodologias de ensino e aprendizagem; Comunicação e montagem de material. No terceiro encontro a montagem da matriz de planejamento das disciplinas e ementas. E no quarto e último, o fechamento das matrizes e aulas testes para todos professores receberem o feedback da coordenação do curso. ” O treinamento foi excelente, tanto que nos pediram mais um dia. É fundamental termos desde o início esse convívio com os professores e assim eles conseguem mergulhar por completo no espírito da faculdade.” afirma Raphael.

O coordenador metodológico, Sérgio de Carvalho, reitera a importância desse treinamento, “É princípio maior da faculdade Ensin.E modificar pra melhor a vida das pessoas, sobre maneira dos seus colaboradores. Para isso adotamos na Ensin.E a gestão de talentos que começa a ganhar corpo desde o On boarding dos novos professores e coordenadores de nossos cursos. Nessa etapa os novos colaboradores têm contato com os valores e cultura institucional, adquirem novas competências instrucionais e desenvolvem novas habilidades quanto ao nosso método de ensino inovativo. Tudo executado em um ambiente de imersão e inovação onde a excelência, integração e engajamento do corpo docente são nossos bens mais preciosos”.

Sérgio continua e elogia, “Os novos talentos Ensin.E nos renovam a certeza de que estaremos oferecendo a comunidade acadêmica e a população de um modo geral, os melhores e mais preparados profissionais de educação física já formados em Juiz de Fora. Temos um time de excelência”. 

Já conhece nosso curso de educação física? Saiba mais!

Compartilhe!

Deixe um comentário