Qual a importância da identidade visual no seu negócio?

Primeiro vamos falar sobre o que é identidade visual e  qual a importância dela no seu negócio. A identidade visual incide em um conjunto de símbolos que são construídos para representar uma empresa, um produto ou um serviço. Esses símbolos são as cores, formas e fontes que compõem o conceito por trás de um negócio. Eles carregam a mensagem do negócio como vamos ver neste artigo.

Para definir esses símbolos é necessário fazer um estudo da mensagem que deseja passar e do público que deseja atingir, com base no público-alvo e persona, assunto do post Público-alvo e persona: qual a diferença e como utilizar no seu negócio? (clique para ler). Durante a construção da marca é essencial ter em mente que a identidade visual deve ser impactante e bem diferenciada das demais.

Portanto, a identidade visual consiste na combinação de elementos visuais que buscam refletir uma marca, um nome, uma ideia, um produto, um serviço, ou uma empresa como um todo.

Trocando em miúdos, ela abrange os seguintes itens:

  • logo;
  • cores;
  • frases e slogans;
  • elementos gráficos como traços, retângulos, quadrados, círculos;
  • tipografias;
  • apresentações institucionais, que carregam as marca da empresa, e;
  • as peças de comunicação (folder, flyer, cartão de visita, banner, site, panfletos, letreiros, fachadas, etc.)

A importância e os benefícios da Identidade Visual

Sabe aquela máxima, “A primeira impressão é a que fica?”, então, tenha isso em mente ao criar a identidade visual do seu negócio. Além disso, pesquisas apontam que as pessoas ficam mais envolvidas e se identificam com a empresa quando gostam da marca. E mais do que isso, as pessoas confiam mais nos produtos quando percebem profissionalismo na marca.

O poder da identidade visual

Independentemente do tamanho, toda empresa deve se preocupar com a sua imagem e com a sua identidade perante o público. Afinal, a identidade visual mostra, claramente, com quem a empresa quer conversar. E um dos pontos de extrema atenção é o uso correto das cores.

Entender a Psicologia das Cores é fundamental para o entendimento da mensagem

As cores têm grande conexão com a neurociência. A Psicologia das Cores é um estudo que busca compreender o comportamento humano em relação às cores. Dessa forma, essa área da psicologia analisa e define quais os efeitos que cada cor gera nas pessoas, como mudanças nas emoções, nos sentimentos, a criação de desejos e muito mais.

Empresas de fast food, por exemplo, têm vermelho em seus logos e em seus restaurantes porque, além de chamativa, essa cor instiga o apetite.

O verde é associado à ecologia, saúde e serenidade. O azul cria a sensação de confiança e de segurança. Portanto, a cor pode afetar a percepção da marca. Não negligencie a Psicologia das Cores em seus projetos. Uma escolha equivocada da cor da sua marca, embalagem ou anúncio pode culminar em resultados não satisfatórios.

Veja mais no quadro abaixo.

  • Vermelho: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência
  • Rosa: amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza, feminilidade;
  • Amarelo: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, claridade, verão, desonestidade, covardia, traição, inveja, cobiça, engano, doença, perigo;
  • Laranja: humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagância, excessivo, flamejante;
  • Verde: cura, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, imutabilidade natureza, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, Primavera, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja, imaturidade, destruição;
  • Azul: fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão;
  • Roxo/Violeta: erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade, intimidade;
  • Marrom: materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade;
  • Preto: não, poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, remorso, raiva;
  • Branco: sim, proteção, amor, respeito, mesura, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), frio, clínico, estéril;
  • Prata: riqueza, glamour, fascínio, diferença, natural, liso, suave, macio, elegante, tecnológico;
  • Ouro: preciosidade, riqueza, extravagância, calor, riqueza, opulência, prosperidade, grandeza.
  • Qual a importância da identidade visual no seu negócio?

Além das cores, é necessário pensar nas formas geométricas como um componente para a Identidade Visual, afinal, cada uma transmite uma mensagem. Vamos ver?

Significado das formas

Linhas

As retas costumam ser associadas a solidez e dinamismo. Já as curvas transmitem fluidez, alegria e sensualidade. E as espirais passam a sensação de evolução e criatividade, além de diversão.

Quadrado

O quadrado é um formato muito popular para o design de logotipos, pois transmite segurança, credibilidade, equilíbrio e profissionalismo.

Retângulo

O retângulo é uma forma geométrica associada à organização, estabilidade e familiaridade.

Círculo

O formato circular representa harmonia, compromisso, senso de pertencimento ou comunidade. Como o círculo não tem um início ou fim definido, ele também passa a sensação de movimento ou transformação constante, perfeição e integridade.

Triângulos

As pontas e ângulos do triângulo costumam causar um forte impacto visual, irradiando força, energia e inovação. Essa figura é associada à ciência, religião e masculinidade.

Formas orgânicas

Elementos com formato fluido transmitem conforto, liberdade e espontaneidade.

A tipografia também conta muito na identidade visual

Mas, não são apenas as cores e formas que compõem a identidade visual, a tipografia representa, de maneira subjetiva, o posicionamento de uma empresa. Cada tipo de fonte, traz um significado. Veja a seguir:

Fonte Serifada

Com traços prolongados nas extremidades das letras, a fonte serifada é clássica e popular. A serifa tem um caráter mais conservador e costuma representar tradição, respeito e sofisticação. Além disso, fazer uso deste estilo tipográfico sugere grandeza, poder e autoridade. Dentre as marcas mais famosas que fazem uso deste exemplo estão: Tiffany & Co e Zara.

Fonte Não Serifada

Neste modelo, as letras não apresentam prolongamento nas extremidades. A fonte não serifada preza a simplicidade e objetividade visual. Na psicologia das fontes, este estilo representa clareza, sensibilidade e honestidade. A empresa LinkedIn adota a fonte não serifada em seus logotipos.

Fontes Caligráficas

Divididas em formais e casuais, as fontes caligráficas se aproximam da caligrafia manuscrita. Partindo da ideia de elegância e liberdade, este estilo de fonte costuma transmitir criatividade e singularidade. Além disso, muitas empresas, como a Coca-Cola e o Instagram, fazem uso deste modelo para gerar impacto e destaque diante de tantas outras marcas.

Qual tipografia usar no seu negócio?

O primeiro passo é entender quem é seu público alvo e suas personas. Clique aqui para entender melhor estes conceitos.  Os tipos, tamanhos e formatos das letras variam de público para público.

Gostou deste artigo? Compartilhe esse conteúdo para os seus amigos e aguarde nosso próximo post.

 

Deixe um comentário

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.