Professora da Ensin.E marca presença em livro de coletâneas da ONA

“Conhecer e medir o que acontece com os pacientes durante a assistência à saúde é considerado o primeiro passo na busca por melhorias nos serviços de saúde” (Aline Beviláqua).

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) lançará, no dia 18 de março, às 16h, um livro comemorativo por seus 20 anos de existência. A publicação contém diversas informações estratégicas do setor hospitalar, contribuindo para a formação de profissionais e intituições de saúde. Entre os profissionais convidados para integrar a obra, está nossa querida Aline Beviláqua, professora do programa de pós graduação em Enfermagem da EnsinE.

O lançamento da obra “A Jornada da Acreditação” será durante o 4° Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde e acontecerá de forma online e gratuita. A transmissão acontecerá ao vivo através do Youtube e das Redes Sociais da ONA.

A acreditação

A metodologia ONA é a única no país que acredita em diferentes níveis. O método de avaliação auxilia as organizações no processo de segurança dos procedimentos, na gestão e nas questões institucionais. A acreditação possui padrões e requisitos definidos pela própria ONA, todos reconhecidos internacionalmente.

Prof. Aline Beviláqua é professora nos cursos de pós em Enfermagem na EnsinE e coordenadora do MBA em Segurança do Paciente no IESPE.

Para que uma instituição ou organização seja acreditada, ela precisa atender a todos esses padrões. Trata-se de um programa de educação continuada, que incentiva a constante melhoria das organizações de saúde.

 

Confira a entrevista cedida por Aline na íntegra:

 

1) Você pode contar pra gente um pouquinho sobre a sua contribuição neste trabalho?

O capítulo aborda a implantação e o trabalho do Núcleo de Segurança do Paciente nas instituições de saúde, junto ao fluxo de notificação de incidentes ocorridos na assistência à saúde. Conhecer e medir o que acontece com os pacientes durante a assistência a saúde é considerado o primeiro passo na busca por melhorias nos serviços de saúde.

 

2) Você consegue relacionar um pouco esse conteúdo com seu trabalho na pós graduação da EnsinE? Por exemplo, você aborda, de alguma forma, o conteúdo desse capitulo nas disciplinas que você ministra?

O conteúdo do capítulo é abordado em um módulo da pós graduação MBA em Segurança do Paciente e Gestão da Qualidade, com intuito de capacitar profissionais da saúde para o mercado de trabalho, principalmente considerando que hospitais e demais instituições estão implementando Núcleos de Segurança do Paciente e contratando equipes especializadas em busca da qualidade e segurança da assistência. Hoje há uma grande carência de pessoas qualificadas no mercado, para executar essa estratégia de implantação do Núcleo de Segurança do Paciente nas instituições de saúde, junto ao fluxo de notificação de incidentes ocorridos na assistência à saúde apesar da importância desse trabalho nos serviços de saúde, como apontado pela OMS.

 

3) O que significa pra você estar presente nesse projeto e o que isso acrescenta para sua carreira?

Me sinto honrada em ter oportunidade de parceria e contribuição para esse projeto da ONA, o qual visa o compartilhamento de informações estratégicas e fundamentais para a construção de caminhos que promovem o estímulo para o desenvolvimento do setor hospitalar e de valorizar a prática de qualidade, para ampliar a segurança dos pacientes. O que é uma tendência mundial.

 

4) Por último, gostaria que você dissesse como as pessoas podem ter acesso a esse material e, se possível, fazer um convite pra galera conferir!
Acompanhem o lançamento do Livro “A jornada da Acreditação”, que marca os 20 anos de atuação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), no dia 18/03/2021 as 16 hs, durante o 4º Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde. O evento contará com transmissão ao vivo pelo Youtube e redes sociais da ONA. Faça sua inscrição! Seja um agente de mudança!