Nutricosméticos e Nutracêuticos: o que são e quando usar

O que você vai ler

À medida que o interesse dos consumidores por produtos holísticos e naturais aumenta, duas abordagens sobre alimentação e estética ganham destaque no mundo da beleza: os nutricosméticos e os nutracêuticos.

Alias, essas substância não só proporcionam benefícios nutricionais para a pele e cabelos, mas também estão em perfeita sintonia com o novo perfil de consumo, caracterizado pela crescente busca por sustentabilidade e bem-estar.

Leia também

O alerta da OMS sobre o uso de adoçantes

Guia da presença digital para nutricionistas

Conheça a Banana, um superalimento

Pós-Graduação em Nutrição: como escolher a certa?

Mas o que é um nutricosmético? E nutraceutico? Neste texto você vai entender a diferença entre eles e descobrir porque a nutricionista desempenha um papel crucial ao orientar o uso dessas substância.

Qual a diferença entre nutracêuticos e nutricosméticos?

Nutracêuticos são compostos bioativos encontrados naturalmente em alimentos que ajudam na promoção de saúde e prevenção de deficiências nutricionais.

Compostos bioativos são substâncias presentes em pequenas quantidades nos alimentos, sem funções essenciais como os nutrientes. Sua ausência não causa deficiência ou doença.

Por outro lado, nutricosméticos são suplementos alimentares formulados com nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Sua composição inclui substâncias que proporcionam benefícios estéticos, como maior firmeza da pele e resistência dos fios de cabelo.

Esses produtos são excelentes complementos para a rotina de cuidados com a pele e beleza, pois oferecem efeitos anti-idade e contribuem para a saúde de forma geral.

Em resumo, nutracêuticos são substâncias que contribuem para um bom funcionamento do organismo, embora não sejam fundamentais para a saúde. Já os nutricosméticos são nutrientes essenciais à saúde, mas cuja suplementação promove benefícios estéticos.

O que são nutricosméticos?

Nutricosméticos são substâncias que estimulam a produção de colágeno, elastina e outros componentes essenciais para a saúde da pele, cabelo e unhas. Além disso, eles são fontes de antioxidantes e ácido hialurônico, que contribuem para a proteção e hidratação da pele.

Alguns exemplos comuns de nutricosméticos são:

  • Colágeno
  • Biotina
  • vitamina C
  • vitamina E

Esses nutrientes podem ser consumidos por meio de suplementos orais, potencializando os cuidados estéticos e promovendo uma aparência mais saudável e rejuvenescida.

Entenda mais sobre nutricosméticos com a explicação do nutricionista José Aroldo Filho da Nutmed:

O que são nutracêuticos?

O Dr. Stephen DeFelice criou o termo “Nutracêutico” em 1989, a partir da combinação das palavras “nutrição” e “farmacêutico”.

Os produtos nutracêuticos podem ser considerados terapias biológicas não específicas usadas para promover o bem-estar geral, controlar sintomas e prevenir processos prejudiciais à saúde.

Mulher segurando uma romã cortada
Romã é considerada uma excelente fonte de nutracêuticos, sendo rica em compostos fenólicos, incluindo elagitaninos como o ácido elágico e a punicalagina. Esses compostos são capazes de inibir a atividade da tirosinase, sugerindo que os polifenóis também podem inibir a síntese de melanina.

Alguns exemplos de nutracêuticos são:

  • Ômega-3
  • Licopeno
  • Resveratrol
  • Fitoesteróis
  • Probióticos
  • Vitaminas
  • Minerais
  • Fibras

Esses suplementos, além disso, podem auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico, promover a saúde cardiovascular, proteger contra doenças crônicas e manter um equilíbrio nutricional adequado.

Qual o profissional que pode receitar dietas?

A prescrição de dietas e assistência nutricional são atividades privativas do nutricionista, conforme estabelecido pela Lei nº 8.234/1991.

De acordo com o Artigo 3º da lei, os nutricionistas são responsáveis por fornecer assistência e educação nutricional a indivíduos e comunidades, tanto saudáveis quanto doentes, em instituições públicas e privadas.

Além disso, eles têm a responsabilidade de planejar, analisar, supervisionar e avaliar dietas para pacientes em ambientes hospitalares, ambulatoriais e consultórios de nutrição e dietética.

Por que se especializar em nutrição?

Você nutri com certeza já sabe que só a graduação não basta. Na nutrição é fundamental a atualização constante e busca por conhecimento especializado. É assim que a carreira se expande e qualifica.

As especializações ampliam o leque de atuação das nutris e permitem atender demandas de diferentes setores como esportes, educação, beleza ou educação.

Como nutricionista, você desempenha um papel essencial na orientação do consumo adequado de nutracêuticos e nutricosméticos. Além disso, na Faculdade EnsinE, oferecemos a melhor especialização para aprofundar seu entendimento sobre como esses suplementos atuam no organismo: a pós-graduação em Nutrição Clínica, Ortomolecular, Nutrição Funcional e Fitoterapia.

Especialista em Nutrição Ortomolecular, Funcional e Fitoterapia

Na pós em Ortomolecular, Funcional e Fitoterapia, você vai aprender com os principais especialistas da Nutmed tudo o que precisa para oferecer um cuidado nutricional de excelência para diferentes clientes.

Aprenda tudo sobre:

  • Fisiologia e Bioquímica Nutricional
  • Fisiopatologia da Nutrição
  • Nutrição Clínica Funcional
  • Formas farmacêuticas de administração de suplementos e medicamentos fitoterápicos
  • Prescrição e veiculação dos elementos de forma adequada ao atendimento das necessidades dos pacientes
  • Compostos ortomoleculares e como fazer sua prescrição dietética
  • Uso de fitoterápicos com base nas legislações vigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN);
  • E muito mais!

Além disso, essa especialização também capacita para obtenção do Título de Especialista em Fitoterapia pela Associação Brasileira de Nutricionistas (ASBRAN).

Cuide da sua saúde profissional, ajude de verdade seus pacientes e torne-se uma das nutricionistas mais desejadas do mercado com as especializações em nutrição da EnsinE e Nutmed!

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Enfermagem

Síndrome de Burnout: por que estamos todos cansados?

A síndrome do burnout é um fenômeno que vem crescendo de maneira alarmante em todo o planeta. Caracterizada por um estado de esgotamento físico e emocional extremo, essa condição afeta milhões de pessoas em todo o mundo e tem se tornado uma das grandes questões de saúde pública. Você se sente esgotado, sem energia, e cada vez mais distante do trabalho? Se a resposta for sim, você pode estar sofrendo com a síndrome de burnout, um problema que cresce a

Continuar lendo »
Empreendedorismo

Precificação de alimentos: guia completo para sair do vermelho

A precificação de alimentos bem elaborada é um dos pilares de grandes e pequenos serviços de alimentação: controla despesas, maximiza a eficiência e contribui para um negócio saudável e lucrativo. A verdade é dura: 80% dos restaurantes fecham nos primeiros cinco anos. Embora muitos fatores contribuam para essa estatística desanimadora, um vilão muitas vezes escondido – o mau gerenciamento de custos – é um dos grandes responsáveis. Para resolver esse problema é fundamental entender todos os fatores que influenciam o cálculo

Continuar lendo »
Nutrição

Melhorando a performance com Nutrição esportiva

A nutrição esportiva fornece o combustível e a recuperação essenciais que os atletas precisam para treinar com mais intensidade, recuperar-se mais rápido e, em última instância, atingir o auge de seu desempenho. No findo, todo mundo sabe que existe uma interação fundamental entre aquilo que nós comemos e como o nosso corpo funciona. Um corpo bem nutrido pode fazer coisas que um mal nutrido não pode. E isso é crítico quando estamos falando de correr 90 minutos, conseguir aumentar a

Continuar lendo »
Educação Física

21 profissões em alta no mercado de educação física

Esqueça aquela história de que só dá para ser personal ou professor no mercado de educação física. Na verdade, as possibilidades de atuação nessa área são virtualmente infinitas. Considerada uma das profissões do futuro pelo Bureau of Labor Statistics, escritório dos Estados Unidos que monitora o mercado de trabalho, a educação física está em crescimento acelerado no mundo. Leia também Como escolher a faculdade certa para mim? O que se estuda na Faculdade de Educação Física? O que tem de

Continuar lendo »

Funcionamento durante o recesso de Páscoa

A partir de quinta, dia 28, todos os nossos setores estarão em recesso. Retornaremos na segunda-feira, dia 1º de abril (é verdade)!

Aproveite o feriado com alegria e chocolates!