Movimento Maker: Como implementar dentro da escola

Você já conhece o conceito de “Maker Movement”? Neste caso, se levarmos ao pé da letra e traduzirmos para o português, temos como significado “movimento do criador“. Mas, no Brasil o chamamos de “movimento maker“, buscando um sentido nas expressões “colocar a mão na massa” e “faça você mesmo”. O intuito é dar oportunidade a qualquer pessoa de construir, fabricar, modificar e até concertar qualquer tipo de coisa.

O modelo vem sendo empregado em escolas dos Estados Unidos desde 2005, a partir do lançamento da revista Make Magazine. Já no Brasil o sucesso é recente mas vem crescendo sucessivamente, principalmente quando se busca empreendedorismo no ensino. Com isso, algumas escolas brasileiras já estão trazendo o movimento maker para dentro da sala de aula, modificando o modo de ensino teórico e levando a prática aos alunos.

Movimento Maker nas escolas

Com base nos termos citados acima, o espaço maker é um lugar dentro das escolas destinado ao desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes. Portanto, para a criação deste ambiente é necessário um bom investimento, como, computadores, impressoras, tablets, entre outros. Mas, é possível criá-lo com um menor capital. Para isso, aposte na criatividade! Afinal, quem nunca fez um papel virar um aviãozinho?

Separamos uma lista de equipamentos possíveis:

  • Blocos de montar;
  • Estilete;
  • Ferro de solda;
  • Fresadora de precisão;
  • Display LCD;
  • Leds;
  • Motores;
  • Conectores;

Para mais ideias de equipamentos com baixo custo, você pode acessar o ScopaBits e o LittleBits. Após ter seu espaço maker, separe um tempo semanal, leve os alunos até este espaço e utilize sua criatividade. A partir disso, você pode elaborar temas para as criações ou deixá-los livres, apostando na engenhosidade do aluno.

 

Compartilhe!

Deixe um comentário

Estamos atendendo pelo WhatsApp

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, estamos trabalhando de home office temporariamente. Se precisar de atendimento, pode nos enviar um WhatsApp que responderemos o mais breve possível!