Saúde e bem-estar: 4 passos para entrar nesse mercado

Sumário

Iniciar um negócio no mercado de saúde e bem-estar é a chance de entrar em uma indústria em crescimento e, ao mesmo tempo, causar um impacto positivo na vida das pessoas.

Para você que não sabe por onde começar, nós preparamos um guia básico que vai ajudar no seu planejamento. Vamos entender o passo a passo para empreender na Educação Física e como encontrar oportunidades nesse mercado. 

Antes de começar a jornada…

Abrir seu próprio negócio pode ser realmente empolgante, mas é importante ter certeza de que você sabe no que está se metendo antes de começar.

Pense nisso como fazer uma grande viagem: você não faria as malas e partiria sem saber para onde vai, o que vai fazer e o que precisa levar, certo? Para empreender é a mesma coisa.

A seguir, separamos 4 passos para entrar no mercado de saúde e bem-estar. Sugerimos que você não pule: uma jornada se faz com um passo depois do outro.

Estude bem este roteiro para não se perder. E, claro, se quiser entrar no mercado de saúde e bem-estar do jeito certo é só falar com a gente.

 

Como a EnsinE pode te ajudar a empreender no mercado de saúde e bem-estar?

com Informação

news de Educação Física da EnsinE é perfeita para quem quer se sentir bem por dentro e por fora!

Semanalmente entregamos as principais notícias, informações e dicas sobre o universo do profissional de educação física.

Para onde estão indo as atividades físicas em um mundo dominado pelos computadores? Quais oportunidades estão em alta? Como as pessoas enxergam o próprio corpo hoje? Como se destacar no mercado de saúde e bem-estar?

Além disso, você ainda aprende maneiras divertidas e empolgantes de se mexer e se manter ativo!

Assine nossa News e aprenda como melhorar nos seus esportes favoritos, descubra as últimas tendências no mercado de bem-estar e saiba o que andam fazendo os melhores profissionais da área.

com Formação

Se você quer mergulhar de verdade no mundo da saúde e bem-estar então o melhor lugar para estar é no Bacharelado em Educação Física da EnsinE.

Nossos alunos recebem treinamento personalizado que os prepara para atuar como especialistas em saúde corporal, bem-estar, analistas de desempenho, técnicos, terapeutas físicos e muito mais!

Alunos do Bacharelado em Educação Física da EnsinE recebem formação sólida e atualizada em empreendedorismo, coaching e gestão de negócios. Aprenda tudo sobre o funcionamento do corpo, estudos de desenvolvimento humano, saúde coletiva, técnicas de socialização e fundamentos dos principais esportes.

A graduação em Educação Física tem duração de quatro anos. Os períodos são divididos em ciclos de treinamento e o desenvolvimento do aluno é acompanhado de perto por meio de ferramentas digitais e metodologia própria.

com Atendimento

Tem uma ideia, dificuldade, oportunidade ou só quer saber mais sobre como a EnsinE pode te ajudar a crescer no mundo da Educação Física? O nosso atendimento está aqui para te ajudar nesse momento.

Certo, chega de conversinha!

Vamos aos 4 passos para empreender no mercado de saúde e bem-estar.

Nº 1 – Onde você se encaixa?

A primeira coisa a se fazer para entrar nesse mercado do jeito certo é ajustar o foco.

 À primeira vista, o campo de atuação na Educação Física pode parecer muito amplo e difuso. Por isso, antes de mais nada, você deve escolher uma área do mercado de bem-estar na qual esteja interessado e sobre a qual saiba algo.

Pode ser algo como ajudar as pessoas a se manterem saudáveis, ensinando-as a se exercitar, ou ajudá-las a se sentirem melhor, ensinando-as a relaxar.

Algumas das áreas onde você pode buscar oportunidades de empreender são:

  • Treinamento pessoal
  • Aulas de ginástica em grupo
  • Aulas de ioga e pilates
  • Acampamentos e clínicas esportivas
  • Treinamento de desempenho
  • Consultoria em nutrição para atletas
  • Serviços de reabilitação física
  • Serviços móveis de fitness (leva o condicionamento físico aos clientes)
  • Programas de bem-estar corporativo
  • Atividades físicas ao ar livre (caminhadas, escaladas, etc.)
  • Aulas de fitness virtuais e coaching online
  • Venda de equipamentos de ginástica e suplementos

Nº 2 – Com quem (e contra quem)?

Depois de escolher um nicho, você precisa pesquisar quem são as pessoas que estarão nessa jornada contigo.

Você já sabe com quem você vai negociar e quem vai disputar os mesmos clientes? Em outras palavras, sabe quem é o seu público-alvo e quem são os seus concorrentes?

Qualquer um que deseje começar um negócio precisa, antes, descobrir o que as outras pessoas estão fazendo na área. Isso vai ajudar você a entender o que é popular e o que pode estar faltando.

A partir dessa pesquisa você pode tornar seu negócio único e se destacar dos demais. Isso significa oportunidade de negócios e é justamente aí que o dinheiro está escondido.

Isso pode incluir oferecer serviços ou produtos exclusivos ou atender a um grupo demográfico específico que não está sendo atendido no momento.

Nº 3 – Desenhe O Plano

Em seguida, você deve criar um plano para o seu negócio que terá o mesmo valor que os mapas têm nas viagens. Este plano lhe dirá quanto dinheiro você precisa, o que você precisa comprar ou fazer e como você contará às pessoas sobre o seu negócio.

O papel do plano de negócios é ajudar a orientar suas decisões e garantir o financiamento do empreendimento.

O ideal ao desenhar seu plano de negócios é incluir os seguintes pontos:

  • Breve perfil da empresa (incluindo o que ela faz e quais produtos ou serviços oferecerá)
  • Descrição do público-alvo (ou do grupo de pessoas para quem a empresa venderá)
  • Informações sobre sua concorrência (e como a empresa será diferente ou melhor do que outras que estão no mesmo ramo)
  • Descrição da estratégia de marketing da empresa (ou como ela vai alcançar e atrair clientes)
  • Plano financeiro (incluindo receitas e despesas projetadas e como a empresa ganhará dinheiro)
  • Plano de gestão (incluindo as funções e responsabilidades das pessoas que irão dirigir a empresa)
  • Plano de ação ou um guia passo a passo de como a empresa vai começar e crescer
  • Conclusão (sintetizando os pontos-chave do plano e elencando metas da empresa para o futuro)

Em resumo, seu plano de negócios precisa detalhar a missão e a visão da empresa, o mercado de atuação, o produto ou serviço que oferece, seus diferenciais em relação à concorrência, a estratégia de marketing e vendas, as projeções financeiras e a gestão e a estrutura organizacional.

Nº 4 – Melhor do que ontem, pior do que amanhã

Finalmente, uma vez que seu negócio esteja funcionando, você quer ter certeza de que está fazendo um bom trabalho e deixando as pessoas felizes.

Ou seja, nunca vacile na qualidade daquilo que você entrega.

Concentre-se em fornecer um excelente atendimento ao cliente e em construir uma forte reputação. É isso o que faz as pessoas voltarem e contarem aos amigos sobre o seu negócio.

Quanto mais clientes recorrentes e mais marketing boca-a-boca, menores os seus gastos e maiores os seus lucros!

Existem alguns pontos críticos que contribuem para a avaliação geral de um produto ou serviço, são eles:

  • Qualidade dos materiais e ingredientes utilizados
  • Diretrizes e procedimentos de produção ou execução do serviço
  • Teste e inspeção regular da entrega do produto
  • Por fim, lembre-se de submeter qualquer eventual redesenho do produto ao feedback dos clientes.

No geral, iniciar um negócio lucrativo no mercado de bem-estar exigirá muito trabalho, pesquisa e planejamento, mas se você é apaixonado pelo setor e está comprometido em fornecer valor aos seus clientes, pode ser um esforço gratificante.

Saúde e bem-estar: objetivo global

Você sabia que em 2015 as Nações Unidas estabeleceram 17 objetivos para tornar o mundo um lugar melhor? São os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ou ODS, para abreviar.

E o ODS número 3 diz respeito à promoção da boa saúde e bem-estar de todos.

Isso tem tornado os profissionais de educação física cada vez mais importantes nas políticas de saúde coletiva, uma vez que atividades físicas e hábitos saudáveis são fundamentais para atingirmos o objetivo do 3º ODS da ONU.

Além disso, aulas de educação física são uma ótima maneira de aprender sobre trabalho em equipe e bom espírito esportivo. Quando jogamos e praticamos esportes juntos, aprendemos a trabalhar em equipe, a acolher as diferenças e a incentivar a evolução uns dos outros.

Algumas das frentes que os profissionais de educação física podem atuar para contribuir com o 3º ODS são:

Oportunidades e convites ao movimento

Muitos adultos não praticam atividade física suficiente, mas os profissionais de educação física podem ajudar oferecendo aulas, programas e atividades adaptadas a adultos.

  • Educar para uma vida melhor

Os profissionais de educação física são fundamentais no processo de conscientização das pessoas sobre os benefícios da atividade física.

Alguns exemplos dos benefícios físicos que os profissionais de educação física ajudam a promover são:

      • melhorar o cardio
      • buscar um peso adequado
      • corrigir fraquezas localizadas
      • correção de postura

Mas o papel da educação física no campo subjetivo também é inegável, sendo crucial na promoção da saúde mental. Não por acaso, esses profissionais são cada vez mais valorizados, pois:

      • ajudam na redução de estresse
      • auxiliam em tratamentos de recuperação pós-traumática
      • ensinam novas ferramentas de socialização
      • entre outros

 

  • Atendimento personalizado

Não é qualquer um que está apto a criar planos de exercícios personalizados.

Para fazer isso é preciso levar em consideração as necessidades específicas de cada pessoa, bem como seus níveis de condicionamento físico e objetivos particulares.

Isso quem faz são as pessoas formadas em educação física.

  • Dando o exemplo

Uma das responsabilidades desses profissionais é o bom exemplo.

Sim, toda profissão tem a sua ética específica, que deve guiar os profissionais em sua atuação a fim de impactar positivamente a sociedade.

Por isso é aconselhável que o bacharel em educação física atue sobre o próprio corpo.

Dessa maneira ele vai ter mais autoridade para guiar outras pessoas a adotarem hábitos saudáveis.

  • Análise de desempenho e performance

Profissionais de educação física podem ajudar os adultos a permanecerem no caminho certo, fornecendo suporte e responsabilizando-os por seu progresso.

Em resumo, a formação em Educação Física tem um papel crucial na realização do 3º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU: a promoção de Saúde e Bem-estar para todos.

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Gastronomia

6 dicas de ouro para negócios gastronômicos 

Desde que iniciei meu propósito de ajudar empresários e profissionais liberais a gerirem seus negócios, alcançando a melhor versão deles, me deparo com o delicioso desafio de auxiliá-los a prosperar. E aqui não vou esconder nenhum segredo que aprendi nas centenas de aulas que frequentei ou lecionei, nas milhares de páginas de livros que li,

Continuar lendo »
Educação Física

Saúde e bem-estar: 4 passos para entrar nesse mercado

Iniciar um negócio no mercado de saúde e bem-estar é a chance de entrar em uma indústria em crescimento e, ao mesmo tempo, causar um impacto positivo na vida das pessoas. Para você que não sabe por onde começar, nós preparamos um guia básico que vai ajudar no seu planejamento. Vamos entender o passo a passo para empreender na

Continuar lendo »
Negócios

Universidade Corporativa

Criar uma cultura de educação corporativa continuada, com foco na gestão de pessoas, se faz urgente e estratégico para as corporações. Segundo o estudo mais recente de Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial, 94% dos líderes de empresas esperam que seus colaboradores desenvolvam novas habilidades. Pensando nisso, você já ouviu falar em Universidade Corporativa

Continuar lendo »
Marketing

Marketing para nutricionistas: o guia da presença digital

Você já conhece alguma estratégia de marketing para nutricionistas?  Se sim, sabe que informação de qualidade nunca é demais. Nesse caso, aproveite o texto a seguir para se atualizar sobre as tendências e conversas que acontecem nas redes. Agora, se você quer divulgar aos quatro cantos seus serviços em nutrição e não sabe como, então

Continuar lendo »

Para assinar nossa News é jogo rápido.

Basta digitar seu nome e seu melhor e-mail abaixo e pronto!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.