• Cursos

      Certificados reconhecidos pelo MEC, excelentes professores, plataforma de estudos descomplicada e tudo o que você precisa para se destacar. Conheça nossos cursos.

      Graduação

Mcdonaldização da sociedade

McDonaldização, comportamento de consumo da sociedade contemporânea

Sumário

McDonaldização é uma teoria que foi desenvolvida pelo sociólogo americano George Ritzer, que introduziu o conceito de McDonaldização em seu livro de 1993, The McDonaldization of Society. 

Segundo Ritzer, o termo McDonaldização se aplica quando a sociedade moderna se comporta com características moldadas nas lojas de fast-food (não especificamente McDonald’s, mas na maioria das lojas fast-food dos dias de hoje). 

De acordo com Tibério Alfredo, coordenador do curso de Gastronomia Contemporânea da faculdade EnsinE, o comportamento Mcdonaldizado é um algo tão comum em nosso dia a dia que o fazemos sem perceber.  

Participamos desse fenômeno, segundo Tibério, quando esquentamos uma lasanha industrializada congelada, ou preparamos uma pipoca no micro-ondas e até mesmo nos restaurantes self-services. 

O professor ilustra esse pensamento quando diz que “nós desembalamos mais e descascamos menos”. E ele tem toda a razão. 

Explicando a Mcdonaldização em 4 etapas 

Esse comportamento foi adaptado com base nos princípios de um restaurante de fast-food: eficiência, cálculo, previsibilidade e controle. 

Vamos enumerar esses princípios 

  • 1 – Eficiência: busca do método prático, facilmente replicável na produção de alimentos, ou qualquer outro bem ou serviço, minimizando o tempo necessário para concluir o processo de produção; 
  • 2 – Cálculo: avaliação de resultados com base em critério quantificável, onde todo o processo é mensurável, fundamental para gestão de qualquer restaurante. 
  • 3 – Previsibilidade: visa garantir uniformidade e resultados padronizados em processos repetitivos de produção ou experiências idênticas (ou próximas) para  consumidor. 
  • 4 – Controle: permite garantir que os trabalhadores e processos se comportem da mesma maneira, diariamente. Também se refere a substituição do trabalho humano pela automação, sempre que possível. 

Explicando melhor essas 4 características, a Mcdonaldização eliminou a necessidade de trabalhadores qualificados, pois as tarefas são repetitivas. Ou seja, mão de obra fácil de substituir. 

Essa forma de execução, segundo o autor, desvaloriza a força de trabalho humana, e algumas empresas transferem para o consumidor tarefas que seriam de sua responsabilidade. 

Por exemplo: em um restaurante self-service, é você quem monta o seu prato. Ou quando compra móveis de baixo custo, você mesmo monta. Dessa forma, você está ajudando às empresas a alcançarem eficiência e controle, fazendo você “trabalhar de graça” 

O professor Tibério ressalta que isso de forma alguma é uma crítica. É uma constatação de um comportamento contemporâneo. 

Na pós de Gastronomia Contemporânea aborda-se o assunto de forma didática, incentivando o aluno a pensar e analisar uma cultura que tem sido adotada não somente na gastronomia, mas na vida. 

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Helena Rizzo
Gastronomia

Helena Rizzo – a garçonete que botou o Brasil na boca do mundo

Helena Rizzo, a modelo que virou chef de cozinha quando descobriu que podia colocar no prato seus sonhos, inquietações e força artística. Nesse mês em que homenageamos as mulheres, vamos conhecer um pouco da história da Helena Rizzo, a única chef mulher entre os restaurantes brasileiros estrelados no Guia Michelin. O início de Helena Rizzo

Continuar lendo »
Mcdonaldização da sociedade
Gastronomia

McDonaldização, comportamento de consumo da sociedade contemporânea

McDonaldização é uma teoria que foi desenvolvida pelo sociólogo americano George Ritzer, que introduziu o conceito de McDonaldização em seu livro de 1993, The McDonaldization of Society.  Segundo Ritzer, o termo McDonaldização se aplica quando a sociedade moderna se comporta com características moldadas nas lojas de fast-food (não especificamente McDonald’s, mas na maioria das lojas

Continuar lendo »
Gastronomia

Série Chef Empreendedor da Faculdade EnsinE ainda tem surpresas

Gratidão! Essa foi a palavra comum entre todos que participaram da Série Chef Empreendedor com João Alberto do Mercêdes Bistrô, criada pelo curso de Pós-graduação em Gastronomia Contemporânea da Faculdade EnsinE de Juiz de Fora.  Vejamos alguns números  2055 visualizações totais dos vídeos;  242 engajamentos;  18 cursos de pós-graduação ofertados;  2 sorteados para conhecer o Mercêdes

Continuar lendo »
Gastronomia

Gastronomia Contemporânea e a culinária Chinesa

O curso de pós-graduação em Gastronomia Contemporânea da Faculdade EnsinE, em comemoração ao Ano Novo Chinês, preparou a matéria abaixo devido à importância da história da culinária chinesa para a gastronomia mundial. Segundo o calendário chinês, este é o Ano do Tigre de Água. O tigre é o terceiro do zodíaco chinês e o animal

Continuar lendo »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.