Como fazer ovo de Páscoa

O QUE VOCÊ VAI LER

Chegou a data mais amada pelos chocólatras do mundo todo e a sua chance de brilhar na cozinha. Aprenda como fazer ovo de Páscoa para todos os gostos e surpreenda amigos e clientes com produtos de alta qualidade.

É verdade, o coelhinho da EnsinE e da Dispropan trouxe não um, nem dois, nem três, mas 7 ovos de Páscoa para você aprender a fazer em casa!

Curso especial de páscoa

Se você sempre sonhou em fazer seus próprios ovos de Páscoa, desde os mais simples até aqueles gourmet maravilhosos como os ovos de colher, recheados ou trufados, pegue seu avental porque sua aventura chocolatuda começa agora!

E se a ideia é dar um up na renda, no final temos um presente: um curso online gratuito para você virar um expert em ovos de Páscoa!

Leia também

O que é gastronomia?

Curso de Panetone da Gastronomia Ensine e Dispropan

A doce história da confeitaria

Arte e Gastronomia: quando os 5 sentidos sentam à mesa

Escolhendo o chocolate perfeito

O chocolate não é um ingrediente qualquer, ele é o coração do seu ovo de Páscoa. Sendo assim, trate de escolher o melhor que você puder. Isso vai fazer toda a diferença no resultado final.

As opções são muitas e as qualidades também:

  • Chocolate ao Leite
    • Para os que amam um sabor suave e querem agradar a todos.
  • Chocolate meio amargo e amargo
    • Para os valentes que adoram um toque intensificado de cacau.
  • Chocolate branco
    • Para os que desejam adicionar doçura e cremosidade.

Aliás, vale reforçar mais uma vez que a qualidade do chocolate vai elevar seu ovo de Páscoa a outro nível. O ideal é usar chocolate nobre.

O que é um chocolate nobre?

Chocolate nobre destaca-se por seu alto teor de massa de cacau, variando de 25% a 100%, segundo as normas da ANVISA para esse alimento. Essencialmente, o chocolate nobre não contém outras gorduras, sendo considerado o verdadeiro chocolate. Sua pureza e riqueza de sabor o diferenciam, atendendo aos padrões mais elevados.

Lembre-se, a escolha do chocolate influencia não só o sabor, mas também como você vai trabalhar com ele.

Como derreter chocolate para fazer ovo de Páscoa?

Não basta derreter o chocolate e jogar na forma: antes você precisa temperá-lo.

Dominar a arte da temperagem é o primeiro passo para quem quer aprender como fazer ovo de páscoa. Temperar o chocolate é fundamental produto com acabamento perfeito, brilho acetinado e uma quebra deliciosa. Além disso, facilita o desenformar devido à contração durante o resfriamento.

Mas o que é temperar o chocolate?

A mestre chocolatière e professora da Graduação em Gastronomia, Kelly Kosky, explica que “a manteiga de cacau que está no chocolate é instável e quando fazemos o derretimento ela se desorganiza”. Temperar o chocolate, então, é reorganizar essa gordura. “A gente precisa fazer a temperagem para reorganizar os cristais da manteiga de cacau”, explica Kelly.

Como fazer ovo de Páscoa?

Fazer ovo de Páscoa é fácil, mas tem seus segredos. Tudo que você precisa são utensílios básicos que a maioria já tem em casa:

  1. recipiente de vidro para derreter o chocolate
  2. faca para cortar o ingrediente em pedaços
  3. colher ou espátula para mexer o chocolate derretido
  4. formas para ovo de Páscoa

Existem forminhas de todos os tipos e tamanhos. Escolha uma que se adeque ao ovo que você quer criar. Temos as tradicionais de plástico, que são super práticas, e as de silicone, que são um pouco mais flexíveis e facilitam na hora de desenformar.

Inscreva-se no curso gratuito de como fazer ovo de páscoa da Gastronomia EnsinE e aprenda as melhores técnicas para temperar o chocolate!

Como fazer ovo de Páscoa trufado

O ovo de Páscoa trufado é conhecido por seu recheio denso e cremoso, similar ao das trufas tradicionais. Este recheio é feito de ganache, uma mistura de chocolate e creme de leite. E como toda trufa, pode também incluir sabores adicionais como licor, frutas, nozes, entre outros.

O trufado é ideal para quem gosta de um sabor intenso de chocolate, com uma textura mais firme que derrete suavemente na boca. A casca do ovo é geralmente mais fina, destacando o recheio generoso e rico.

Como fazer ovo de Páscoa de colher?

O ovo de Páscoa de colher se diferencia principalmente pela forma de consumo. Ele tem uma casca de chocolate mais grossa que serve de “copo” para os mais variados recheios. Alguns recheios que vão super bem no ovo de colher são:

  • brigadeiro
  • ganache
  • doce de leite
  • mousses
  • creme patissiere

Como o nome sugere, é consumido de colher, oferecendo uma experiência gastronômica divertida e cremosa. O foco está na combinação da casca crocante com o recheio macio e sedoso, proporcionando um contraste de texturas.

Como fazer ovo de páscoa recheado?

O ovo de Páscoa recheado pode ser similar ao ovo de colher em termos de recheio, mas a diferença está na proporção e na apresentação. A casca de chocolate tende a ser mais uniforme, e o recheio é distribuído de tal forma que o ovo pode ser fechado e consumido como um ovo de Páscoa tradicional, em pedaços.

Ideal para quem prefere uma experiência mais “clássica” de consumo de ovos de Páscoa, com a praticidade de poder quebrar e comer pedaços que já vêm com recheio. É uma opção mais versátil, podendo variar do recheio simples até os mais elaborados, mas sempre mantendo a possibilidade de ser partilhado de forma mais fácil.

Qual a diferença de ovo de Páscoa trufado, recheado e de colher?

A diferença entre o ovo de páscoa trufado, o de colher e o recheado está principalmente no tipo de recheio e na maneira como são consumidos. Cada um oferece uma experiência única de sabor e textura, atendendo a diferentes preferências e ocasiões.

Como fazer ovo de Páscoa para vender?

Se você já domina as técnicas necessárias para criar ovos de páscoa firmes e deliciosos, já pode fazer um dinheirinho. A Páscoa é uma opção excelente para quem quer empreender na cozinha e fazer uma renda extra.

Se você acompanhou as aulas do curso da EnsinE e Dispropan então já sabe todos os segredos de como fazer ovo de páscoa em casa, desde a decoração até o que levar em consideração ao escolher a caixa de ovo de páscoa ideal para o seu negócio.

Lembre-se, porém, que para se destacar é preciso uma boa apresentação. Por isso, invista em embalagens que chamem atenção, crie sabores únicos e mostre o seu trabalho nas redes sociais. Na hora de definir o preço considere quanto você gastou e quanto trabalho teve.

Curso de ovo de páscoa gratuito

Quer ir além? Temos um convite imperdível para você:

A Graduação em Gastronomia da EnsinE e a Dispropan está oferecendo um curso de ovo de páscoa gratuito. Conduzido pela especialista em chocolate Kelly Kosky, o curso traz 7 receitas de ovo de páscoa, discas de temperagem muitas ideias de decoração para criar ovos lindos e irresistíveis

Pegue seu avental, e vamos juntos fazer a magia acontecer!

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Gastronomia

Jornal Nacional mostra a falta de padeiros no Brasil

Difícil encontrar alguém que não ame o cheiro, o som, o sabor e a alegria de um pão fresquinho. O pão é a base da alimentação da maioria dos brasileiros e um alimento fundamental no cotidiano das famílias, estudantes e colegas de trabalho. Já imaginou o que aconteceria se toda essa gente ficasse sem pão? Pois saiba que tal cenário hipotético – e terrível – é motivo de análise nos últimos anos. Isso porque o mercado de trabalho na área

Continuar lendo »
Empreendedorismo

Como fazer ovo de Páscoa

Chegou a data mais amada pelos chocólatras do mundo todo e a sua chance de brilhar na cozinha. Aprenda como fazer ovo de Páscoa para todos os gostos e surpreenda amigos e clientes com produtos de alta qualidade. É verdade, o coelhinho da EnsinE e da Dispropan trouxe não um, nem dois, nem três, mas 7 ovos de Páscoa para você aprender a fazer em casa! Se você sempre sonhou em fazer seus próprios ovos de Páscoa, desde os mais

Continuar lendo »
Gastronomia

Arte e Gastronomia: quando os 5 sentidos sentam à mesa

Quem ama comida sabe que arte e gastronomia sempre estiveram entrelaçadas. Essa relação, porém, só começou a ser publicamente assumida há pouco tempo. Isso porque o paladar e o olfato foram consistentemente menosprezados por artistas e filósofos ao longo da História. As experiências estéticas à mesa, contudo, se tornaram infinitamente ricas e cobiçadas no mundo hoje. Filas quilométricas e reservas em restaurantes que demoram anos revelam uma busca não só pelo sabor, mas pela arte multissensorial criada por chefs de

Continuar lendo »
Educação Física

O que fazer com a nota do enem?

Você estudou o ano inteiro, chegou seguro para a prova e aguardou pacientemente. Agora que o resultado finalmente saiu, você quer saber o que fazer com a nota do Enem. Existem pelo menos 5 possibilidades de utilizar a nota a seu favor: Vagas em Universidades Públicas Bolsas em Universidades Particulares Melhores condições de finciamento dos estudos Vaga em instituições do exterior Matrícula direta ou nota complementar Se você está de olho nas vagas e programas de financiamento, não custa lembrar

Continuar lendo »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.