Gastronomia Contemporânea e a culinária Chinesa

Sumário

O curso de pós-graduação em Gastronomia Contemporânea da Faculdade EnsinE, em comemoração ao Ano Novo Chinês, preparou a matéria abaixo devido à importância da história da culinária chinesa para a gastronomia mundial.

Segundo o calendário chinês, este é o Ano do Tigre de Água. O tigre é o terceiro do zodíaco chinês e o animal que, segundo as tradições, regerá o ano lunar que inicia em 2022.

O tigre simboliza o vigor, a coragem, a autoconfiança com senso de justiça e um comprometimento em ajudar os outros por um bem maior.

A China, um país de dimensões continentais, tem umas das mais ricas culinárias do mundo, além de uma Gastronomia Contemporânea muito admirada.

A grande variedade de ingredientes e os modos de preparo dos pratos fazem da cozinha chinesa uma das mais atraentes do planeta.

Uma das características principais na gastronomia chinesa é o contraste das cores, aromas e sabores milenares.

Tem como base o Yin e Yang, utilizando dois polos opostos para formar suas principais características, o doce e salgado, agridoce e picante, crocante e macio.

Guerras e escassez de alimentos 

Alguns hábitos alimentares, estranhos para os padrões ocidentais, foram incorporados pela gastronomia chinesa em virtude dos períodos de guerra e carência alimentar ao longo de sua história. 

Mas tem no carboidrato (arroz ou macarrão) o seu ingrediente principal. A China é o maior produtor do mundo de arroz e, diz a lenda, os chineses inventaram o macarrão. 

A culinária chinesa nasceu com os povos ancestrais que habitaram a região, há mais de 4 mil anos, e mantem-se tradicional até hoje.  

Influenciou diretamente a gastronomia contemporânea japonesa e de muitos países do sudeste asiático, como Tailândia e Vietnã. 

Os chefs chineses são muito criativos e versáteis, desenvolvendo técnicas tão elaboradas de preparo e cozimento dos alimentos que transformaram sua culinária em uma das mais atraentes do mundo.  

As diferentes formas de corte de alimentos também são comuns na gastronomia chinesa: cortar os alimentos em pequenos pedaços, por exemplo, facilita o uso dos tradicionais palitos (os k’uai-tzu ou hashi no Japão). 

Os chineses também acham que ter uma faca na mesa é falta de educação e desrespeito. 

Cultura do Chá na China

A história do chá também passa pela China. Historiadores afirmam que, na China, o chá foi descoberto acidentalmente.  

O imperador Shen Nong, um governante hipocondríaco, bastante preocupado com a saúde, mandava ferver sempre a água antes de ingeri-la. 

Em um dia ensolarado de verão, ele e a comitiva que o acompanhava pararam para descansar.  

Enquanto ferviam água, caíram algumas folhas da árvore, que os abrigavam do sol intenso, dentro da panela de água fervente. 

O governante também era um cientista e logo se interessou pelo ocorrido e experimentou a infusão ocorrida acidentalmente.  

Achou a bebida reconfortante e, a partir daí, a história é bem conhecida, cabendo aos budistas disseminarem do chá na China, no Japão e no mundo.  

A cultura do chá chinês se refere aos métodos de preparação do chá, o equipamento usado para fazer chá e as ocasiões em que o chá é consumido

Culinária típica chinesa

Como base de suas receitas, o povo chinês consome muito tofu, soja, flor de Lótus, cogumelos, frutos do mar, peixes, arroz e trigo. 

Mas destacamos abaixo alguns pratos simbólicos da gastronomia chinesa: 

Ovo de mil anos 

Em nossa pesquisa, um prato chamado Peedan (ou ovo de mil anos) nos chamou a atenção, pois foi “criado” devido a necessidade de conservação dos alimentos, em tempos de escassez severa.

Misturava-se cal, sal e outros ingredientes com o ovo, que pode ser de qualquer ave, e ficam curtidos nessa mistura, que conservavam o alimento por meses.

Com sabor extremo, intenso e odor pouco agradável, essa iguaria ajudou a salvar muitos chineses da inanição completa em tempos difíceis

Bolinho de massa 

Dumplings, ou gyoza, são bolinhos de massa em forma de pastel recheado de vegetais, carne ou peixe acompanhados por um molho picante.

São comuns em datas comemorativas e uma receita tradicional do Ano Novo Chinês, que estamos celebrando com esse post.

Yakisoba 

Muito famoso no Brasil (quem nunca??), o Yakisoba é uma receita chinesa com um trigo específico, o sarraceno (mas podemos fazer com macarrão instantâneo, e nele misturamos cenoura, vagem, acelga, couve-flor, repolho e brócolis.

Para finalizar, um molho que mistura pimenta-do-reino, azeite e molho fermentado de soja, um dos molhos mais utilizados na cozinha oriental.

A Faculdade EnsinE, em seu curso de pós-graduação em Gastronomia Contemporânea covida a uma viagem gastronômica pela cultura alimentar no mundo.

Clique aqui e conheça o curso

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Helena Rizzo
Gastronomia

Helena Rizzo – a garçonete que botou o Brasil na boca do mundo

Helena Rizzo, a modelo que virou chef de cozinha quando descobriu que podia colocar no prato seus sonhos, inquietações e força artística. Nesse mês em que homenageamos as mulheres, vamos conhecer um pouco da história da Helena Rizzo, a única chef mulher entre os restaurantes brasileiros estrelados no Guia Michelin. Nasceu no ano de 1978,

Continuar lendo »
Mcdonaldização da sociedade
Gastronomia

McDonaldização, comportamento de consumo da sociedade contemporânea

McDonaldização é uma teoria que foi desenvolvida pelo sociólogo americano George Ritzer, que introduziu o conceito de McDonaldização em seu livro de 1993, The McDonaldization of Society.  Segundo Ritzer, o termo McDonaldização se aplica quando a sociedade moderna se comporta com características moldadas nas lojas de fast-food (não especificamente McDonald’s, mas na maioria das lojas

Continuar lendo »
Gastronomia

Série Chef Empreendedor da Faculdade EnsinE ainda tem surpresas

Gratidão! Essa foi a palavra comum entre todos que participaram da Série Chef Empreendedor com João Alberto do Mercêdes Bistrô, criada pelo curso de Pós-graduação em Gastronomia Contemporânea da Faculdade EnsinE de Juiz de Fora.  Vejamos alguns números  2055 visualizações totais dos vídeos;  242 engajamentos;  18 cursos de pós-graduação ofertados;  2 sorteados para conhecer o Mercêdes

Continuar lendo »
Gastronomia

Gastronomia Contemporânea e a culinária Chinesa

O curso de pós-graduação em Gastronomia Contemporânea da Faculdade EnsinE, em comemoração ao Ano Novo Chinês, preparou a matéria abaixo devido à importância da história da culinária chinesa para a gastronomia mundial. Segundo o calendário chinês, este é o Ano do Tigre de Água. O tigre é o terceiro do zodíaco chinês e o animal

Continuar lendo »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.