O curso de pós-graduação em Gastronomia Contemporânea da Faculdade EnsinE, em comemoração ao Ano Novo Chinês, preparou a matéria abaixo devido à importância da história da culinária chinesa para a gastronomia mundial.
Segundo o calendário chinês, este é o Ano do Tigre de Água. O tigre é o terceiro do zodíaco chinês e o animal que, segundo as tradições, regerá o ano lunar que inicia em 2022.
O tigre simboliza o vigor, a coragem, a autoconfiança com senso de justiça e um comprometimento em ajudar os outros por um bem maior.
A China, um país de dimensões continentais, tem umas das mais ricas culinárias do mundo, além de uma Gastronomia Contemporânea muito admirada.
A grande variedade de ingredientes e os modos de preparo dos pratos fazem da cozinha chinesa uma das mais atraentes do planeta.
Uma das características principais na gastronomia chinesa é o contraste das cores, aromas e sabores milenares.
Tem como base o Yin e Yang, utilizando dois polos opostos para formar suas principais características, o doce e salgado, agridoce e picante, crocante e macio.
Guerras e escassez de alimentos
Alguns hábitos alimentares, estranhos para os padrões ocidentais, foram incorporados pela gastronomia chinesa em virtude dos períodos de guerra e carência alimentar ao longo de sua história.
Mas tem no carboidrato (arroz ou macarrão) o seu ingrediente principal. A China é o maior produtor do mundo de arroz e, diz a lenda, os chineses inventaram o macarrão.
A culinária chinesa nasceu com os povos ancestrais que habitaram a região, há mais de 4 mil anos, e mantem-se tradicional até hoje.
Influenciou diretamente a gastronomia contemporânea japonesa e de muitos países do sudeste asiático, como Tailândia e Vietnã.
Os chefs chineses são muito criativos e versáteis, desenvolvendo técnicas tão elaboradas de preparo e cozimento dos alimentos que transformaram sua culinária em uma das mais atraentes do mundo.
As diferentes formas de corte de alimentos também são comuns na gastronomia chinesa: cortar os alimentos em pequenos pedaços, por exemplo, facilita o uso dos tradicionais palitos (os k’uai-tzu ou hashi no Japão).
Os chineses também acham que ter uma faca na mesa é falta de educação e desrespeito.
Cultura do Chá na China
A história do chá também passa pela China. Historiadores afirmam que, na China, o chá foi descoberto acidentalmente.
O imperador Shen Nong, um governante hipocondríaco, bastante preocupado com a saúde, mandava ferver sempre a água antes de ingeri-la.
Em um dia ensolarado de verão, ele e a comitiva que o acompanhava pararam para descansar.
Enquanto ferviam água, caíram algumas folhas da árvore, que os abrigavam do sol intenso, dentro da panela de água fervente.
O governante também era um cientista e logo se interessou pelo ocorrido e experimentou a infusão ocorrida acidentalmente.
Achou a bebida reconfortante e, a partir daí, a história é bem conhecida, cabendo aos budistas disseminarem do chá na China, no Japão e no mundo.
A cultura do chá chinês se refere aos métodos de preparação do chá, o equipamento usado para fazer chá e as ocasiões em que o chá é consumido
Culinária típica chinesa
Como base de suas receitas, o povo chinês consome muito tofu, soja, flor de Lótus, cogumelos, frutos do mar, peixes, arroz e trigo.
Mas destacamos abaixo alguns pratos simbólicos da gastronomia chinesa:
Ovo de mil anos
Em nossa pesquisa, um prato chamado Peedan (ou ovo de mil anos) nos chamou a atenção, pois foi “criado” devido a necessidade de conservação dos alimentos, em tempos de escassez severa.
Misturava-se cal, sal e outros ingredientes com o ovo, que pode ser de qualquer ave, e ficam curtidos nessa mistura, que conservavam o alimento por meses.
Com sabor extremo, intenso e odor pouco agradável, essa iguaria ajudou a salvar muitos chineses da inanição completa em tempos difíceis
Bolinho de massa
Dumplings, ou gyoza, são bolinhos de massa em forma de pastel recheado de vegetais, carne ou peixe acompanhados por um molho picante.
São comuns em datas comemorativas e uma receita tradicional do Ano Novo Chinês, que estamos celebrando com esse post.
Yakisoba
Muito famoso no Brasil (quem nunca??), o Yakisoba é uma receita chinesa com um trigo específico, o sarraceno (mas podemos fazer com macarrão instantâneo, e nele misturamos cenoura, vagem, acelga, couve-flor, repolho e brócolis.
Para finalizar, um molho que mistura pimenta-do-reino, azeite e molho fermentado de soja, um dos molhos mais utilizados na cozinha oriental.
A Faculdade EnsinE, em seu curso de pós-graduação em Gastronomia Contemporânea covida a uma viagem gastronômica pela cultura alimentar no mundo.