Difícil encontrar alguém que não ame o cheiro, o som, o sabor e a alegria de um pão fresquinho. O pão é a base da alimentação da maioria dos brasileiros e um alimento fundamental no cotidiano das famílias, estudantes e colegas de trabalho. Já imaginou o que aconteceria se toda essa gente ficasse sem pão?
Pois saiba que tal cenário hipotético – e terrível – é motivo de análise nos últimos anos.
Isso porque o mercado de trabalho na área de panificação e confeitaria está enfrentando uma crise inédita: está faltando padeiro no Brasil. Além disso, a escassez de profissionais vem se juntar a outro problema: o preço dos insumos vêm crescendo graças a fatores internacionais e climáticos.
Mas calma, há boas notícias – e grandes oportunidades – para quem souber se posicionar agora no setor de panificação.
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Pão francês, paixão brasileira
O pão francês ocupa um lugar especial na mesa e no coração dos brasileiros, liderando as vendas nas padarias.
Esta paixão nacional pode ser atribuída a diversos fatores, como a tradição que remonta a gerações, a versatilidade do pão em combinar com diferentes acompanhamentos, e o prazer simples, mas profundo, de saborear um pão quentinho.
Anualmente, o Brasil consome 2,3 milhões de toneladas de pão francês. Aliás, preservar essa tradição ficou um pouco mais difícil com o aumento dos preços provocado pelas mudanças climáticas e pela guerra na Ucrânia. A alta do custo do trigo superou a inflação no período de um ano e as padarias têm se esforçado para minimizar o impacto desses aumentos no preço final.
Mas agora outro problema ameaça a alegria do nosso café da manhã: o Brasil está ficando sem padeiros.
Apertem os cintos, o padeiro sumiu
Em matéria jornalística recente, o Jornal Nacional mostrou que existem cerca de 140 mil vagas de padeiro abertas por todo o país atualmente. Só em São Paulo são 40 mil.
A falta de padeiros, confeiteiros e até atendentes coloca em xeque a capacidade de atendimento das padarias brasileiras.
Iniciativas Inovadoras
Para suprir a carência de padeiros e confeiteiros, o governo e instituições de ensino, em colaboração com o setor privado, têm desenvolvido programas de formação e capacitação. Por exemplo, o Sindicato dos Padeiros de São Paulo oferece cursos em parceria com entidades, focando em técnicas de panificação e confeitaria.
A Graduação em Gastronomia da EnsinE e Dispropan também atua para capacitar o mercado de trabalho na área. Nós oferecemos diversos cursos de capacitação para profissionais da área, como por exemplo:
Muitos outros ainda serão disponibilizados, então acompanhe a Gastronomia da EnsinE e Dispropan para saber das novidades!
Oportunidades e Desafios
Em contrapartida, a escassez de mão de obra vem acompanhada de oportunidades de crescimento para aqueles dispostos a mergulhar no universo da panificação. No entanto, os desafios na atração de mão de obra são notáveis, especialmente pela demanda de trabalho em finais de semana e feriados e pelo nível de exigência física associado à profissão.
Este panorama do mercado de panificação e confeitaria no Brasil destaca uma realidade complexa, que exige soluções inovadoras e um novo olhar sobre a valorização e capacitação profissional no setor.
Por isso é tão importante que os currículos em gastronomia sejam adaptados às necessidades do mercado, como acontece na graduação da EnsinE com a Dispropan.
Chances de crescer com a panificação
Muita gente não acredita, mas a transição de carreira dentro das padarias é uma realidade. Há casos de profissionais que iniciaram em funções auxiliares e, através de cursos e treinamento, tornaram-se padeiros e confeiteiros, dobrando seus salários.
A padaria, além de ser um ponto de encontro tradicional nas comunidades, representa uma possibilidade real de ascensão profissional e pessoal para muitos brasileiros.
Por isso, as pessoas interessadas precisam aproveitar a oportunidade para se destacar. O ideal é buscar capacitação e aproveitar as oportunidades de aprendizado e crescimento no setor. Faltam padeiros no Brasil e sobra vontade de saborear pãezinhos de qualidade: é a melhor hora de entrar no mercado.