Faculdade EnsinE apresenta os resultados de sua avaliação institucional

Sumário

Em clima de celebração, em virtude da comemoração dos aniversariantes do mês de maio, os resultados da CPA foram apresentados aos colaboradores da Faculdade

De acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), toda Instituição pública ou privada de ensino deve ter sua própria Comissão Permanente de Avaliação (CPA), com o intuito de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, assim como sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

As seguintes premissas devem ser seguidas: participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada sem qualquer indício de privilégio de um dos segmentos e atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados na instituição de ensino superior.

A Comissão é um órgão autônomo, cujo principal objetivo é estabelecer o Programa de Avaliação, com a finalidade de contribuir com a melhoria das atividades da entidade, através de levantamentos e propostas de ações baseadas nos relatórios anuais de autoavaliação institucional que estão em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Durante aproximadamente duas semanas, estudantes, funcionários e professores responderam a um questionário on-line contendo perguntas relacionadas aos seguintes eixos:  Planejamento, desenvolvimento e gestão institucional, corpo social, desenvolvimento profissional e infraestrutura.

Com os questionários respondidos, os resultados foram então apresentados. Dentre as oportunidades de melhoria, destacam-se o aprimoramento dos critérios de avaliação e feedback do desenvolvimento dos alunos, métodos de aprendizagem ativa em sala de aula, além da mudança de auditório para o campus principal, localizado no espaço onde funciona o centro de eventos do Clube Sírio e Libanês.

Divulgação dos resultados da Comissão Própria de avaliação
Professor Santiago, apresenta os primeiros resultados da CPA (Comissão Própria de avaliação)

O coordenador da CPA, Santiago Paes, professor de Educação Física da EnsinE, destaca a importância da Comissão para o funcionamento da Faculdade:

“Essa avaliação é importante, pois oferece um diagnóstico de quais são os pontos pelos quais a Instituição pode melhorar, criando ferramentas para o planejamento educacional e melhoria da qualidade da EnsinE”.

Segundo o professor, o auditório adquirido será um importante espaço para a troca de conhecimento e capacidade de sediar grandes eventos. “É um momento muito feliz para o nosso time pois iremos oferecer mais um instrumento de aprendizagem aos nossos alunos”.

O  Diretor de Ensino da Faculdade EnsinE, Vitor Hugo, enfatiza a importância da avaliação no ambiente acadêmico: “As respostas dos questionários são importantes, pois oferece liberdade e isenção das respostas. Isso faz com que possamos atingir resultados excepcionais, com reflexo direto no crescimento da Faculdade”, finaliza.