As turmas três e cinco recebem aulas de estágio institucional e intervenção com jogos
Acontece final de semana, a Faculdade EnsinE se prepara para receber às aulas da Pós-Graduação em educação, com o curso de Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, coordenados pela educadora Heloísa Delage, com aulas de estágio institucional e intervenção com jogos
A terceira turma do curso, terá aula de Estágio Institucional, ministrado pela educadora Cristina Coronha. A aula acontecerá no prédio da instituição, localizando na Av. Rio Branco, 3480.
Cristina destaca a importância da disciplina, se mostrando como um dos grandes diferenciais do curso da EnsinE. O estágio é uma excelente oportunidade para que os alunos coloquem em prática, todo o aprendizado adquirido durante o curso.
Nessa disciplina serão abordados os temas de Código de ética Neuropsicopedagógico Institucional, protocolos e testes psicométricos, metacognição materiais de registro e sondagem. atribuições do neuropsicopedagogo institucional, cases, jogos, estratégias de ação, recurso específicos de intervenção.
Destaca-se os objetivos como conhecer os protocolos, instrumentos, recursos neuropsicopedagogicos necessário para a práxis neuropsicopedagógica, fazer repasse do código de ética. que rege a neuropsicopedagogia destacando a atuação no âmbito institucional, além de análises de casos concretos e possíveis intervenções institucionais.
O conteúdo da aula será:
- neuropsicopedagogia institucional- bases e atribuições
- protocolos e testes psicométricos possíveis na prática institucional
- código de ética
- PPP, pdi. adaptações curriculares
- sociograma
- organização do estudo extra classe
- projetos – autonomia
- autoavaliação (metagnição)
- múltiplas inteligências
- portfólio
- jogos escolares ou empresariais
A aula acontecerá das 8h às 17h desse sábado, seguindo todos os protocolos de biosegurança contra a propagação do COVID-19.
Na turma cinco, a aula será sobre Diagnóstico e Intervenção com jogos, com a professora Rosé Bueno.
Destaca-se a importância do módulo a oportunidade de entender a importância da intervenção para que consiga um sucesso no diagnóstico clínico do paciente.
O conteúdo da aula será:
- Oficina de reflexão teórico-prática sobre o jogo e suas relações com a aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural, cognitivo e emocional do ser humano.
- Vivência e análise de jogos.
- Procedimentos e recursos para a observação, análise e intervenção na situação lúdica.
- Mapa Cognitivo – ferramenta para diagnóstico e intervenção – Plasticidade Cerebral – Diagnóstico e intervenção com os jogos: para crianças com dificuldades de aprendizagem e com Transtorno de Espectro Autista, TDAH, Síndrome de Down, TOD.
- Jogos que serão utilizados: Cilada, Torre de Hanoi, Ta, Te, Ti tridimensional, Veriteck, Sodoku, Resta um, Alinhavos, Sequências ordenadas, Quebra cabeça.
Essa aula acontece por meio videoconferência, uma estratégia adotada pela instituição em período pandêmico. A aula será ao vivo, pela plataforma Meet, proporcionando que todos os alunos possam interagir, mesmo estando em ambientes separados.
A sexta turma do curso está com as inscrições abertas, e será exclusivamente por videoconferência, dando assim, oportunidade para que os alunos da região possam estudar, sem perder a qualidade.
Para se inscrever, clique aqui!