Estágio Supervisionado

EnsinE terá aula de estágio institucional e intervenção com jogos

Sumário

As turmas três e cinco recebem aulas de estágio institucional e intervenção com jogos

Acontece final de semana, a Faculdade EnsinE se prepara para receber às aulas da Pós-Graduação em educação, com o curso de Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, coordenados pela educadora Heloísa Delage, com aulas de estágio institucional e intervenção com jogos

A terceira turma do curso, terá aula de Estágio Institucional, ministrado pela educadora Cristina Coronha. A aula acontecerá no prédio da instituição, localizando na Av. Rio Branco, 3480.

Cristina destaca a importância da disciplina, se mostrando como um dos grandes diferenciais do curso da EnsinE. O estágio é uma excelente oportunidade para que os alunos coloquem em prática, todo o aprendizado adquirido durante o curso.

Nessa disciplina serão abordados os temas de Código de ética Neuropsicopedagógico Institucional, protocolos e testes psicométricos, metacognição materiais de registro e sondagem. atribuições do neuropsicopedagogo institucional, cases,  jogos, estratégias de ação, recurso específicos de intervenção.

estágio institucional e diagnóstico e intervenção com jogos

Destaca-se os objetivos como conhecer os protocolos, instrumentos, recursos neuropsicopedagogicos necessário para a práxis neuropsicopedagógica, fazer repasse do código de ética. que rege a neuropsicopedagogia destacando a atuação no âmbito institucional, além de análises  de casos concretos e possíveis intervenções institucionais.

O conteúdo da aula será:

• neuropsicopedagogia institucional- bases e atribuições
  • protocolos e testes psicométricos possíveis na prática institucional
  • código de ética
  • PPP, pdi. adaptações curriculares
  • sociograma
  • organização do estudo extra classe
  • projetos – autonomia
  • autoavaliação (metagnição)
  • múltiplas inteligências
  • portfólio
  • jogos escolares ou empresariais

A aula acontecerá das 8h às 17h desse sábado, seguindo todos os protocolos de biosegurança contra a propagação do COVID-19.

Na turma cinco, a aula será sobre Diagnóstico e Intervenção com jogos, com a professora Rosé Bueno.

Destaca-se a importância  do módulo a oportunidade de entender a importância da intervenção para que consiga um sucesso no diagnóstico clínico do paciente.

O conteúdo da aula será:

• Oficina de reflexão teórico-prática sobre o jogo e suas relações com a aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural, cognitivo e emocional do ser humano.
  • Vivência e análise de jogos.
  • Procedimentos e recursos para a observação, análise e intervenção na situação lúdica.
  • Mapa Cognitivo – ferramenta para diagnóstico e intervenção – Plasticidade Cerebral – Diagnóstico e intervenção com os jogos: para crianças com dificuldades de aprendizagem e com Transtorno de Espectro Autista, TDAH, Síndrome de Down, TOD.
  • Jogos que serão utilizados: Cilada, Torre de Hanoi, Ta, Te, Ti tridimensional, Veriteck,  Sodoku, Resta um, Alinhavos, Sequências ordenadas, Quebra cabeça.

Essa aula acontece por meio videoconferência, uma estratégia adotada pela instituição em período pandêmico. A aula será ao vivo, pela plataforma Meet, proporcionando que todos os alunos possam interagir, mesmo estando em ambientes separados.

estágio institucional e diagnóstico e intervenção com jogos

A sexta turma do curso está com as inscrições abertas, e será exclusivamente por videoconferência, dando assim, oportunidade para que os alunos da região possam estudar, sem perder a qualidade.

Para se inscrever, clique aqui!