Conheça os principais erros dos empreendedores

Conheça os principais erros cometidos ao criar um negócio e saiba como evitá-los

Os empreendedores podem cometer erros como, por exemplo, abrir um negócio antes de realizar qualquer tipo de planejamento inicial. As conseqüências práticas desta atitude podem ser desastrosas para qualquer negócio. Todos os erros citados abaixo podem ser transformados em diferenciais competitivos, já que quanto mais o empreendedor conhece seu negócio, seu mercado, suas capacidades, suas deficiências e realiza projeções financeiras para seu controle, mais subsídios ele terá para ganhar a guerra que se tornou o mercado.

Estes erros são mais comuns do que imaginamos, pois fazer um plano de negócio antes da abertura de qualquer negócio não é uma prática comum no Brasil. Portanto, elaborar um planejamento é antes de tudo minimizar erros iniciais.

Confira os principais erros cometidos ao criar um negócio:

  1. Não saber definir seu negócio
  2. Não planejar como vai ser sua estrutura
  3. Não montar uma equipe competente
  4. Não analisar seus ambientes (oportunidades e ameaças/pontos e fracos)
  5. Não projetar metas
  6. Não preocupar com diferenciais ou inovações
  7. Não conhecer seu público-alvo
  8. Não projetar o tamanho de seu mercado
  9. Não analisar seus concorrentes
  10. Não definir estratégias de preço e propaganda
  11. Não fazer uma previsão de vendas
  12. Não calcular o investimento inicial
  13. Não projetar os custos do negócio
  14. Não definir a política de estoques
  15. Não definir um plano de produção
  16. Não projetar um fluxo de caixa
  17. Não projetar a lucratividade e rentabilidade
  18. Não projetar o prazo de retorno do investimento
  19. Não buscar ajuda de um profissional
  20. Não elaborar um plano de negócios.
evite os erros na hora de empreender
Inove e empreenda com inteligência.

Antes de abrir a empresa, o empreendedor precisa definir de forma correta o que é seu negócio, ou seja, entender qual o principal benefício desejado por seus consumidores. A seguir, ele será capaz de oferecer a este mercado produtos e serviços condizentes com esta questão. Além disso, será capaz de formar uma equipe competente e estruturar a empresa para tal. As análises e estratégias de mercado são consideradas importantes por dois principais motivos: você terá condições de mensurar o seu potencial e terá informações suficientes para projetar resultados financeiros mais próximos da realidade.

Por: Carlos Frederico Corrêa Ferreira – consultor do Sebrae-MG, professor universitário e autor de livros.

 

 

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1 comentário em “Conheça os principais erros dos empreendedores”

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