Conheça o Plickers: o aplicativo que combina tecnologia e educação

Sumário

Com a evolução da tecnologia e as novas gerações estando cada vez mais inseridas no universo digital, um dos maiores desafios dos educadores tem sido atrair a atenção e despertar curiosidade e vontade de aprender nos alunos.

Um dos segredos para o sucesso é estar sempre atento às novidades tecnológicas e suas aplicabilidades dentro da sala de aula.
Um exemplo de ferramenta que pode ser uma grande aliada quando o assunto é aprendizado é o Plickers. A plataforma será usada pelos professores da Ensin.E no curso de Educação Física e nós te contamos tudo sobre ela agora!

O que é o Plickers

O Plickers é um ambiente digital disponível tanto na versão web quanto aplicativo para dispositivos móveis. Com ele, o professor pode administrar testes rápidos, escanear as respostas e saber, em tempo real, qual é o nível da turma quanto ao entendimento do conteúdo estudado.
Além disso, o aplicativo salva o desempenho individual dos alunos e, a partir dele, gera gráficos e dados que podem ser usados tanto como critérios de avaliação quanto para identificar dificuldades e tendências. A partir disso, o docente pode modificar ou adotar novas estratégias de ensino que melhor atendam às necessidades da classe.
A participação dos alunos é ativa e eles conseguem saber, de forma instantânea, como foi seu desempenho individual. Assim, o Plickers também incentiva a interação dos discentes estudantes si e com o professor, a fim de argumentar e discutir sobre as respostas.

Plickers também funciona para dinâmicas em grupo.

“Isso faz com que os alunos interajam com os colegas, argumentando suas respostas entre si e com o professor. Os benefícios do Plickers é vasto e comprovado. Eu e muitos professores já testamos e aprovamos. E sinceramente, pra mim, é uma das ferramentas mais incríveis que já conheci.”, afirma o Coordenador Metológico da Ensin.E, Sérgio de Carvalho.

Funcionalidades da ferramenta

Cadastro de questões e turmas

No Plickers, o professor tem a opção de cadastrar dois tipos de questões: de múltipla escolha e verdadeiro ou falso. Além disso, ele também pode separá-las em pastas para uma melhor organização. Pode ser por ano, série, assunto… As possibilidades são muitas!
Ao cadastrar uma turma, é possível inserir o nível de ensino e a área de conhecimento da disciplina. O docente também pode cadastrar os alunos, um por um. Assim, quando atribuir algum teste para toda a turma, o aplicativo reconhece automaticamente quem deverá responde-lo.

Aluno durante aula, utilizando o Plickers.

Aplicação de testes

Assim que um aluno é cadastrado na plataforma, ele passa a ser representado por um cartão numerado e individual. Na hora de aplicar o teste, o professor deve imprimir os cartões e distribuir para os estudantes, entregando a cada um seu respectivo número. Feito isso, basta ele selecionar a questão no Plickers e projetá-la onde todos possam ver.
As respostas também são obtidas através do aplicativo. Tudo o que o docente deve fazer é escanear as respostas nos cartões dos alunos. Através da posição dos cartões, a ferramenta reconhece as respostas e disponibiliza os dados do desempenho da turma.

Especificações do Plickers

Antes de optar por adotar a plataforma como aliada na hora de ensinar, é importante se atentar a alguns detalhes.
Uma das vantagens do Plickers é que ele é 100% gratuito. Entretanto, sua interface é toda em inglês. Apesar disso, o aplicativo é super intuitivo e fácil de usar.
Para criar uma conta não precisa de muito: basta informar seu nome, sobrenome, e-mail e criar uma senha. O Plickers não integra informações do Google ou de qualquer outro serviço.
O cadastro tanto de questões quanto de turmas deve ser feito exclusivamente através da versão web da ferramenta. O aplicativo para dispositivos móveis é útil apenas na hora de escolher as questões e, posteriormente, escanear as respostas. Lembrando que, para utilizar qualquer uma das versões, uma conexão com a internet é necessária.
Se o que você procura é uma plataforma que possibilita o acompanhamento do desempenho dos alunos em tempo real e promove engajamento, senso crítico e interatividade, o Plickers é uma excelente opção!
Além dele, é claro, há diversas outras ferramentas e ambientes digitais que podem e devem aliados da educação, como por exemplo o Google for Education. Se você não conhece ou não sabe do que se trata, a gente também te explica!

3 comentários em “Conheça o Plickers: o aplicativo que combina tecnologia e educação”

1. Sou usuário do Plickers há alguns anos e gosto muito. Porém na pandemia não o uso mais. Alguém aqui tem alguma sugestão de como usá-lo de forma remota? Sabem se os desenvolvedores disponibilizaram algum método pra EAD?