Conheça o Plickers: o aplicativo que combina tecnologia e educação

Sumário

Com a evolução da tecnologia e as novas gerações estando cada vez mais inseridas no universo digital, um dos maiores desafios dos educadores tem sido atrair a atenção e despertar curiosidade e vontade de aprender nos alunos.

Um dos segredos para o sucesso é estar sempre atento às novidades tecnológicas e suas aplicabilidades dentro da sala de aula.
Um exemplo de ferramenta que pode ser uma grande aliada quando o assunto é aprendizado é o Plickers. A plataforma será usada pelos professores da Ensin.E no curso de Educação Física e nós te contamos tudo sobre ela agora!

O que é o Plickers

O Plickers é um ambiente digital disponível tanto na versão web quanto aplicativo para dispositivos móveis. Com ele, o professor pode administrar testes rápidos, escanear as respostas e saber, em tempo real, qual é o nível da turma quanto ao entendimento do conteúdo estudado.
Além disso, o aplicativo salva o desempenho individual dos alunos e, a partir dele, gera gráficos e dados que podem ser usados tanto como critérios de avaliação quanto para identificar dificuldades e tendências. A partir disso, o docente pode modificar ou adotar novas estratégias de ensino que melhor atendam às necessidades da classe.
A participação dos alunos é ativa e eles conseguem saber, de forma instantânea, como foi seu desempenho individual. Assim, o Plickers também incentiva a interação dos discentes estudantes si e com o professor, a fim de argumentar e discutir sobre as respostas.

Plickers também funciona para dinâmicas em grupo.

“Isso faz com que os alunos interajam com os colegas, argumentando suas respostas entre si e com o professor. Os benefícios do Plickers é vasto e comprovado. Eu e muitos professores já testamos e aprovamos. E sinceramente, pra mim, é uma das ferramentas mais incríveis que já conheci.”, afirma o Coordenador Metológico da Ensin.E, Sérgio de Carvalho.

Funcionalidades da ferramenta

Cadastro de questões e turmas

No Plickers, o professor tem a opção de cadastrar dois tipos de questões: de múltipla escolha e verdadeiro ou falso. Além disso, ele também pode separá-las em pastas para uma melhor organização. Pode ser por ano, série, assunto… As possibilidades são muitas!
Ao cadastrar uma turma, é possível inserir o nível de ensino e a área de conhecimento da disciplina. O docente também pode cadastrar os alunos, um por um. Assim, quando atribuir algum teste para toda a turma, o aplicativo reconhece automaticamente quem deverá responde-lo.

Aluno durante aula, utilizando o Plickers.

Aplicação de testes

Assim que um aluno é cadastrado na plataforma, ele passa a ser representado por um cartão numerado e individual. Na hora de aplicar o teste, o professor deve imprimir os cartões e distribuir para os estudantes, entregando a cada um seu respectivo número. Feito isso, basta ele selecionar a questão no Plickers e projetá-la onde todos possam ver.
As respostas também são obtidas através do aplicativo. Tudo o que o docente deve fazer é escanear as respostas nos cartões dos alunos. Através da posição dos cartões, a ferramenta reconhece as respostas e disponibiliza os dados do desempenho da turma.

Especificações do Plickers

Antes de optar por adotar a plataforma como aliada na hora de ensinar, é importante se atentar a alguns detalhes.
Uma das vantagens do Plickers é que ele é 100% gratuito. Entretanto, sua interface é toda em inglês. Apesar disso, o aplicativo é super intuitivo e fácil de usar.
Para criar uma conta não precisa de muito: basta informar seu nome, sobrenome, e-mail e criar uma senha. O Plickers não integra informações do Google ou de qualquer outro serviço.
O cadastro tanto de questões quanto de turmas deve ser feito exclusivamente através da versão web da ferramenta. O aplicativo para dispositivos móveis é útil apenas na hora de escolher as questões e, posteriormente, escanear as respostas. Lembrando que, para utilizar qualquer uma das versões, uma conexão com a internet é necessária.
Se o que você procura é uma plataforma que possibilita o acompanhamento do desempenho dos alunos em tempo real e promove engajamento, senso crítico e interatividade, o Plickers é uma excelente opção!
Além dele, é claro, há diversas outras ferramentas e ambientes digitais que podem e devem aliados da educação, como por exemplo o Google for Education. Se você não conhece ou não sabe do que se trata, a gente também te explica!

3 comentários em “Conheça o Plickers: o aplicativo que combina tecnologia e educação”

  1. Sou usuário do Plickers há alguns anos e gosto muito. Porém na pandemia não o uso mais. Alguém aqui tem alguma sugestão de como usá-lo de forma remota? Sabem se os desenvolvedores disponibilizaram algum método pra EAD?

    Responder

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Divulgação dos resultados da Comissão Própria de avaliação
Notícias

Faculdade EnsinE apresenta os resultados de sua avaliação institucional

Em clima de celebração, em virtude da comemoração dos aniversariantes do mês de maio, os resultados da CPA foram apresentados aos colaboradores da Faculdade De acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), toda Instituição pública ou privada de ensino deve ter sua própria Comissão Permanente de Avaliação (CPA), com o intuito

Continuar lendo »
NEUROPSICOPEDAGOGIA
Educação

Pós-Graduação promove aula de Estágio Psicomotricidade Transtornos na Aprendizagem

Pós-Graduação promove aula de Estágio Clínico, Psicomotricidade na prática pedagógica e aula de Transtornos na Aprendizagem O primeiro final de semana do mês de Abril será marcado por grandes aulas no curso da Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, coordenados pela educadora Heloísa Delage, pela Faculdade EnsinE. A terceira turma, que iniciou em 2020, se

Continuar lendo »
Cléo Adário
Notícias

Professora da Faculdade EnsinE publica livro sobre Mobilidade Urbana

A Mobilidade Urbana é tema de livro escrito pela professora do curso de Planejamento e Desenvolvimento Urbano Sustentável da Faculdade Ensine, Cléo Adário, juntamente com a Rede Mob.Inc e mais de 70 autores convidados O exemplar está em formato de manual com a intenção de amparar gestores públicos interessados em desenvolver uma agenda da mobilidade urbana

Continuar lendo »
Dia Mundial da Água
Educação Física

A importância da água para o planeta Terra e para o corpo humano

Nosso planeta é coberto em mais de 70% por água. E o nosso corpo também é constituído por mais de 70% de água. Você consegue imaginar sua vida com escassez desse recurso tão precioso? O ser humano, ou qualquer outra forma de vida, não sobrevive sem a água. Fato! Apesar da aparente “abundância”, 97% da

Continuar lendo »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.