Como escolher a faculdade certa quando o futuro é incerto?

O que você vai ler

Como escolher a faculdade certa para ter um bom futuro profissional? Eis a questão que mora na cabeça dos vestibulandos em busca das melhores vagas ofertadas pelas Instituições de Ensino Superior.

Nessa hora, quem conseguiu ser pelo menos consistente no ENEM – ou seja, atingiu os famosos 450 pontos e não zerou a redação – se vê diante de inúmeras ponderações. Qual curso escolher? Sigo meus sonhos ou busco uma profissão segura? Afinal de contas, o que vai ser do futuro e onde é que eu quero estar nele?

Se você ainda está em dúvida sobre qual caminho profissional escolher, leia esse texto até o fim. Nele vamos debater os fatores que contribuem para a confusão na hora de escolher uma área de estudo e quais profissões serão necessárias daqui em diante.

Caso queira ir direto para as sugestões, no final do texto você descobre 5 profissões que deverão crescer nos próximos anos e o que fazer para entrar nelas.

Leia também

Saiba como se tornar Chef de cozinha sem sair de casa

O que se estuda na Faculdade de Educação Física?

O que tem de diferente na Metodologia da EnsinE?

As profissões mais bem pagas do Brasil

Escolhendo o futuro profissional, mas que futuro?

O Fórum Econômico Mundial classificou os últimos três anos (2020 – 2023) como uma “combinação desafiadora de volatilidade em saúde, economia e geopolítica combinada com crescentes pressões sociais e ambientais”. Não é por acaso, portanto, que a ansiedade com o futuro seja um dos principais marcadores do nosso tempo.

A crise ambiental, os desafios sociais e a aceleração de tecnologias disruptivas pintam o futuro que se avizinha como não muito promissor. E essa imagem tem um impacto profundo na psique humana, especialmente de jovens e crianças.

Um estudo de 2021 sobre ansiedade climática mostrou que 86% dos brasileiros entre 16 e 25 anos acreditam que “o futuro é assustador”. E esse pecentual talvez não esteja tão distante assim do que acredita o restante da população.

É seguro dizer que os jovens vestibulandos de hoje estão olhando para as notas do ENEM e escolhendo sua futura profissão tendo por horizonte um futuro tempestuoso. Além disso, as inseguranças geradas pelo desenvolvimento acelerado de inteligências artificiais e potenciais disrupções no mercado de trabalho não contribuem menos para a crise de ansiedade coletiva.

Resta a questão: como escolher a faculdade certa quando estamos mergulhados em tantas incertezas?

Como escolher a faculdade certa?

A escolha da faculdade certa é um dos grandes dramas da vida adulta. Isso se deve ao fato de que é nela que você passará grande parte da sua formação profissional e ela será responsável por guiá-lo em direção ao trabalho ideal.

Por falar nisso, quem escolher por uma faculdade inadequada e não alinhada aos próprios interesses  pode enfrentar arrependimento, frustração e até mesmo na necessidade de recomeçar toda a jornada acadêmica.

É verdade que teremos desafios cada vez maiores nas próximas décadas, mas o futuro será o resultado daquilo que fazemos hoje

Por isso é fundamental pesquisar quais cursos e faculdades estão preparando seus alunos para atuarem nesse cenários e aproveitarem as oportunidades que virão com as transformações do mercado de trabalho

Ao invés de nos apavorarmos com o futuro, que tal fazer outras perguntas como, por exemplo: quais profissionais serão necessários daqui em diante? E mais do que isso: será que a carreira que eu escolher vai ser parte da solução ou parte do problema? 

Profissões do futuro

Análise recente da consultoria Mckinsey & Company sobre o futuro do trabalho apontou uma tendência de crescimento de emprego concentrado em trabalhos altamente qualificados, como saúde e campos STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática). Por outro lado, o relatório reforça o óbvio: o número de empregos de média e baixa qualificação vai diminuir.

Além disso, a economia verde aumentará a necessidade de técnicos em diversas áreas, de turbinas eólicas a construções sustentáveis. Já o envelhecimento da população aumentará a demanda por médicos, enfermeiros e instrutores de treinamento como fisioterapeutas e personal trainers.

5 profissões que deverão crescer nos próximos anos

Nem só de robôs e algoritmos viverá o futuro. Pelo contrário, algumas profissões conseguirão  aproveitar o imbricamento entre computação e economia sem serem suplantadas completamente pela automação.

O escritório norte-americano sobre estatísticas do trabalho (BLS) listou as profissões que deverão crescer nos próximos anos, com especial destaque para técnicos em energia solar e profissionais de saúde e cuidados.

Somente nos EUA, o número de pessoas trabalhando com instalação de painéis solares deverá aumentar em 63%, saltando de 9.700 para 15.800 trabalhadores.

Já os serviços de saúde, sobretudo aqueles voltados à assistência domiciliar, crescerão significativamente nos próximos 10 anos. Se em 2020 o número total de profissionais de saúde era de 65,1 milhões de pessoas, em 2030 esse número deverá chegar aos 84 milhões, um crescimento médio de 29%.

Confira a seguir as 5 profissões que deverão crescer nos próximos anos:

Enfermagem – Assistência de saúde domiciliar

Auxiliares de saúde domiciliar fornecem assistência personalizada em casa para pessoas que precisam de ajuda adicional no dia-a-dia. O emprego nessa área deve crescer 37% até 2028, afinal com o envelhecimento da população a demanda por cuidados domiciliares continuará crescendo.

Dentre os motivos do crescimento da demanda por enfermeiras estão:

  • Busca por cuidados especializados
  • Necessidade de monitoramento contínuo de pacientes
  • Assistência personalizada
  • Educação e orientação sobre saúde
  • Comodidade e conforto

Muitas famílias optam por cuidados domiciliares como alternativa a hospitais ou casas de repouso, buscando reduzir despesas médicas e promover o conforto dos pacientes em suas próprias casas.

Educação Física – Terapia Ocupacional

Profissionais de terapia ocupacional apoiam atividades terapêuticas em vários ambientes. Eles ajudam indivíduos com deficiências de desenvolvimento, exercícios de reabilitação, rastreamento de progresso e uso de equipamentos.

Esse profissional será muito demandado por diferentes perfis de pessoas, como:

  • Crianças com necessidades especiais
  • Pacientes em reabilitação
  • Idosos com mobilidade reduzida
  • Pessoas com doenças crônicas
  • Pessoas em busca de bem-estar

Além de poder trabalhar como profissional liberal, esse emprego também será muito requisitado por agências de serviço social, lares de idosos, hospitais e instalações educacionais.

Gastronomia – Restaurantes e Personal Chef

Prevê-se que o emprego geral de cozinheiros cresça 16% até 2030. Muitas dessas vagas devem resultar da necessidade de substituição de trabalhadores que se transferem para outras ocupações ou saem da força de trabalho.

Cozinheiros podem trabalhar em:

  • Restaurantes
  • Escolas
  • Hospitais
  • Residências particulares
  • Locais de preparo de alimentos e serviço.

A maioria dos cozinheiros trabalha em período integral, embora o trabalho em meio período seja comum.

Nutrição – Nutrição Esportiva

A nutrição esportiva representa uma pequena porcentagem do campo da carreira do nutricionista. No entanto, o aumento do interesse em dieta e bem-estar pode aumentar as oportunidades de emprego, e os nutricionistas licenciados devem ter uma vantagem competitiva.

Nutricionistas esportivos ajudam atletas e praticantes de atividades físicas com diversas ações de educação e orientação nutricional, por exemplo:

  • Avaliação e planejamento de dietas específicas
  • Orientação sobre suplementação alimentar
  • Estratégias de hidratação
  • Gerenciamento do peso corporal

Além disso, a BLS estima que as oportunidades profissionais para atletas e esportistas crescerão 36% nos próximos 10 anos, o que aumentará ainda mais a demanda por nutricionistas especializados na área.

Educação Física – Árbitros e Dirigentes Esportivos

Árbitros e dirigentes esportivos presidem eventos atléticos ou esportivos competitivos para ajudar a manter os padrões de jogo. Prevê-se que o emprego de árbitros e dirigentes esportivos cresça 32% até 2030.

Árbitros e dirigentes esportivos podem atuar em:

  • Federações esportivas
  • Ligas e associações esportivas
  • Organizações esportivas internacionais
  • Comitês disciplinares
  • Academias e centros de treinamento

Os requisitos para árbitros e dirigentes esportivos geralmente variam de acordo com a associação esportiva estadual e local. A maioria dos cargos, porém, exige graduação em Educação Física e cursos de capacitação específicos de cada esporte.

Como escolher a faculdade certa para mim?

Agora você já tem algumas opções que indicam como escolher a faculdade certa, mas lembre-se que a sua escolhe deve fazer sentido para você. De nada adianta começar uma carreira em robótica se você não tiver afinidade nenhuam com a área, certo?

Nessa hora você pode fazer um simples teste para escolher faculdade, que consiste em responder a algumas perguntas como:

  • O que você realmente gosta?
  • O que você sabe fazer bem?
  • O que você se imagina fazendo?
  • Como é o trabalho das profissões que te interessam?
  • Como é a grade curricular do curso?
  • As instituições têm a modalidade de curso que você quer?
  • O que mais a instituição de ensino oferece?
  • A instituição é reconhecida pelo MEC?
  • Qual é a nota do curso?

Lembre-se de responder a essas questões com honestidade para acertar na sua escolha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de ler

Dia do Professor

Estamos em recesso

Neste dia 15 de outubro de 2025, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.

Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!

Bom descanso!