Alunos do 6º período de Educação Física batem papo com a Equipe Paralímpica de Natação de Juiz de Fora

Sumário

Na última terça-feira, dia 23 de agosto de 2022, o professor Gabriel Lade promoveu para a disciplina de Educação Física Adaptada um encontro entre os alunos do 6º período do curso de graduação em Educação Física da EnsinE com uma equipe de treinadores paralímpicos e alguns atletas da região. 

A equipe paralímpica

No encontro, estavam Fábio Pereira Antunes, treinador paralímpico que trabalha com atletas que competem de níveis regionais a mundiais, Rômulo Assumpção, que é assistente técnico de natação, e os atleta nadadores paralímpicos, Gabriel Geraldo Araújo, o Gabrielzinho, que se destacou nos últimos Jogos Paralímpicos em Tóquio 2020, Lu da Gaita e Gabriel Schumann Mattoso, que trabalham em busca de crescimento dentro na área.

Os exemplos

Gabrielzinho é referência mundial no nado paralímpico e, em companhia de seu treinador Fábio Antunes, se destacou e muito nas Olimpíadas de Tóquio, garantindo duas medalhas de ouro, nas provas dos 50m costas e 200m livre, e uma medalha de prata nos 100m costas. 

Os estudantes tiveram a experiência de observar in loco o conteúdo já discutido em sala de aula e tirar as suas dúvidas com profissionais que lidam com competições mundiais, uma experiência bem enriquecedora disponível na nossa cidade.

“Essa aula foi muito motivadora, sai de lá com outra cabeça, parece que deu até um gás a mais ouvir um pouco sobre a história deles e poder acompanhar de perto um pouco da sessão de treino e ver o quão duro eles dão. A rotina de treinos que eles levam é impressionante e achamos bacana a metodologia que o treinador deles utiliza, é bem diferente, fazendo com que esses atletas estejam alcançando resultados muito legais!” compartilha o aluno Matheus Santos

Alunos 6º período batem papo com Gabrielsinho e outros profissionais da natação paralímpica em Juiz de Fora

A experiência 

Entre o conteúdo abordado na conversa, os estudantes puderam compreender todo o caminho que o atleta Gabrielzinho percorreu, incluindo o treino necessário para alcançar o seu padrão atual. “Ter contato com um atleta e treinador de nível olímpico é enriquecedor, e vivenciar isso com os alunos na prática e trocar experiências foi uma troca bem rica!”, explica o professor Gabriel Lade.

“Achei interessante conhecer a bela estrutura onde treinam, parece de outro mundo! Também é interessante ver que possuem suporte de bolsas para atletas. Achei sensacional quando disseram que não existe diferença entre a bolsa para atletas paralímpicos e atletas sem deficiência. Outro ponto interessante é como o programa e gestão de treino é construído, o foco que possuem para cumprir o cronograma de treinamento, o tamanho da vontade dos atletas, e ver que não estamos longe do que é apresentado para o mundo em Juiz de Fora. Existe um celeiro de potenciais atletas dentro do alto rendimento por aqui, e entendi que existem cursos específicos feitos pelo comitê brasileiro para trabalhar com os atletas paralímpicos em competições”, completa o aluno Jorge Luiz Rodrigues Júnior.

Aproveite para conhecer mais sobre a nossa Graduação em Educação Física e metodologia ativa clicando aqui!

 

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

AMIB

Médicos intensivistas: EnsinE é a maior parceira AMIB no país

O dia 23 de novembro marcou a ampliação do compromisso entre EnsinE e AMIB em formar os futuros médicos intensivistas no Brasil. Agora a faculdade de Juiz de Fora é a principal responsável pelas conceituadas pós-graduações em medicina intensiva ministrada pela associação. Com o novo modelo de parceria, a pós-graduação em medicina intensiva da AMIB

Continuar lendo »
Notícias

Dia do Profissional de Educação Física na EnsinE

Durante o mês de setembro a Faculdade EnsinE realizou uma série de ações para celebrar o Dia do Profissional de Educação Física. Foram diversos debates temáticos, eventos esportivos e palestras sobre o mercado de trabalho com as principais referências da área abertas aos alunos da Graduação em Educação Física da Faculdade EnsinE . Qual o

Continuar lendo »
Galeria de Fotos

1º Interclasse da Educação Física da Faculdade EnsinE

O 1º Interclasse da Educação Física da Faculdade EnsinE aconteceu no último dia 17 de Setembro, na quadra da faculdade. Na ocasião, tivemos jogos de Futebol, Vôlei e Handebol e os times foram formados pelos alunos, professores e colaboradores. Uma tarde divertida e de competição! Fotos do evento

Continuar lendo »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.