Inside Sales é um modelo de venda remoto, ou seja, sem contato físico com o potencial comprador.
Essa modalidade pode reduzir o custo de aquisição de clientes e aumentar a produtividade da sua empresa.
Durante a pandemia muito se falou sobre a necessidade de adaptação. Com a impossibilidade de contato físico, muitos negócios se viram em uma encruzilhada: parar a produção ou encontrar formas de se reinventar.
Nesse momento, uma alternativa que reduzisse custos e operável via home office se tornou essencial. E é aí que muitas empresas apostaram no Inside Sales.
Mas afinal, o que é Inside Sales?
Inside Sales, em tradução simples, são vendas internas.
Simples, não é?
Ela é o oposto daquele modelo de venda baseado em visitas e deslocamento até os clientes, conhecido como Field Sales. No Inside Sales as vendas são feitas através de e-mails, telefone ou redes sociais, sem o contato físico.
Ao aproximar os times de venda e marketing, a internet facilitou esse processo. Enquanto o profissional de marketing tem a função de atrair o cliente pelo conteúdo, o profissional de Inside Sales vai lidar com leads em diferentes estágios do funil de vendas.
Inside Sales é Telemarketing?
A ideia de vender algo através do telefone pode te lembrar ao tradicional telemarketing. No entanto, ao lidar com vendas mais complexas, o modelo de Inside Sales se diferencia.
Telemarketing é focado em vender em um curto período de tempo. Com um script previamente definido, o vendedor tem a função de empurrar um produto independentemente da necessidade do cliente. Ou seja, o objetivo é vender, e vender rápido.
Já o Inside Sales requer um maior preparo do vendedor. Isso porque o produto em questão é mais complexo e o caminho para o cliente fechar a compra é bem menos impulsivo.
Quais são os benefícios do modelo?
Em primeiro lugar, em tempos de crise, adotar um modelo econômico e eficaz é essencial para a sobrevivência de qualquer negócio.
Veja a seguir como o Inside Sales se encaixa nessas características.
Redução de custos
Responda a pergunta abaixo rapidamente:
O custo que a sua empresa tem para prospectar um cliente poderia ser menor se não houvesse descolamento dos funcionários?
Se você ficou pensativo com essa pergunta, então é hora de considerar adotar a estratégia de Inside Sales.
Uma das grande vantagens do modelo é a redução de custos com deslocamento e visitas externas.
Otimização dos processos
Além da economia de custos, ao atuar de dentro da própria empresa você economiza tempo.
No seu espaço você tem acesso fácil a documentos necessários, dados dos leads e dos clientes e informações sobre determinado produto ou serviço.
Dessa forma, as inside sales dinamizam os processos e otimiza o trabalho da equipe de vendas, contribuindo também para a sua produtividade.
Aumento de produtividade
Falando em produtividade, você já pensou na possibilidade de atender diversos consumidores no mesmo período de tempo que você gastaria se descolando até um cliente? Pois é, através da estratégia de Inside Sales essa possibilidade é realidade.
Estamos falando de mais vendas em menos tempo. Mas para essa estratégia funcionar, você vai precisar de uma equipe capacitada. Já já a gente fala sobre isso.
Inside Sales na prática
E aí, pronto para colocar em prática a estratégia de inside sales na sua empresa? Confira agora alguns passos para implementar as inside sales em sua empresa:
1. Treine sua equipe
Se você deseja adotar as inside sales, é preciso ter uma equipe treinada nesse sentido.
Em primeiro lugar, é preciso apresentar o conceito ao seu time e identificar qual parte dele passará a realizar vendas internas.
Em seguida, é importante identificar as vantagens que podem surgir para a empresa e quais são os produtos ou serviços que vão se beneficiar.
Nesse momento, é necessário dividir as funções, definir os cargos e explicar as mudanças que ocorrerão dentro da empresa.
2. Invista em produção de conteúdo
O profissional de inside sales caminha lado a lado do marketing digital.
Como a comunicação é feita de maneira remota, a empresa precisa apostar no conteúdo para chegar aos clientes. Por isso, aposte em e-books, posts carrosséis, vídeos educativos, infográficos e outros materias que enriqueçam a jornada do seu cliente.
Dica Extra: Invista em conteúdo para diferentes fases do funil de marketing! Seu conteúdo deve atrair, reter e converter sempre!
3. Escolha bem as ferramentas de atuação
Da mesma forma que é preciso treinar sua equipe, é necessário oferecer uma infraestrutura eficiente para os funcionários da sua empresa.
Quais serão as ferramentas utilizadas para o atendimento?
Você pode investir numa forte presença online através das redes sociais, Whatsapp empresarial, e-mails e o chat online em seu site. Os encontros presenciais ficam só para os momentos essenciais.
Essas são algumas das formas de implementar o Inside Sales em sua empresa.
Agora conta para a gente, vai aderir a modalidade na sua empresa?