Você conhece o Funil de Marketing? Saiba como ele pode te ajudar!

Na era digital criar conexões é fundamental. Aquelas empresas que existem apenas para divulgar produtos estão ficando para trás, enquanto as marcas que criam um espaço de comunicação ascendem.

Para criar uma rede de troca entre a sua empresa e o seu potencial cliente, é necessário oferecer algo além do produto: entregar conhecimento. Isso deve acontecer desde a fase em que apenas escutam falar da sua marca até a decisão da compra, afinal todo potencial cliente passa por essa jornada. E é aí que o funil de marketing entra.

Afinal, o que é o tal funil de marketing?

Vivemos uma nova era do marketing de conteúdo. Enquanto nos tempos de publicidade tradicional você era obrigado a assistir propagandas como “Compre Batom”, hoje as pessoas rodam o feed consumindo apenas aquilo que as interessa e/ou oferece algo em troca.

Por isso, é essencial compreender as necessidades da sua persona e assim, criar uma estratégia de conteúdo que apresente soluções. O consumidor só vai dar atenção para o seu produto, se antes ele percorrer um caminho de valorização do seu conteúdo gratuito. O funil de marketing nada mais é do que uma ferramenta para auxiliar na produção de conteúdo para a jornada do cliente: desde o 1º contato com a sua marca até a conversão em compra. Quer sabe mais sobre essas etapas?

Topo do funil: Atrair

Na 1º fase do funil de marketing, as pessoas conheceram seu conteúdo há pouco tempo e estão longe da decisão de compra. Logo, o seu foco nessa fase não é de converter, mas sim aumentar o alcance, atrair clientes fora da sua base e apontar um problema que você (em breve) dará a solução.

Para alcançar esse objetivo, é preciso aproveitar as tendências e investir em conteúdos e notícias quentes. Aposte em formatos de fácil consumo e com poucas barreiras, como vídeos, memes, blog post e redes sociais.

Bônus: Descubra os problemas da sua audiência fazendo busca de palavras chaves!

Meio do funil: Considerar

Conforme já abordamos, o topo do funil começa com um alto número de potenciais clientes, mas nem todos eles vão se interessar pelas soluções apresentadas pela sua marca. O meio do funil passa a extrair aqueles que engajaram de fato com seu conteúdo e assim, estão considerando soluções para resolver alguma dor especifica.

Dessa forma, o foco dessa fase é apresentar soluções viáveis para o problema do seu público-alvo, investindo em blog post, ebooks, webinars e materiais que possam gerar landing page.

Bônus: Crie conexões e entregue conteúdos mais densos e focados no próximo passo.

Fundo do funil: Converter

Pronto, agora você pode falar do seu produto! Depois de toda essa jornada, o topo de funil é separado para a nata dos consumidores, aqueles que já decidiram solucionar o problema e estão buscando a melhor oferta. Ou seja, o foco aqui é a conversão e convencimento da compra.

Nesse momento, mostre a autenticidade do seu produto, capriche nas chamadas para ação (CTA) e revele o diferencial da sua empresa. Para isso, você pode investir em blogs corporativos, descritivos do seu produto e no seu próprio site.

Investir em autoridade pode ajudar na decisão de compra, então divulgue os casos de sucesso da sua empresa, os clientes que investiram no seu produto e obtiveram bons resultados.

 E é desse modo que o funil de marketing vai se fragmentando: conquistando a atenção, despertando interesse e guiando o consumidor por toda a jornada do conteúdo. Entenda cada etapa do funil, produza estrategicamente e divulgue para os potenciais clientes. Dessa forma, o resultado vem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe!

Deixe um comentário

Estamos atendendo pelo WhatsApp

Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde, estamos trabalhando de home office temporariamente. Se precisar de atendimento, pode nos enviar um WhatsApp que responderemos o mais breve possível!