SAF? Clube SA? O que essas siglas fazem no futebol?

O QUE VOCÊ VAI LER

SAF e Clube SA são novas modalidades de gestão que vêm gerando mudanças no mercado financeiro e nos clubes.

No texto a seguir você vai entender como funcionam esses modelos.

O que é SAF?

S.A.F. (Sociedade Anônima de Futebol) é o modelo de gestão onde o clube de futebol, deixa de ser Associação Sem fins Lucrativos para um clube empresa, que terá as figuras de presidente, sócios e acionistas, podendo receber investimentos privados de forma direta.

A maioria dos clubes, principalmente os chamados grandes clubes do futebol brasileiro, ainda resistem à adoção de um modelo societário empresarial e preferem manter a estrutura de associação desportiva seguida desde sua fundação.

É comum apontar-se algumas razões para esta resistência, dentre elas, o desconhecimento do regime tributário previsto em lei para as associações que lhes garante isenções fiscais e pessoal de dirigentes por gestões amadoras, temerárias.

Reconhecendo a importância do futebol para a economia e para o mercado,  existem normas mais atrativas para os clubes, enfim, tornarem-se empresas de maneira formal.

Entre as mais relevantes são:

  • modelo societário próprio (diferente dos já existentes como a sociedade anônima “tradicional” e a sociedade limitada);
  • a adoção de práticas de governança na gestão do futebol;
  • meios específicos de financiamento como a oferta de valores mobiliários para investidores;
  • mecanismos para o tratamento do passivo dos clubes e um regime tributário especial.

Resumindo, pode se afirmar que a Lei busca uma melhor estruturação de um negócio de alta rentabilidade com incentivos para a atração de investidores para este mercado.

Vale a pena ser SAF?

Mas os clubes que detêm uma boa estrutura de gestão e que se encontram saudáveis financeiramente, ao que parece, estão, até então, preferindo aguardar uma melhor maturação da lei e, principalmente, respostas a diversos questionamentos que surgirão sobre sua aplicação.

Um deles refere-se à responsabilidade da nova empresa pelo pagamento do passivo do clube que optar pela adoção do modelo empresarial, já que a lei traz um regime de sucessão daqueles tradicionais de nosso ordenamento jurídico e ele dependerá da forma da constituição da empresa.

O que é SA?

A Sociedade Anônima de Futebol poderá ser criada de duas formas. Pela constituição de uma pessoa jurídica nova; pela transformação de um clube (associação) ou outra pessoa jurídica em S.A.F.

No caso da recuperação judicial, serão seguidas as regras próprias da lei que regula este instituto (Lei 11.101/05).

Não há dúvidas que, até o momento, este é o maior incentivo contido na lei para a adoção do novo modelo, principalmente para clubes devedores, pois além de permitir uma rolagem da dívida, pode facilitar a obtenção de recursos de investidores que verão seu patrimônio livre de bloqueios judiciais.

O primeiro clube a aderir de forma coesa no Brasil foi o Cruzeiro, que no dia 29 de Novembro apresentou o registro oficial para o projeto. O Clube planeja captar, inicialmente a quantia de R$500 milhões e que os primeiros investidores cheguem em 2022.

Botafogo, Palmeiras e Vasco também já demonstraram interesse no novo modelo de gestão S.A.F.

 

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Educação Física

O que fazer com a nota do enem?

Você estudou o ano inteiro, chegou seguro para a prova e aguardou pacientemente. Agora que o resultado finalmente saiu, você quer saber o que fazer com a nota do Enem. Existem pelo menos 5 possibilidades de utilizar a nota a seu favor: Vagas em Universidades Públicas Bolsas em Universidades Particulares Melhores condições de finciamento dos estudos Vaga em instituições do exterior Matrícula direta ou nota complementar Se você está de olho nas vagas e programas de financiamento, não custa lembrar

Continuar lendo »
Homem de terno segurando uma bola de futebol
Educação Física

Como ser treinador de futebol? Resposta pode estar na Série A

Maioria dos técnicos dos times de elite do futebol brasileiro é formada por graduados em Educação Física Se você anda se perguntando como ser treinador de futebol, talvez seja uma boa ideia olhar para os técnicos que dirigem os times da Série A do Brasileirão. A competição da elite do futebol brasileiro ainda nem começou, mas já dá para cravar que, para ser treinador de futebol, é melhor começar pelos estudos. Leia também 21 profissões em alta no mercado de

Continuar lendo »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.