Conteúdo em vídeo é um dos formatos de maior sucesso na internet. Pessoas de diferentes perfis socioeconômicos, faixas etárias, gêneros e origens consomem esse tipo de conteúdo com frequência. Por isso, é cada vez mais importante produzir vídeos de qualidade.
Para ajudar você nessa tarefa, preparamos este artigo com algumas das principais técnicas de filmagem.
Equipamento
A escolha do equipamento é fundamental neste processo para poder oferecer vídeos de qualidade para a sua audiência. Não importa se o equipamento será um celular ou uma câmera; o importante é que ele grave em HD (ou Full HD ou 4K) e, de preferência, com suporte de um microfone externo.
Escolha o microfone que mais se adapta às suas necessidades, seja convencional, lapela, ou outro. Ainda é interessante ter um tripé e alguns acessórios de iluminação, como lâmpadas de LED e rebatedores.
Áudio
É necessário ter muito cuidado com o áudio da gravação. Um áudio ruim, baixo ou com muito ruído vai interferir na boa performance do vídeo. O ideal é fazer as gravações em um ambiente controlado, como um estúdio, por exemplo. Materiais que permitem o bloqueio de barulho externo são excelentes para garantir a pureza do som.
As filmagens externas requerem atenção redobrada por causa da interferência de barulhos não desejáveis na gravação. Eles são difíceis de serem controlados.
Iluminação
Saber trabalhar com a luz disponível é uma das principais técnicas de filmagem. A luz natural é a melhor que existe, porém, é preciso saber administrar a projeção das sombras em cima do objeto filmado.
Em alguns casos, talvez seja necessário utilizar um rebatedor ou um difusor. O rebatedor reflete os raios solares, que podem ser direcionados para onde você desejar. Já o difusor deixa a luz mais uniforme.
Filmar à noite ou em ambientes internos requer mais atenção com a iluminação. Talvez seja necessário ajustar três spots de luz da seguinte maneira: um em cada lateral do objeto filmado e um na frente. Desta forma, o risco de criar sombras no objeto é diminuído. Prefira as lâmpadas de LED, que apresentam bom resultado.
Enquadramento
Enquadramento nada mais é do que posicionar os elementos dentro de uma cena, de um quadro. Existem vários tipos de enquadramento que podem ser utilizados para transmitir cargas emocionais diferentes.
A “Regra dos Terços” é a mais comum. Para utilizá-la é preciso dividir a cena em nove quadrados imaginários, traçando duas linhas horizontais e duas verticais. Nos pontos de cruzamento devem estar o objeto ou o personagem que você quer destacar. A maioria das câmeras, inclusive de celulares, vem com essas linhas (grade) para orientar o enquadramento.
Mas existem enquadramentos bem definidos e classificados conforme os nomes abaixo:
- Plano geral: a câmera fica distante do objeto, em um ângulo aberto, mostrando uma paisagem ou cenário por completo
- Plano médio: a pessoa é enquadrada por inteiro, geralmente em pé
- Plano americano: a pessoa é enquadrada do joelho para cima
- Meio primeiro plano: apenas o tronco da pessoa é enquadrado
- Primeiro plano: muito utilizado por youtubers, enquadramento do peito para cima
- Close: apenas a cabeça é enquadrada, com foco no rosto.
Edição
A edição do material está diretamente relacionada ao sucesso do produto final. É importante definir qual é o melhor formato para o seu vídeo:
- que tipo de cortes vai usar
- se vai inserir imagens de cobertura
- se vai acrescentar títulos ou créditos
- se vai inserir efeitos ou filtros, etc.
Há vários softwares, pagos e gratuitos, para celular e computadores, que auxiliam na edição de vídeos. O interessante é você testar alguns e escolher aqueles que mais gostar e tiver facilidade para usar.
Para vídeos para as redes sociais recomendo você baixar o InShot e o CupCat.
Agora que você teve contato com técnicas básicas, está na hora de colocar em prática e ir aprimorando seus vídeos cada vez mais.