Técnicas de filmagem: como gravar vídeos com qualidade

Sumário

Por Cláudia Figueiredo

Conteúdo em vídeo é um dos formatos de maior sucesso na internet. Pessoas de diferentes perfis socioeconômicos, faixas etárias, gêneros e origens consomem esse tipo de conteúdo com frequência. Por isso, é cada vez mais importante produzir vídeos de qualidade. 

Para ajudar você nessa tarefa, preparamos este artigo com algumas das principais técnicas de filmagem. 

Equipamento

A escolha do equipamento é fundamental neste processo para poder oferecer vídeos de qualidade para a sua audiência. Não importa se o equipamento será um celular ou uma câmera; o importante é que ele grave em HD (ou Full HD ou 4K) e, de preferência, com suporte de um microfone externo.

Escolha o microfone que mais se adapta às suas necessidades, seja convencional, lapela, ou outro. Ainda é interessante ter um tripé e alguns acessórios de iluminação, como lâmpadas de LED e rebatedores.

Áudio

É necessário ter muito cuidado com o áudio da gravação. Um áudio ruim, baixo ou com muito ruído vai interferir na boa performance do vídeo. O ideal é fazer as gravações em um ambiente controlado, como um estúdio, por exemplo. Materiais que permitem o bloqueio de barulho externo são excelentes para garantir a pureza do som.

As filmagens externas requerem atenção redobrada por causa da interferência de barulhos não desejáveis na gravação. Eles são difíceis de serem controlados. 

Iluminação

Saber trabalhar com a luz disponível é uma das principais técnicas de filmagem. A luz natural é a melhor que existe, porém, é preciso saber administrar a projeção das sombras em cima do objeto filmado. 

Em alguns casos, talvez seja necessário utilizar um rebatedor ou um difusor. O rebatedor reflete os raios solares, que podem ser direcionados para onde você desejar. Já o difusor deixa a luz mais uniforme.

Filmar à noite ou em ambientes internos requer mais atenção com a iluminação. Talvez seja necessário ajustar três spots de luz da seguinte maneira: um em cada lateral do objeto filmado e um na frente. Desta forma, o risco de criar sombras no objeto é diminuído. Prefira as lâmpadas de LED, que apresentam bom resultado.

Enquadramento

Enquadramento nada mais é do que posicionar os elementos dentro de uma cena, de um quadro. Existem vários tipos de enquadramento que podem ser utilizados para transmitir cargas emocionais diferentes. 

A “Regra dos Terços” é a mais comum. Para utilizá-la é preciso dividir a cena em nove quadrados imaginários, traçando duas linhas horizontais e duas verticais. Nos pontos de cruzamento devem estar o objeto ou o personagem que você quer destacar. A maioria das câmeras, inclusive de celulares, vem com essas linhas (grade) para orientar o enquadramento.

Mas existem enquadramentos bem definidos e classificados conforme os nomes abaixo:

  • Plano geral: a câmera fica distante do objeto, em um ângulo aberto, mostrando uma paisagem ou cenário por completo
  • Plano médio: a pessoa é enquadrada por inteiro, geralmente em pé
  • Plano americano: a pessoa é enquadrada do joelho para cima
  • Meio primeiro plano: apenas o tronco da pessoa é enquadrado
  • Primeiro plano: muito utilizado por youtubers, enquadramento do peito para cima
  • Close: apenas a cabeça é enquadrada, com foco no rosto.

Edição

A edição do material está diretamente relacionada ao sucesso do produto final. É importante definir qual é o melhor formato para o seu vídeo:

  • que tipo de cortes vai usar
  • se vai inserir imagens de cobertura
  • se vai acrescentar títulos ou créditos
  • se vai inserir efeitos ou filtros, etc.

Há vários softwares, pagos e gratuitos, para celular e computadores, que auxiliam na edição de vídeos. O interessante é você testar alguns e escolher aqueles que mais gostar e tiver facilidade para usar. 

Para vídeos para as redes sociais recomendo você baixar o InShot e o CupCat. 

Agora que você teve contato com técnicas básicas, está na hora de colocar em prática e ir aprimorando seus vídeos cada vez mais.

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Marketing

Marketing para nutricionistas: o guia da presença digital

Você já conhece alguma estratégia de marketing para nutricionistas?  Se sim, sabe que informação de qualidade nunca é demais. Nesse caso, aproveite o texto a seguir para se atualizar sobre as tendências e conversas que acontecem nas redes. Agora, se você quer divulgar aos quatro cantos seus serviços em nutrição e não sabe como, então

Continuar lendo »
Marketing

5 tendências do Marketing Digital para 2023

O Marketing Digital tem caminhado cada vez mais para experiências mediadas pela tecnologia e também humanização. Reunimos alguns caminhos que ele deve continuar trilhando no ano de 2023.  5 – Inteligência Artificial e Aprendizagem dos robôs.  Iniciamos esta lista com a comercialização de inteligência artificial (IA) e aprendizagem de máquinas (ML) – Machine Learning. Embora

Continuar lendo »
Marketing

4 tendências do marketing digital para você conhecer

Os acontecimentos dos últimos anos fizeram surgir novas necessidades e provocaram uma aceleração na forma como os consumidores compram através da internet.  Logicamente, as empresas tiveram que acompanhar. Muitas das que não atuavam no mundo digital tiveram que marcar presença na web a fim de não perder clientes.  Todas essas mudanças têm a ver com

Continuar lendo »
Marketing

Técnicas de filmagem: como gravar vídeos com qualidade

Conteúdo em vídeo é um dos formatos de maior sucesso na internet. Pessoas de diferentes perfis socioeconômicos, faixas etárias, gêneros e origens consomem esse tipo de conteúdo com frequência. Por isso, é cada vez mais importante produzir vídeos de qualidade.  Para ajudar você nessa tarefa, preparamos este artigo com algumas das principais técnicas de filmagem. 

Continuar lendo »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.