Você com certeza já viu algumas dancinhas, dublagens divertidas ou vídeos curtos e engraçados que viralizaram na internet recentemente. A pergunta é: de onde veio essa febre? Entenda agora o que é TikTok, por que esse aplicativo se tornou tão popular e como utilizá-lo na estratégia de marketing da sua empresa.
O que é TikTok?
Essa é a rede social do momento! O TikTok é um aplicativo que permite gravação e compartilhamento de vídeos curtos que viralizaram na internet. Inicialmente lançado em 2016 como musical.ly, foi comprado em 2017 pelo TikTok e segue desde então, com a versão do aplicativo que conhecemos hoje.
A mudança surgiu na oportunidade de criar uma plataforma mais completa e que, além de um aplicativo, pudesse se transformar em uma grande rede social.
Se o musical.ly era focado apenas para conteúdos musicais, o TikTok expandiu os horizontes do formato criado pela plataforma, permitindo a interação entre os usuários.
O aplicativo foi um dos mais populares nos dispositivos móveis em 2019 e já conta com mais de 1 bilhão de downloads e 800 milhões de usuários ativos no mundo todo.
Mas, afinal, o que é TikTok?
A dinâmica da rede social é muito simples: os usuários podem gravar vídeos curtos, entre 15 e 60 segundos, e publicar na plataforma.
Os conteúdos vão desde a criação de cenas engraçadas, danças, desafios e, o mais popular: as dublagens.
Dentro da plataforma é possível seguir usuários específicos, deixar comentários nas postagens, utilizar hashtags e até mesmo compartilhar o conteúdo em outras redes.
O grande diferencial que garante o sucesso da plataforma é exatamente o ambiente descontraído e engraçado, mas que também permite a ascensão de fenômenos da internet, como já vistos no Youtube.
Agora que você já sabe o que é TikTok, vamos te mostrar tudo sobre como usar essa rede social.
Por dentro do TikTok
Utilizar essa rede social é muito simples e intuitivo. Aprenda agora como ingressar no mundo do TikTok.
1. Faça o download do aplicativo
O TikTok está disponível de forma gratuita para Android e IOs, basta acessar a loja de aplicativos através do seu dispositivo e fazer o download.
2. Crie sua conta
Você não precisa estar cadastrado no TikTok para ter acesso aos conteúdos de outras pessoas, mas vai precisar criar uma conta se quiser produzir seus próprios vídeos.
Ingressar na plataforma é muito simples: você pode fazer o cadastro com sua conta do Facebook ou do Twitter ou, ainda, logar direto com sua conta do Google, e-mail ou telefone.
Depois de inserir qualquer um desses dados e efetuar o cadastro, pronto! Você já pode começar a utilizar essa rede social.
3. Consumindo e produzindo conteúdo
Com sua conta criada, a tela inicial do TikTok vai exibir sugestões de conteúdos para você assistir.
De acordo com o seu interesse, essa tela vai ficando cada vez mais personalizada através de sugestões mais focadas, geradas por inteligência artificial que entende seus padrões de consumo.
Uma outra opção é a dashboard personalizada, apenas com os conteúdos dos perfis que você optar por seguir na rede social.
Além disso, o aplicativo também conta com um mecanismo de busca para procurar perfis ou conteúdos do seu interesse. Nesse momento, utilizar hashtags pode facilitar muito o processo.
Mas é claro que saber o que é TikTok é só o primeiro passo para começar a fazer o que realmente interessa: começar a produzir conteúdo nessa rede.
No TikTok você pode fazer e editar vídeos entre 15 e 60 segundos, utilizar filtros disponibilizados pelo aplicativo, recursos gráficos e até mesmo áudios da plataforma ou de outros usuários – como é o caso das famosas dublagens.
O grande segredo é a linguagem e a segmentação do público a serem trabalhados dentro desses conteúdos.
Afinal, o que é TikTok senão uma rede social com um público mais jovem, caracterizada pelo humor e pela informalidade das publicações?
Por isso, na hora de criar seus vídeos, é importante estar atento a essas características e usar a criatividade a favor da sua produção, além de sempre estar atento aos tipos de conteúdo que estão em alta na rede social naquele momento.
TikTok for Business
Muitas empresas já foram além de entender o que é TikTok e perceberam o potencial de crescimento oferecido pela rede social.
Isso fez com que a plataforma se tornasse uma ferramenta essencial atualmente dentro das estratégias de marketing digital, sendo amplamente utilizada para ações de promoção de uma marca ou produto.
Foi entendendo essa tendência que o aplicativo lançou, em junho de 2020, o TikTok for Business, uma plataforma que integra todas as soluções de marketing oferecidas pela rede social.
Dentro deste site, as equipes de marketing conseguem visualizar as opções de anúncios oferecidas pela plataforma, podendo escolher e trabalhar com o que for melhor para o empreendimento.
As opções oferecidas pelo TikTok Business são:
- Brand takeovers: anúncios curtos, de até 5 segundos, em formatos de foto ou vídeo;
- Hashtag Challenge: desafios de hashtags promovidos pelas marcas para interagir com os usuários;
- Branded Effects: efeitos que permitem que uma marca seja adicionada a um vídeo 2D, 3D ou no formato de realidade aumentada;
- Brand Scan: novos efeitos de realidade aumentada;
- In-feed vídeos: vídeos no feed de até 60 segundos de duração.
Os valores dos anúncios variam de acordo com o que é contratado por cada empresa.
Agora que você já entendeu o que é TikTok e porque ela é a rede social do momento, fica fácil perceber o motivo pelo qual as empresas começaram a investir nela, não é? Não da para ficar de fora! Para ajudar na sua estratégia, confira também o nosso post sobre 5 dicas de marketing digital essenciais para pequenas empresas.