O que é a ECMO

O que é a ECMO utilizada em pacientes com covid-19

O que você vai ler

A ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) é usada em pacientes internados com complicações da covid-19. Funciona como um pulmão e coração artificiais, exercendo a função dos órgãos quando os mesmos estão fragilizados em demasia. Mas não era para ser assim tão “comum”: este é um equipamento de alta complexidade, e que se faz mais necessário agora na luta contra a pandemia. 

O aparelho ganhou destaque após ser um dos artifícios utilizados na luta para tentar salvar a vida do ator e humorista Paulo Gustavo, vítima da covid-19 em maio deste ano, causando grande comoção nacional e até mundial. À princípio, o que chamou mais atenção foi o valor estimado da ECMO (cerca de R$ 30 mil por dia), mas, mesmo pouco acessível, esta terapia já salvou muitas vidas da covid-19. 

Recentemente, no dia 25 de junho, o Ministério da Saúde optou por não incorporar a tecnologia ao SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo a decisão, recomendada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do Sistema Único de Saúde (Conitec), a ECMO é um aparelho que divide opiniões: além de ser invasivo e incerto, tem custo elevado.

 

Diferença entre a ECMO e o respirador 

A principal diferença está na função de cada aparelho. Enquanto o respirador apenas auxilia o pulmão a puxar o fluxo de oxigênio, a ECMO assume o papel do órgão, é como um “pulmão extra”. Sabemos que é muito comum que pacientes com covid-19 desenvolvam falta de ar, portanto, em casos extremos, a ECMO faz-se necessária para uma possível reabilitação em casos graves ou gravíssimos. 

O que é a ECMO utilizada em pacientes com covid-19
A ECMO funciona como um pulmão artificial e permite que o órgão “descanse” enquanto a doença é tratada.

O respirador é um método mais comum e amplamente utilizado em casos graves de internações por doenças que atacam o pulmão. A chamada “ventilação mecânica” supre a carência de oxigênio do doente e permite que o pulmão não tenha tanto trabalho na troca de gases (O² e CO²). Estudos revelam que cerca de 5% das pessoas que contraem a covid-19 têm necessidade de internação e, em muitos casos, do uso do respirador.

O que é a ECMO utilizada no tratamento da covid-19
O respirador ajuda o pulmão a continuar funcionando, mas com menos esforço, já que está comprometido pela doença.

De fato, a ECMO é um equipamento necessário, mas, como vimos, o seu uso deve ser feito com responsabilidade e apenas em casos de necessidade. Afinal, apesar de muito tecnológico e, muitas vezes, essencial para vencer a luta para salvar o paciente, é um procedimento invasivo e que demanda saber se o doente irá aguentar a implantação do sistema. Além disso, o custo alto deve ser levado em consideração.

 

Quer saber mais sobre este assunto e vários outros?

Acompanhe as redes sociais da EnsinE!

No nosso perfil Institucional você fica sabendo de tudo! Siga clicando aqui.

Para assuntos sobre enfermagem, clique aqui e siga nosso perfil exclusivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de ler

Dia do Professor

Estamos em recesso

Neste dia 15 de outubro de 2025, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.

Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!

Bom descanso!